Como funciona o portal do iFood

Por Miriam Barros

Estamos vivenciando um momento muito peculiar que envolve não só questões de saúde pública mas, também, econômicas. O novo coronavírus Covid-19 forçou muitos comerciantes a se adaptarem a novos modelos de negócio para continuar em pleno funcionamento de suas atividades.

Muitos ainda não sabem como adentrar no universo de vendas online, mas uma coisa é certa: é mais do que necessário que exista uma adaptação do mercado para esta modalidade de venda, visto que o tempo que a população precisará manter-se em quarentena é incerto.

Para restaurantes e mercados, existem opções que facilitam o processo de venda, que é o caso dos aplicativos de delivery como iFood, Uber Eats, Rappi, James Delivery, entre outros.

Para o varejo no geral, chegou a hora de apostar nos marketplaces e se tornar visível em lojas conhecidas!

Esta publicação tem como principal objetivo apresentar a plataforma do iFood para parceiros.

Aqui, você vai conhecer as telas do portal de parceiros do iFood e entender o que pode ser feito para começar a vender no aplicativo, movimentar suas vendas, atualizar seu cardápio, controlar suas saídas e muito mais!

Vemos constantemente lojistas enfrentando dificuldades em relação às taxas que são cobradas pelo aplicativo em cima de cada venda.

Por isso, criamos também um conteúdo que fala sobre as medidas adotadas pela empresa iFood para dar auxílio aos empresários nesse momento crítico em que nos encontramos, devido ao novo coronavírus Covid-19.

Vamos lá?

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O portal do iFood

Para começar a vender pelo iFood, é muito simples. Basta escolher seu plano, preencher um formulário de cadastro de estabelecimento e aguardar os próximos passos. 

Todo lojista, a partir do momento que se torna um parceiro do iFood, possui acesso ao portal de parceiros da empresa. 

A primeira visão ao entrar no portal, é o dashboard do parceiro.

Nele, você encontra o menu (que está presente em todas as telas) com os itens: Início, COVID-19 (que mostra as medidas adotadas pelo iFood para o enfrentamento da Covid-19), Avaliações (como os clientes avaliam seu restaurante e suas entregas), Pedidos (histórico de pedidos do seu restaurante), Financeiro (controle do que entrou e saiu em valores), Cardápio (onde o lojista pode adicionar itens, alterar descrições e mais), Horários (onde você pode alterar o horário de funcionamento do seu restaurante), Áreas de entrega (configurar até onde você atende), Promoções (onde você pode oferecer algumas promoções para clientes como entrega grátis, cupom de desconto), Serviços (onde você pode optar pela modalidade "para retirar"), Perfil (onde você configura questões como imagem de perfil, nome do restaurante, descrição etc.), Desempenho (verifica como anda o desempenho de suas vendas, de forma bastante visual), Recomendações (onde você pode encontrar recomendações do iFood para melhorar suas vendas), Conquistas (onde seu restaurante ganha selos de qualidade a partir da avaliação de seus clientes), iFood Shop (onde o lojista pode comprar insumos para seu restaurante com descontos exclusivos para parceiros do iFood), Chamados e Ajuda (onde você pode contar com o suporte do iFood para qualquer questão) e Políticas (de uso da plataforma).

Aqui nós vamos falar de algumas telas, as mais cruciais para que o lojista entenda como deve utilizar o portal!

Tela inicial

Na tela inicial, vemos banners que trazem atalhos para o lojista utilizar algumas funcionalidades do iFood. Aparece, em seguida, um resumo com o acompanhamento em tempo real do restaurante, com a quantidade de pedidos e o ticket médio do dia, além dos pedidos e ticket médio do mês vigente.

 

Abaixo é possível visualizar a performance to restaurante, que é constantemente atualizada, na qual mostra o desempenho (quantidade de vendas e receita, quantidade de clientes novos e a receita destes e o prato mais vendido).

Em seguida, as vendas dos últimos 7 dias aparecem no resumo, com o total de pedidos e o valor total destes. É possível ver operação dos últimos 7 dias do restaurante: tempo online e cancelametos.

Em seguida, vemos um gráfico com as vendas dos últimos 14 dias e as médias dos finais de semanas das últimas 4 semanas.

 

Covid-19

Na tela sobre o Covid-19, o iFood apresenta as medidas tomadas pela empresa para ajudar os pequenos empreendedores. Fizemos um post explicando cada uma, confira aqui!

Avaliações

No item avaliações, existem duas abas: desempenho e lista.

Em desempenho, você pode ver a nota média da sua comida nos últimos 90 dias, além dos pedidos entregues no prazo e as avaliações feitas pelos usuários. Clicando em "ver mais detalhes", você acessa as avaliações e garante o seu feedback!

Seus clientes podem avaliar sua comida, votando em algumas categorias como: "Bem temperada", "Saborosa", "Boa embalagem", "Boa quantidade", "Boa aparência", "Temperatura certa", "No ponto certo" e "Bons ingredientes".

Por isso, capriche na apresentação, embalagem, tempero e na composição de sua comida, para sempre garantir boas avaliações!

Logo abaixo você também pode acompanhar o que os clientes acreditam que pode ser melhorado em seu restaurante.

Os critérios são: "Itens errados", "ponto de cozimento", "tempero", "sabor", "temperatura", "aparência", "quantidade", "ingredientes" e "embalagem".

Os clientes podem também avaliar a entrega do restaurante, nos critérios: "Cuidado com o pedido", "Paciência", "Dentro do prazo" e "Educação".

Maquininhas Demo

Pedidos

Na tela de pedidos, você tem um acompanhamento dos pedidos realizados e entregues pelo seu restaurante.

Você pode filtrá-los por data, número, nome, telefone, tipo de pagamento, bandeira, restaurante (caso possua mais de um) e status (cancelado, confirmado e concluído).

Estes pedidos podem ser exportados em formato de planilha para você ter um controle mais assertivo das suas vendas.

É importante lembrar que aqui na Confere nós integramos a sua movimentação do iFood! Assim, você pode controlar todos os seus recebimentos, além de integrar outras maquininhas que utiliza em seu estabelecimento.

Não é preciso visitar diversos portais diferentes para conferir suas vendas, tudo é feito em um só lugar, com a gente! ;)

Financeiro

Na aba de financeiro, é possível ver os valores de cada mês, com resumo das vendas e dos repasses feitos pelo iFood. A tela traz informações de taxas descontadas pelo aplicativo também. 

Existe também um espaço de dados bancários e contratuais, que traz as informações do seu contrato com o iFood, como o plano escolhido, os dados bancários, a taxa de comissão de parceiro, taxa de comissão no serviço "para retirar", os dados do estabelecimento e os dados do responsável legal. Nesta tela, é possível cadastrar novas contas bancárias.

Vender no iFood

Cardápio

Na sessão de cardápio, você pode inserir, editar ou deletar os itens que estarão disponíveis em seu restaurante! 

Na parte de edição, você pode adicionar uma foto do prato, seu nome, descrição, a categoria em que ele se encaixa, preço e o código PDV.

Você pode oferecer complementos para cada item registrado, modificar sua disponibilidade (escolher em quais dias e horários você vai servi-lo) e ativar promoções.

Você pode montar o cardápio por sessões, como: Pratos principais, sobremesas, bebidas, petiscos e o que mais achar que se aplica ao seu negócio. Esse quesito é 100% livre!

Horários

Em "Horários", você pode configurar os horários de abertura do seu restaurante e ter uma visão da sua semana completa. O iFood traz informações pertinentes como horários de pico para o seu tipo de cozinha. Nesse espaço, é possível também criar pausas programadas, para momentos mais específicos.

Área de entrega

O item "Área de entrega" mostra o raio de entrega que é feito pelo iFood de acordo com a localização do seu estabelecimento, além de mostrar uma tabela com os preços cobrados de taxa de entrega em relação à distância percorrida pelo entregador.

Perfil

Na área do perfil, você deve pensar em como quer que as pessoas entendam a proposta do seu restaurante! Capriche na descrição e escolha uma boa foto da sua logo. O valor de pedido mínimo é definido pelo iFood, através de um cálculo dinâmico em relação aos valores médios da região para adequar melhor o seu negócio.

Desempenho

Em Desempenho, você visualiza a operação do seu restaurante a partir de dados sobre pedidos cancelados (com média no período e dia com mais cancelamentos), tempo aberto (média no período e mínimo recomendado) e pedidos atrasados (média no período). 

Existe também a aba de vendas, que mostra o valor total de pedidos no período (diário ou mensal) e o total de pedidos.

Ele também mostra gráficos com pedidos por horário (com o melhor horário de vendas) e por dia (com o melhor dia de vendas).

 

Como pode ver, o portal do iFood é bem completo e proporciona uma experiência bastante intuitiva até mesmo para quem não está tão familiarizado com certas tecnologias. A ideia é tornar a plataforma acessível e eficiente para todos os tipos de lojistas!

 

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