Conheça o portal de parceiros da Rappi

Por Miriam Barros

Sabemos que a procura por soluções que permitam a continuidade de atividades de diversos comércios tem crescido bastante por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus Covid-19.

O consumo se transformou e os serviços de delivery se tornaram essenciais para que muitos estabelecimentos sigam realizando suas atividades sem enfrentar uma baixa grande em seus fluxos de caixa.

Um dos aplicativos mais utilizados atualmente é o Rappi. Nele, diversos segmentos estão presentes, tanto de produtos quanto de serviços: restaurantes, lojas de eletrônicos, mercados, farmácias, perfumarias, lojas de roupa, livrarias, serviços de massagem, enfim... São diversos os segmentos que podem se beneficiar com os serviços oferecidos pela Rappi.

Em 2018 a Rappi se tornou unicórnio entre as startups na América Latina, sendo avaliada em mais de um bilhão de dólares.

Isso demonstra o crescimento contínuo do aplicativo, que agora, em tempos de pandemia, ganhou um novo patamar diferencial na vida de milhares de brasileiros.

Nessa publicação, voltamos nossos esforços para falar um pouco sobre o portal de parceiros da Rappi.

Nele, estão todas as ferramentas necessárias para criar sua presença no aplicativo sem grandes dificuldades.

Vamos falar sobre cada sessão para que você saiba exatamente o que te espera, caso você cogite se tornar um parceiro Rappi!

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Portal Rappi para Parceiros

Primeiramente, vale salientar que apesar da Rappi ter crescido muito e ter se tornado recentemente um unicórnio na América Latina, ao acessarmos o portal de parceiros já encontramos um problema claro: ele não está traduzido!

Isso mesmo, todas as informações no portal estão na língua espanhola. Por isso, esse conteúdo se tornou ainda mais necessário, visto que muitas pessoas não entendem a língua, apesar das grandes semelhanças com o português do Brasil.

Início - Painel geral

Logo ao se logar no portal de parceiros da Rappi, o usuário se depara com um quadro que contém 3 abas: visão geral, métricas operacionais e conectividade em tempo real.

Na aba de visão geral, aparece logo abaixo um quadro demonstrando o valor das vendas realizadas nos últimos sete dias.

O quadro vem acompanhado de um gráfico que mostra a média de valor vendida por dia pelo seu estabelecimento. Nesse quadro, também é possível visualizar o número de pedidos atendidos, também com uma média diária.

Abaixo, aparecem métricas de vendas com as vendas líquidas, valor médio de pedido e número total de ordens. Em seguida, aparece os últimos reviews dados ao restaurante, com a classificação média e e uma porcentagem média de produtos avaliados.

Ao mudarmos a aba do quadro de início para Métricas Operacionais, vemos dados como: métricas de cancelamentos, métricas de erros, métricas de disponibilidade e métricas relacionadas à duração de cada pedido feito (porcentagem de pedidos com atraso, média de tempo de preparação etc).

Cada uma dessas categorias traz a média de dinheiro perdida por cancelamento, erros e falta de conexão.

Na aba "Conectividade em tempo real", aparece o ID do restaurante, cidade, país, estado e o status sobre estar ou não em horário de operações no Rappi.

Maquininhas Demo

Avaliações e comentários

Na sessão de avaliações, o portal traz uma média geral das avaliações recebidas pelo estabelecimento em questão. Ele mostra a porcentagem de avaliações de 1 até 5 estrelas do negócio.

É também possível visualizar os comentários deixados por usuários sobre o seu serviço e produtos.

Como crescer

Na sessão "Como crescer", a Rappi instrui o usuário a criar campanhas que engajam clientes por serem atrativas a partir de três tipos diferentes de desconto: entrega grátis, desconto em toda a loja e desconto em produtos específicos.

 

Detalhes operacionais

Em detalhes operacionais, existem duas sessões: "vendas" e "qualidade de serviço". Na parte de vendas, é possível visualizar o ticket médio do seu estabelecimento e a frequência de compra, além do valor bruto total.

Esses tópicos ganham mais detalhe no gráfico logo abaixo, que mostra a variação de dados por dia da semana. Em seguida, existem dois gráficos que mostram a distribuição de vendas brutas por dia e a distribuição de pedidos por hora.

Em "Qualidade do serviço", as métricas principais são de rejeição, erros, disponibilidade e tempo de preparação.

Cada uma delas é destrinchada em um gráfico embaixo: 

Rejeição: inatividade, rejeição, produto esgotado ou loja fechada.

Erros: mau estado, item em falta, item diferente

Tempo de preparação: "Tempo ideal" e "atraso no pedido".

Apenas a parte de disponibilidade permanece com uma única métrica, que seria avaliada pela disponibilidade do restaurante no aplicativo.

Pedidos

Na sessão "pedidos", você se depara com um histórico dos pedidos que pode ser baixado em formado CSV.

A tabela traz informações como: pedido, cliente, filial, data de criação, total, forma de pagamento e status.

É possível filtrar essas informações por períodos diferentes, através dos filtros avançados.

Cardápio

Na parte de cardápio, o Rappi instrui o usuário a inserir os produtos que estarão disponíveis em sua loja virtual no aplicativo.

O primeiro passo é preencher as informações de cada produto (nome, descrição, preo, adicionais e as demais informações pertinentes a cada item).

Em seguida, o Rappi instrui a escolher as melhores fotos dos produtos para incentivar o público a comprar. As fotos devem ser em formato PNG e ter o mínimo de 1500x700 pixels de dimensão. Elas devem, também, pesar menos de 500kb.

Por fim, é importante revisar os preços para estarem de acordo com a moeda local.

Ao fim da página existe uma sessão de perguntas e respostas que contém tópicos como: "o que é um categoria de produto?", "o que é um produto?", "o que é um topping?", "o que acontece quando clico no botão 'publicar'?" e "depois de publicar, como sei se meu menu está disponível no aplicativo?".

Horários

Na sessão "Horários", você pode configurar os horários em que seu estabelecimento vai estar disponível no aplicativo para realizar vendas.

Nessa sessão existe a aba de feriados, que mostra os feriados existentes no ano, para caso o lojista decida abrir em horários diferentes nesses dias específicos.

Também é possível adicionar datas especiais (pode ser o aniversário da empresa, ou qualquer data comemorativa que seja interna relacionada ao seu negócio) e escolher um horário especial para esses dias.

Pagamentos

Em pagamentos, é possível visualizar todos os pagamentos recebidos. Eles serão disponibilizados no portal de acordo com o tempo de processamento do banco pela qual a conta bancária do estabelecimento está atrelada.

Informações da Loja

Nessa sessão é possível atualizar os dados relacionados ao seu estabelecimento. Você pode adicionar uma imagem de perfil (normalmente a logo da empresa) e também uma imagem de "cover", que aparece quando o usuário decide visualizar sua loja.

Demonstração Confere