Como se preparar para os principais desafios de empreender

Por Miriam Barros

A gestão empresarial é uma tarefa extremamente importante e diz respeito ao modo como a empresa irá se posicionar no mercado.

Essa ação representa diversas estratégias que visam alcançar os melhores resultados para o negócio. 

No Brasil, 1 a cada 4 empresas abertas fecha antes de completar o segundo ano no mercado, segundo relatório liberado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em 2018.

De certa forma, esse encerramento precoce das atividades pode ser atribuído a problemas com dívidas ou ações mal planejadas.

A gestão é importante para minimizar erros e manter sua empresa no mercado competitivo. 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com algumas dicas para que você aprenda formas de elaborar sua estratégia de forma eficiente. Confira! 

Demonstração Confere

Saiba qual o foco de toda gestão 

Inicialmente, algo que precisa estar suficientemente claro é o objetivo principal de toda estratégia: fazer com que a empresa cresça!

Buscando isso, diariamente são tomadas decisões práticas, econômicas e que afetam todo o rumo da organização.

A gestão é ligada diretamente às metas, custos com compra e venda, organização dos processos internos e externos (funcionários e imagem da empresa), contratações, demissões e todos os setores que fazem parte da empresa.

Por isso que, por exemplo, o setor de marketing é responsável por impulsionar a imagem da empresa e aumentar as vendas, enquanto o financeiro controla todo dinheiro que entra ou sai, e não o contrário.

Em uma boa gestão, todas as áreas são cuidadosamente analisadas por especialistas para que as possibilidades de negócios sejam mais assertivas.

Então, tomando como exemplo uma empresa do setor industrial, enquanto o marketing é responsável por identificar o perfil de comprador de uma luminária a prova de explosão para anunciar, o rh deve contratar funcionários qualificados.

Isso significa pessoas aptas ao trabalho por um salário justo, assim como todas as atividades relacionadas aos colaboradores.

O financeiro deve ter clareza dos custos para a instalação de um novo assoalho de madeira ou para a locação de guindaste

Saiba como gerenciar seu negócio

Ao buscar uma gestão de qualidade, saber as diferentes formas de lidar com os colaboradores muda a forma como a tarefa é executada.

Podemos separar alguns exemplos de gestão como:

 

Gestão de excelência

A gestão por excelência é um modelo que preza todas as estratégias, visando colocar a empresa no caminho mais certeiro possível.

Isso significa que este tipo de modelo realiza um ciclo, baseado em planejar, executar, verificar e aprender com os fatos para repetí-los.

 

Gestão autoritária

A gestão autoritária é o tipo de administração em que o gestor é o centro de tudo, tomando todas as decisões estratégicas.

No caso, o risco desse tipo de gestão é o pouco envolvimento dos colaboradores nas decisões, o que pode resultar em pouco engajamento e disposição para seguir as instruções do superior.

 

Gestão democrática

Nesse caso, a gestão trabalha de tal forma que, o líder de cada setor se mantém aberto à maiores participações dos colaboradores nas tomadas de decisões.

Nesse caso, diferente da gestão meritocrática, o foco está mais na equipe e menos no próprio crescimento.

 

Gestão meritocrática

Esse tipo de gestão reconhece o colaborador por todo o seu desempenho e performance dentro da empresa.

Com ela, o ambiente profissional costuma ser competitivo, pois todos entendem que têm as mesmas chances de crescimento.

Planilha Controle de cartões

Gerencie seu negócio de forma eficiente 

Como vimos ao longo deste conteúdo, todas as ações estratégicas que visam alcançar bons resultados fazem parte da gestão empresarial. 

Pois uma boa gestão é responsável pelo crescimento da empresa, tanto na linha de produção com contratações e mais produtos quanto no setor comercial, mostrando como vender mais e inovando os métodos.

Para isso, existem formas específicas de gerenciar o seu negócio. Algumas delas são: a gestão meritocrática, estratégica, autoritária e de excelência.

Com uma boa gestão, é possível aumentar a produtividade do seu negócio e garantir que todo o crescimento aconteça corretamente, evitando possíveis crises.

Assim sua empresa se mantém organizada e no mercado competitivo, aumentando as vendas e os lucros nas transações, mesmo diante de todos os desafios diários na vida do empreendedor. 

Esse conteúdo foi escrito pela assessoria do Soluções Industriais em parceria com o blog Confere