Como vender pelo Instagram: dicas para começar uma loja de sucesso

Por Miriam Barros

Você já pensou em vender seus produtos pelo Instagram

Mais do que nunca, o comércio virtual é uma ferramenta indispensável para o sucesso das empresas brasileiras. 

Ao longo de 2020, por exemplo, o e-commerce cresceu 41%, segundo dados da Ebit/Nielsen, ganhando 13 milhões de novos clientes em todo o país.

Além disso, as pequenas e médias empresas têm encontrado nas vendas pela internet, um caminho para driblar a crise e o contexto de isolamento social que afeta o Brasil e o mundo.

Entretanto, pesquisa da eMarketer anterior a pandemia, já apontava o Brasil como o segundo no ranking de países com maior crescimento previsto para o e-commerce.

De acordo com levantamento feito pela Neotrust, entre os meses de fevereiro e agosto do ano passado, o faturamento dos pequenos e médios negócios cresceu 118%, graças às vendas online.

A Statista, por sua vez, prevê um faturamento de US$ 5,6 bilhões no comércio eletrônico do país, com crescimento estimado de 7,25% entre 2021 e 2025 e receita líquida de US$ 7,4 bilhões no fim deste período.

Mas como se destacar dentro de um mercado de e-commerce bastante competitivo e que vê o surgimento de centenas de novas lojas virtuais todos os dias no país? 

Aqui entra a importância de se investir nas redes sociais, diversificando seus canais de venda e aumentando suas chances de faturamento e conquista de consumidores cada vez mais voltados para o mercado digital.

E o Instagram é uma rede ideal para você dar os primeiros passos tanto em uma estratégia comercial voltada para as mídias sociais, quanto na divulgação de seus produtos e de outros canais de venda.

De fácil usabilidade e com uma série de recursos exclusivos para você gerir sua loja direto pelo smartphone, o Instagram já conta com mais de 99 milhões de usuários ativos no país, o que nos coloca em terceiro lugar no ranking global de engajamento da rede.

Além disso, entre as plataformas digitais, o Instagram se destaca liderando a comercialização que ocorre pelas redes sociais.

Dados divulgados pelo próprio Instagram mostram que 70% dos consumidores dizem procurar produtos na rede, enquanto 52% já compraram a partir de descobertas nela.

Pensando nisso, nós preparamos um guia com dicas sobre como começar uma loja no Instagram, quais as etapas para criar uma conta comercial e de que modo você pode turbinar as vendas de seu negócio em uma das redes sociais que mais cresce no Brasil!

Etapas para integrar sua loja online com a sacolinha do Instagram

Antes de seguir com a publicação quero te contar que gravamos, aqui na Confere, um passo a passo super detalhado sobre como integrar o catálogo de produtos da sua loja online com a sacolinha do Instagram!

Percebemos que muitos lojistas enfrentam dificuldades para fazer essa integração, então, se você se identifica, dá o play:

 

#1. Crie um perfil comercial atrativo

A primeira etapa para começar a vender pelo Instagram é criar um perfil comercial na rede. Você pode fazer isso de duas formas:

Transforme seu perfil pessoal em comercial

Para transformar seu perfil pessoal em uma conta comercial, basta ir às configurações da sua página, clicar em “mudar para perfil comercial”, preencher as categorias de seu negócio e vincular (ou não) a conta do Instagram ao perfil do Facebook

Posteriormente, escolha a categoria da sua conta que melhor descreva o seu comércio. Por último, confirme a mudança para a conta profissional.

Caso seu perfil seja privado, você também deverá deixá-lo aberto ao público, para usufruir dos recursos de uma página comercial.  

Quando concluir esses passos, basta clicar em avançar, para que o perfil de sua empresa fique ativo no Instagram!

Assim, você terá o potente Instagram for Business e suas funções comerciais que são excelentes para qualquer e-commerce de sucesso.

 

Crie uma conta comercial independente

Se quiser manter seu perfil pessoal separado de seu negócio, basta criar outra conta no Instagram e seguir as etapas acima para a configuração de um novo perfil comercial. 

É importante reforçar que, caso escolha essa opção, será preciso conquistar novos seguidores “do zero”. Uma dica é convidar suas conexões pessoais e trabalhar com campanhas pagas de modo estratégico – falaremos mais à frente das campanhas pagas.

Mas atenção: configurar um perfil comercial no Instagram é apenas o começo de sua jornada para ter uma loja de sucesso na rede e potencializar suas vendas online

O ideal é que você separe um período para pensar em uma bio chamativa (que descreva seu negócio, diferenciais e contatos), para configurar o avatar (foto do perfil) com um logo em ótima resolução e de acordo com os padrões do Instagram (o tamanho recomendado pela rede, hoje, é de 180 pixels x 180 pixels). 

Além disso, vale a pena já iniciar uma primeira sequência de postagens que atraiam seu público-alvo e demonstrem seu posicionamento comercial na rede.

Sobre esse ponto, uma pesquisa mostra que 54% dos consumidores seguem perfis das marcas preferidas e 21% dos pesquisados buscam essas páginas antes de comprar.

Deste modo, apenas abrir um perfil não é suficiente. Para desfrutar dos benefícios das redes, antes, alguns pontos importantes precisam ser feitos: 

  • Criar conteúdos relevantes;
  • Ter uma boa identidade visual;
  • Interagir com seu público;
  • Tirar todas as dúvidas dos usuários;
  • Ser bem consistente em todas as plataformas que sua marca estiver.

#2. Estude as ferramentas para vender pelo Instagram de modo eficiente

Depois de configurar seu perfil comercial no Instagram, é hora de explorar as ferramentas que a rede oferece para impulsionar suas vendas e otimizar suas estratégias de captação de clientes. Dentre eles, vale destacar:

 

Loja virtual para vender direto pelo Instagram

O Instagram conta com uma loja virtual para que sua empresa possa vender e expor seus produtos para todos os usuários da rede. 

Também conhecido como Instagram Shopping, a funcionalidade foi uma das responsáveis por impulsionar as vendas pelas redes sociais em 2020 e tem atraído empresas de todos os portes interessadas em ampliar seus canais comerciais no e-commerce.

Essa ferramenta foi lançada em 2018 e marcou a grande virada de chave do Instagram, que adicionou ao seu foco em conteúdos inspiracionais a exploração de features de vendas.

A sacolinha do Instagram, o famoso ícone que aparece do lado esquerdo das publicações cria um landing page que permite colocar nome, preço e página de checkout.

É exibido no seu perfil um ótimo catálogo de produtos em que o usuário finaliza a compra com poucos toques na tela de forma rápida e descomplicada.

Além disso, contas que possuem esta ferramenta disponível podem marcar os produtos que estão à venda em seu catálogo com uma tag, similar a marcação de outros perfis.

Com esta tag, seus seguidores também conseguem acompanhar os produtos e seus respectivos preços diariamente em links no seus feed, stories e reels.

Para configurar o Instagram Shopping, você precisará: 

  • Conectar sua conta comercial com uma página do Facebook; 
  • Importar um catálogo de produtos;
  • Enviar sua conta para análise do Instagram;
  • Ativar o recurso de compras na rede.

Depois de aprovada a sua loja virtual pelo Instagram, você poderá desfrutar de grandes benefícios e vantagens para seu negócio, tais como:

 

  • Maior visibilidade para o site

A primeira vantagem que podemos citar é o aumento da visibilidade do seu site.

Isso ocorre porque é possível adicionar links dos produtos, o que pode aguçar a curiosidade do consumidor e o levar para uma navegação mais completa pelas prateleiras virtuais.

 

  • Disposição de informações chaves

O custo-benefício é um ponto super importante para o consumidor, afinal, ninguém quer perder dinheiro ou ter uma má experiência com um produto.

Deste modo, o preço acaba sendo uma das principais dúvidas. Se estiver fora do orçamento, o consumidor dificilmente fechará uma compra.

Com as tags, é possível disponibilizar os preços – dentre outras informações essenciais – dos produtos divulgados na rede social e terminar com a cultura do “preço inbox”.

 

  • Diminui as desistências no check-out

Este caminho leva para outro mais esperado: a conversão. Com as marcações, não só os preços são mais visíveis como também o processo de compra é mais rápido.

Por estar na mesma plataforma, é fácil para o comprador, e consequentemente contribui na redução das desistências de compras.

 

  • Expande a marca

Assim como há uma página para os stories, reels, feed, IGTV, existe também uma aba Loja, que segue os mesmos princípios: indicar produtos de acordo com algoritmos.

Aparecer neste “explorar”, é uma incrível chance de aumentar a carteira de clientes, seguidores e promotores da marca.

 

Instagram Insights

O Instagram Insights é uma excelente ferramenta que fornece métricas para que você possa entender melhor o perfil de seus seguidores, as publicações que estão gerando mais e menos engajamento e qual o alcance de seus posts.

Para acessar o Instagram Insights, basta clicar no ícone de gráfico em sua conta empresarial. 

 

Anúncios

Os anúncios e campanhas pagas do Instagram (Instagram Ads) são uma alternativa interessante para conquistar de modo mais ágil e começar a vender pela plataforma mesmo com poucos seguidores.

Entretanto, para ter sucesso nos anúncios, é fundamental estudar, dentre outros pontos, as métricas disponibilizadas pelo Instagram Insights, entender quais publicações têm maior potencial de engajamento e avaliar seu potencial financeiro para cada anúncio realizado. 

A partir de uma melhor compreensão do seu público-alvo e de um direcionamento assertivo de sua campanha, os anúncios no Instagram são mais um caminho para alavancar suas vendas online e aumentar seu faturamento neste momento desafiador do mercado.

Vale frisar que o Instagram oferece uma forma de promoção de conteúdo dentro da plataforma, mas ela não chega a ser assertiva e trazer métricas valiosas como o Facebook Business faz.

Por isso, para organizar suas campanhas, é sempre mais indicado utilizar o gerenciador de anúncios do Facebook. Isso porque sua segmentação é mais ampla, oferecendo mais recursos.

Os anúncios feitos pela ferramenta podem ser veiculados somente no Instagram ou no Facebook. Para isso, basta vincular a sua conta comercial do Instagram a uma página do Facebook.

Contudo, não basta apenas anunciar, é preciso acompanhar a ação para saber se você está tendo resultado. Deste modo, defina os indicadores-chaves, o que será avaliado. 

Assim, no fim do período do anúncio, analise e veja se suas ações fizeram sentido. É nessa hora que você vai descobrir onde acertou, onde errou e o que pode mudar!

De modo geral, a meta é converter em clientes, aumentar o tráfego do site, entre outras. Cuidado para não investir em mídias pagas que não trarão retornos, isso pode prejudicar o financeiro da empresa. 

Vale ressaltar que é necessário um planejamento estratégico. Para tanto, responda a perguntas, como:

 

  • Qual o objetivo da campanha?
  • Onde irá veicular o anúncio? Instagram, Messenger, Facebook, todos os canais da rede?
  • Qual a segmentação, perfil dos usuários?
  • Quanto de orçamento (que pode ser diário ou total, com base no intervalo de tempo da campanha) pode ser destinado para cada ação?
  • Qual será o formato do anúncio?
  • Como serão as métricas mensuradas?

#3. Trabalhe com boas fotos para criar a identidade visual de sua loja no Instagram

Utilizar fotos com boa iluminação, enquadramento e que se comuniquem com as características de sua logomarca é uma etapa indispensável para criar uma identidade visual harmônica no Instagram e aumentar seu potencial de vendas pela rede.

Neste sentido, antes mesmo de começar suas publicações, pense no conceito que você quer trazer para sua loja e perfil comercial, de modo que seus seguidores criem uma relação de familiaridade e empatia com sua página.

Invista em boas imagens como elemento chave para tornar a sua loja mais prestigiada no Instagram, passar os valores que a sua marca deseja transmitir.

Além disso, assim como as fotos, o design de uma loja faz toda a diferença. Por ele, é possível transmitir credibilidade, confiança, além de gerar vínculos e atrair novos clientes.

Vale a pena também investir em publicações espontâneas, com histórias capazes de criar engajamento e demonstrar o dia a dia de sua empresa, casos de sucesso, novos produtos e momentos que, em resumo, captem a essência de sua empresa.

O fundamental é trabalhar com elementos que possam te diferenciar da concorrência, engajando potenciais consumidores desde o início de suas jornadas como clientes.

Relatos de bastidores e depoimentos capazes de gerar engajamento trazem credibilidade para sua loja online.

 

#4. Invista tempo para pensar em hashtags, legendas e stories interessantes

Mas não basta apenas tirar e publicar boas fotos

Para ter sucesso ao vender pelo Instagram, você precisará unir identidade visual + legendas cativantes e hashtags.

Dessa forma, você marca o direcionamento comercial de sua página, conquistando seguidores orgânicos, que chegarão a sua conta por meio da pesquisa de termos específicos.

As hashtags funcionam como palavras-chave e exercem a função de marcadores de conteúdo. Assim, quando os usuários buscarem por um assunto em específico, encontram páginas que estão marcadas. 

Termos mais gerais possuem grandes números de postagens diárias, por isso, pense em especificar seu conteúdo e as tags para que não se perca em meio ao mar de publicações.

Faça pesquisas e pense estrategicamente.

E não se esqueça do potencial dos stories: além de poder levar seus seguidores direto para um produto de sua loja no Instagram, eles te aproximam de sua audiência e geram mais leads.

Como são postagens temporárias, uma boa estratégia é manter o feed em formato de catálogo e usar os stories para uma interação mais leve com os usuários.

Ao mostrar detalhes do produto, forma de produção, bastidores em geral, sua marca permite uma comunicação mais empática com os seguidores.

Consequentemente, esta interação mais dinâmica pode aumentar a identificação dos usuários com seu e-commerce, fazendo com que você fidelize e ganhe novos seguidores e clientes.

Sendo assim, não deixe de exercitar sua criatividade, criando vídeos divertidos, interagindo com o público e até mesmo esclarecendo dúvidas dos clientes.

 

#5. Crie um planejamento estratégico para suas postagens

Avaliar os melhores horários para uma publicação e criar um planejamento prévio de postagens irá te auxiliar a conquistar resultados mais consistentes e a construir uma rotina padrão de publicações no Instagram.

Com isso, além de melhorar a organização de seus processos de marketing e vendas na rede, você poderá reservar mais tempo para estudar as métricas e indicadores de sua página comercial – ao invés de criar publicações sempre “a toque de caixa”.

Também será possível deixar as postagens programadas em ferramentas de automação para não correr riscos de perder os períodos com mais engajamento na rede. 

Sobre a questão dos horários, não há uma recomendação oficial do Instagram e, embora alguns especialistas indiquem, por exemplo, postagens fora do horário comercial, o ideal é que você estude os indicadores de sua conta, para entender melhor os hábitos de navegação de seus seguidores. 

 

#6. Nunca deixe de interagir com seus seguidores

E por falar em seguidores, uma das maiores falhas de quem utiliza as redes sociais para iniciar sua jornada no e-commerce envolve a falta de prontidão na interação com aqueles, que, afinal de contas, são potenciais clientes de seu negócio. 

Seja ágil, responda comentários e mensagens inbox de modo acolhedor e claro, transformando o Instagram em um verdadeiro canal de relacionamento – comercial, mas também de atendimento e de atenção ao cliente.

Vale frisar que ao interagir com seus clientes de modo proativo, você contribuirá para experiências positivas que poderão se traduzir em maior faturamento para o seu negócio. 

De acordo com um estudo da PwC, por exemplo, os consumidores estão dispostos a pagar até 16% e serem mais fiéis a marcas que oferecem experiências excelentes de consumo.

 

#7. Oferte promoções e descontos para turbinar suas vendas pelo Instagram 

No início deste artigo, falamos sobre o papel dos anúncios na conquista de seguidores para o seu Instagram.

Outra forma de atrair curtidas, seguidores e de turbinar suas vendas pelo Instagram (inclusive de modo orgânico, ou seja, sem precisar pagar por anúncios), se dá através da oferta de promoções, cupons de desconto e campanhas de compartilhamento em troca de produtos.

Desse modo, além de incentivar aqueles que já acompanham sua conta comercial a se engajar com uma postagem, você poderá atrair novos seguidores que, eventualmente, irão conhecer seus produtos e comprar pela sua loja no Instagram.  

Do mesmo modo que em uma mídia paga, é preciso avaliar de modo estratégico que produtos ou promoções irá criar, atraindo assim, o maior número de novos seguidores para sua conta.

Veja alguns exemplos de promoções:

  • Descontos segmentados em que você pode dar X% de desconto na primeira compra de um novo usuário no seu e-commerce;
  • Descontos imperdíveis para abrir espaço para novos produtos com saldão de queima de estoque e itens mais baratos;
  • Descontos progressivos, por exemplo, compre uma peça e ganhe 10% de desconto; 2 peças, 20%; 3 peças, 30% e por aí vai;
  • "Compre 2 leve 3" – esta promoção trabalha com a ideia de incentivar o cliente na hora da compra;
  • Combos definidos em que dois itens distintos podem ser combinados e gerar desconto caso sejam comprados em conjunto;
  • Cupom de desconto que instiga o comprador a adquirir novos produtos em sua loja.

 

 #8. Divulgue outros canais de venda

Ter sucesso no comércio eletrônico, entretanto, não se resume a vender apenas pelo Instagram. Sua conta na rede deve ser mais um canal que fará parte de sua estratégia comercial na web.

Em outras palavras: em conjunto com o Instagram, não deixe de investir em uma loja virtual que poderá estar vinculada ao seu site e nas vendas em outras redes sociais.

Com a Confere Cartões, por exemplo, você poderá criar uma loja virtual personalizada grátis em apenas três minutos, contando com uma série de recursos de pagamento e entrega para seu negócio. 

Diversificação é um dos trunfos do ambiente digital e você poderá utilizar essa multiplicidade de canais de venda a seu favor. 

Para tanto, é importante criar uma gestão organizada de seus canais digitais, inclusive investindo em ferramentas de gestão financeira e estruturação de processos operacionais voltados para o e-commerce

Dentro deste contexto, utilize o Instagram também como um espaço de divulgação para todos os seus canais de venda. 

Você poderá fazer isso, por exemplo, através do linktree, ferramenta que permite que você organize todas as suas páginas da web em único endereço. 

Após criá-lo, não esqueça de incluir o linktree em sua bio do Instagram.  

O que você precisa para ter a sacolinha do Instagram?

Para acessar a ferramenta de shopping no Instagram, também é preciso se enquadrar nas políticas e critérios específicos da plataforma. Por isso, nem todas as lojas são aptas e conseguem utilizar essa função.

Após solicitar a opção, a conta do Instagram profissional passará por uma avaliação.

Dessa forma, para conseguir aprovação, habilitar a sacolinha do Instagram e começar a vender pelo Instagram, algumas medidas posteriores precisam ser feitas, tais como:

 

  • Foto do perfil

As informações visuais conseguem dizer muita coisa e o Instagram acredita nisso também.

Tanto que exige que o perfil que solicitou o recurso loja tenha a logo marca como foto de perfil.

 

  • Domínio próprio

Outro critério é a necessidade de possuir domínio próprio. Isso significa que é preciso ter um site de e-commerce com no mínimo oito produtos cadastrados.

 

  • Proximidade com o Facebook

O Instagram possui fortes vínculos com o Facebook. Isso porque fazem parte da mesma companhia.

Por isso, lojas que não possuem páginas no Facebook não conseguem disponibilizar a ferramenta de sacolinha.

 

  • Políticas da plataforma

Não são todos os produtos que podem ser vendidos no Instagram Shopping e, no momento de solicitação, isso precisa ser descrito.

Produtos como medicamentos, armas e produtos eróticos, são alguns da lista de proibidos.

 

  • Perfil profissional

Ter um perfil profissional não consiste somente em mudar as configurações da conta, mas também a gerenciar como tal.

Por isso, a plataforma fiscaliza os conteúdos postados, e nega a opção “sacolinha” para perfis com fotos pessoais.

 

  • Link na bio

A frase “Link na bio” é uma das mais famosas no Instagram, pois este é o único local disponível para adicionar um link com caminho.

Não à toa, o Instagram exige que seja posto na bio do perfil o link para o site da loja, para verificar sua legitimidade.

 

  • Conteúdos valem pontos

De início, o Instagram avalia se a página tem pelo menos nove postagens. Mas não fique por aí, é importante para o negócio manter uma produção de conteúdo constante e de qualidade.

 

  • Não fui aprovado. E agora?

Caso a sua loja não atenda a um ou mais dos critérios acima, é possível realizar a solicitação novamente.

Basta adaptar seu perfil para que ela seja aprovada e assim continuar com o processo de ativação no Instagram Shopping.

Conclusão

Para finalizar nosso guia com dicas de como impulsionar suas vendas pelo Instagram, a página comercial de sua empresa também deve estar integrada com seu posicionamento de marketing na web.

Neste sentido, vale a pena divulgar artigos e materiais produzidos para o blog de sua empresa e atrair possíveis clientes com conteúdo educativo e relevante, criar publicações customizadas com cases de sucesso e até mesmo estruturar ações em conjunto com clientes e parceiros para ampliar o potencial de atração de novos seguidores.

Com tudo isso, é possível perceber que o sucesso comercial no Instagram vai muito além da criação de uma simples página para sua empresa.

Você precisará direcionar esforços para se relacionar com seguidores, produzir publicações atrativas e explorar as principais ferramentas que irão te apoiar em sua jornada no universo do e-commerce.

Por outro lado, ao implementar os passos que discutimos ao longo deste guia de modo planejado, vender pelo Instagram será um diferencial dentro de suas estratégias comerciais e uma nova fonte de faturamento que, sem dúvidas, poderá fortalecer seu negócio no mercado. 

Este texto foi escrito por João Barros.