Como vender pelo Instagram: dicas para começar uma loja de sucesso

Por Miriam Barros

Você já pensou em vender seus produtos pelo Instagram? 

Mais do que nunca, o comércio virtual é uma ferramenta indispensável para o sucesso das empresas brasileiras. 

Ao longo de 2020, por exemplo, o e-commerce cresceu 41%, segundo dados da Ebit/Nielsen, ganhando 13 milhões de novos clientes em todo o país.

Além disso, as PMEs têm encontrado nas vendas pela internet, um caminho para driblar a crise e o contexto de isolamento social que afeta o Brasil e o mundo. 

De acordo com levantamento feito pela Neotrust, entre os meses de fevereiro e agosto do ano passado, o faturamento dos pequenos e médios negócios cresceu 118%, graças às vendas online.

Mas como se destacar dentro de um mercado de e-commerce bastante competitivo e que vê o surgimento de centenas de novas lojas virtuais todos os dias no país? 

Aqui entra a importância de se investir nas redes sociais, diversificando seus canais de venda e aumentando suas chances de faturamento e conquista de consumidores cada vez mais voltados para o mercado digital.

E o Instagram é uma rede ideal para você dar os primeiros passos tanto em uma estratégia comercial voltada para as mídias sociais, quanto na divulgação de seus produtos e de outros canais de venda.

De fácil usabilidade e com uma série de recursos exclusivos para você gerir sua loja direto pelo smartphone, o Instagram já conta com mais de 99 milhões de usuários ativos no país, o que nos coloca em terceiro lugar no ranking global de engajamento da rede.

Pensando nisso, nós preparamos um guia com dicas sobre como começar uma loja no Instagram, quais as etapas para criar uma conta comercial e de que modo você pode turbinar as vendas de seu negócio em uma das redes sociais que mais cresce no Brasil!

[ATUALIZADO 2021] Passo a passo de como integrar sua loja online com a sacolinha do Instagram

Antes de seguir com a publicação quero te contar que gravamos, aqui na Confere, um passo a passo super detalhado sobre como integrar o catálogo de produtos da sua loja online com a sacolinha do Instagram!

Percebemos que muitos lojistas enfrentam dificuldades para fazer essa integração, então, se você se identifica, dá o play:

Confere Shop loja online grátis

#1. Crie um perfil comercial atrativo

A primeira etapa para começar a vender pelo Instagram é criar um perfil comercial na rede. Você pode fazer isso de duas formas:

 

Transforme seu perfil pessoal em comercial

Para transformar seu perfil pessoal em uma conta comercial, basta ir às configurações da sua página, clicar em “mudar para perfil comercial”, preencher as categorias de seu negócio e vincular (ou não) a conta do Instagram ao perfil do Facebook. 

Caso seu perfil seja privado, você também deverá deixá-lo aberto ao público, para usufruir dos recursos de uma página comercial.  

Quando concluir esses passos, basta clicar em avançar, para que o perfil de sua empresa fique ativo no Instagram! 

 

Crie uma conta comercial independente

Se quiser manter seu perfil pessoal separado de seu negócio, basta criar outra conta no Instagram e seguir as etapas acima para a configuração de um novo perfil comercial. 

É importante reforçar que, caso escolha essa opção, será preciso conquistar novos seguidores “do zero”. Uma dica é convidar suas conexões pessoais e trabalhar com campanhas pagas de modo estratégico – falaremos mais à frente das campanhas pagas.

Mas atenção: configurar um perfil comercial no Instagram é a apenas o começo de sua jornada para ter uma loja de sucesso na rede e potencializar suas vendas online

O ideal é que você separe um período para pensar em uma bio chamativa (que descreva seu negócio, diferenciais e contatos), para configurar o avatar (foto do perfil) com um logo em ótima resolução e de acordo com os padrões do Instagram (o tamanho recomendado pela rede, hoje, é de 180 pixels x 180 pixels). 

Além disso, vale a pena já iniciar uma primeira sequência de postagens que atraiam seu público-alvo e demonstrem seu posicionamento comercial na rede.   

#2. Estude as ferramentas para vender pelo Instagram de modo eficiente

Depois de configurar seu perfil comercial no Instagram, é hora de explorar as ferramentas que a rede oferece para impulsionar suas vendas e otimizar suas estratégias de captação de clientes. Dentre eles, vale destacar:

 

Loja virtual para vender direto pelo Instagram

O Instagram conta com uma loja virtual para que sua empresa possa vender e expor seus produtos para todos os usuários da rede. 

Também conhecido como Instagram Shopping, a funcionalidade foi uma das responsáveis por impulsionar as vendas pelas redes sociais em 2020 e tem atraído empresas de todos os portes interessadas em ampliar seus canais comerciais no e-commerce.

Para configurar o Instagram Shopping, você precisará: 

  • Conectar sua conta comercial com uma página do Facebook; 
  • Importar um catálogo de produtos;
  • Enviar sua conta para análise do Instagram;
  • Ativar o recurso de compras na rede.

Depois de aprovada a sua loja virtual pelo Instagram, você poderá, inclusive, marcar suas postagens, colocar preço, etiquetas de produtos e até stories com figurinhas de compra.

 

Instagram Insights

O Instagram Insights é uma excelente ferramenta que fornece métricas para que você possa entender melhor o perfil de seus seguidores, as publicações que estão gerando mais e menos engajamento e qual o alcance de seus posts.

Para acessar o Instagram Insights, basta clicar no ícone de gráfico em sua conta empresarial. 

 

Anúncios

Os anúncios e campanhas pagas do Instagram (Instagram Ads) são uma alternativa interessante para conquistar de modo mais ágil e começar a vender pelo Instagram mesmo com poucos seguidores.

Entretanto, para ter sucesso nos anúncios, é fundamental estudar, dentre outros pontos, as métricas disponibilizadas pelo Instagram Insights, entender quais publicações têm maior potencial de engajamento e avaliar seu potencial financeiro para cada anúncio realizado. 

A partir de uma melhor compreensão do seu público-alvo e de um direcionamento assertivo de sua campanha, os anúncios no Instagram são mais um caminho para alavancar suas vendas online e aumentar seu faturamento neste momento desafiador do mercado. 

Nova call to action

#3. Trabalhe com boas fotos para criar a identidade visual de sua loja no Instagram

Utilizar fotos com boa iluminação, enquadramento e que se comuniquem com as características de sua logomarca é uma etapa indispensável para criar uma identidade visual harmônica no Instagram e aumentar seu potencial de vendas pela rede.

Neste sentido, antes mesmo de começar suas publicações, pense no conceito que você quer trazer para sua loja e perfil comercial, de modo que seus seguidores criem uma relação de familiaridade e empatia com sua página.

Vale a pena também investir em publicações espontâneas, com histórias capazes de criar engajamento e demonstrar o dia a dia de sua empresa, casos de sucesso, novos produtos e momentos que, em resumo, captem a essência de sua empresa. 

#4. Invista tempo para pensar em hashtags, legendas e stories interessantes

Mas não basta apenas tirar e publicar boas fotos. 

Para ter sucesso ao vender pelo Instagram, você precisará unir identidade visual + legendas cativantes e hashtags que irão lhe apoiar tanto no direcionamento comercial de sua página, quanto na conquista de seguidores orgânicos, que poderão chegar a sua conta por meio da pesquisa de termos específicos.

E não se esqueça do potencial dos stories: além de poder levar seus seguidores direto para um produto de sua loja no Instagram, não deixe de exercitar sua criatividade, criando vídeos divertidos, interagindo com o público e até mesmo esclarecendo dúvidas dos clientes.  

#5. Crie um planejamento estratégico para suas postagens

Avaliar os melhores horários para uma publicação e criar um planejamento prévio de postagens irá te auxiliar a conquistar resultados mais consistentes e a construir uma rotina padrão de publicações no Instagram.

Com isso, além de melhorar a organização de seus processos de marketing e vendas na rede, você poderá reservar mais tempo para estudar as métricas e indicadores de sua página comercial – ao invés de criar publicações sempre “a toque de caixa”.

Também será possível deixar as postagens programadas em ferramentas de automação para não correr riscos de perder os períodos com mais engajamento na rede. 

Sobre a questão dos horários, não há uma recomendação oficial do Instagram e, embora alguns especialistas indiquem, por exemplo, postagens fora do horário comercial, o ideal é que você estude os indicadores de sua conta, para entender melhor os hábitos de navegação de seus seguidores. 

#6. Nunca deixe de interagir com seus seguidores

E por falar em seguidores, uma das maiores falhas de quem utiliza as redes sociais para iniciar sua jornada no e-commerce envolve a falta de prontidão na interação com aqueles, que, afinal de contas, são potenciais clientes de seu negócio. 

Seja ágil, responda comentários e mensagens inbox de modo acolhedor e claro, transformando o Instagram em um verdadeiro canal de relacionamento – comercial, mas também de atendimento e de atenção ao cliente.

Vale frisar que ao interagir com seus clientes de modo proativo, você contribuirá para experiências positivas que poderão se traduzir em maior faturamento para o seu negócio. 

De acordo com um estudo da PwC, por exemplo, os consumidores estão dispostos a pagar até 16% e serem mais fiéis a marcas que oferecem experiências excelentes de consumo.

Planilhas

#7. Oferte promoções e descontos para turbinar suas vendas pelo Instagram 

No início deste artigo, falamos sobre o papel dos anúncios na conquista de seguidores para o seu Instagram.

Outra forma de atrair curtidas, seguidores e de turbinar suas vendas pelo Instagram (inclusive de modo orgânico, ou seja, sem precisar pagar por anúncios), se dá através da oferta de promoções, cupons de desconto e campanhas de compartilhamento em troca de produtos.

Desse modo, além de incentivar aqueles que já acompanham sua conta comercial a se engajar com uma postagem, você poderá atrair novas marcações e seguidores que, eventualmente, irão conhecer seus produtos e comprar pela sua loja no Instagram.  

Do mesmo modo que em um anúncio pago, é preciso avaliar de modo estratégico que produtos ou promoções irá criar, atraindo assim, o maior número de novos seguidores para sua conta. 

 

#8. Divulgue outros canais de venda

Ter sucesso no comércio virtual, entretanto, não se resume a vender apenas pelo Instagram. Sua conta na rede deve ser mais um canal que fará parte de sua estratégia comercial na web.

Em outras palavras: em conjunto com o Instagram, não deixe de investir em uma loja virtual que poderá estar vinculada ao seu site e nas vendas em outras redes sociais.

Com a Confere Cartões, por exemplo, você poderá criar uma loja virtual personalizada grátis em apenas três minutos, contando com uma série de recursos de pagamento e entrega para seu negócio. 

Diversificação é um dos trunfos do ambiente digital e você poderá utilizar essa multiplicidade de canais de venda a seu favor. 

Para tanto, é importante criar uma gestão organizada de seus canais digitais, inclusive investindo em ferramentas de gestão financeira e estruturação de processos operacionais voltados para o e-commerce. 

Dentro deste contexto, utilize o Instagram também como um espaço de divulgação para todos os seus canais de venda. 

Você poderá fazer isso, por exemplo, através do linktree, ferramenta que permite que você organize todas as suas páginas da web em único endereço. 

Após criá-lo, não esqueça de incluir o linktree em sua bio do Instagram.  

#9. Dicas bônus: aprimore o marketing digital de sua empresa no Instagram

Para finalizar nosso guia com dicas de como impulsionar suas vendas pelo Instagram, seguindo a lógica da etapa anterior, a página comercial de sua empresa também deve estar integrada com seu posicionamento de marketing na web.

Neste sentido, vale a pena divulgar artigos e materiais produzidos para o blog de sua empresa e atrair possíveis clientes com conteúdo educativo e relevante, criar publicações customizadas com cases de sucesso e até mesmo estruturar ações em conjunto com clientes e parceiros para ampliar o potencial de atração de novos seguidores.

Com tudo isso, é possível perceber que o sucesso comercial no Instagram vai muito além da criação de uma simples página para sua empresa.

Você precisará direcionar esforços para se relacionar com seguidores, produzir publicações atrativas e explorar as principais ferramentas que irão te apoiar em sua jornada no universo do e-commerce.

Por outro lado, ao implementar os passos que discutimos ao longo deste guia de modo planejado, vender pelo Instagram será um diferencial dentro de suas estratégias comerciais e uma nova fonte de faturamento que, sem dúvidas, poderá fortalecer seu negócio no mercado.     

New call-to-action

Este texto foi escrito por João Barros.