Como organizar as redes sociais para vender online

Por Miriam Barros

A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus Covid-19 acabou por transformar a rotina de pessoas do mundo todo, inclusive de lojistas.

Muitos precisaram fechar suas portas no mundo físico e se adaptar ao mundo virtual para conseguir manter seus empreendimentos vivos.

Porém, esse é um desafio completamente novo para muitos empreendedores. Muitos deles optaram por permanecer longe das redes sociais e lojas online, justamente por se sentirem seguros com seus estabelecimentos físicos. O problema é que ninguém consegue prever quando seremos forçados a mudar completamente as nossas vidas.

E foi assim com o Covid-19. Sem aviso prévio, o mundo foi forçado a se adaptar a uma nova forma de se comunicar e consumir. Agora, os consumidores estão cada vez mais dependentes da tecnologia para receberem seus produtos na porta das suas casas.

E o que isso exige? Lojas e equipes totalmente preparadas para fazer com que a experiência do cliente seja positiva, do início ao fim.

Logística, atendimento, gestão de equipes, processos internos... Tudo passa por uma remodelagem que exige, dos profissionais da área, muita dedicação e atenção para os tempos que surgem agora.

Nessa publicação, trouxemos dicas de como tornar suas redes sociais mais atrativas para começar a vender online!

Queremos, também, te convidar a conhecer a ConfereSHOP - uma plataforma em que você cria sua própria loja online em menos de 3 minutos e já começa a vender! Conheça as condições e faça sua loja, de GRAÇA.

Nova call to action

Se você já possui uma loja virtual, é hora de começar a divulgá-la nas suas redes sociais! Porém, se o seu intuito é tornar sua loja conhecida, é interessante dedicar um tempo para deixar suas redes mais atrativas para o público! Neste post, trouxemos dicas para o Instagram, WhatsApp Business e Facebook! Boa leitura!

Instagram

  • O nome do instagram deve ser o nome da sua empresa. De forma simples, direta. Se o usuário com nome da sua empresa já existir, tente criar um nome que ainda possua o nome da sua empresa, mas que seja simples.

  • Procure escrever legendas claras nas suas publicações. O que você espera que as pessoas façam com elas? Se for alguma ação, escreva claramente essa ação em formato de CTA (Call to action), exemplo: “Envie uma mensagem!”, ou “Visite nosso link na Bio”. Se seu intuito é gerar engajamento, faça perguntas e peça para que seus seguidores respondam nos comentários. Assim, seu post ganha mais interações!

  • Sua Bio deve ser direta: descreva o seu negócio e o seu diferencial, além de suas formas de entrega. Organize a bio em texto ou lista (bullets). Não esqueça de inserir um link da sua loja no fim!

  • O link no fim da sua Bio pode ser um Link.tree. Esse serviço permite que você crie um menu com links para diversos locais, e você pode incluir: contato pelo Whatsapp, o link da sua loja e outros links que você ache que devem estar lá!

  • Utilize hashtags nas suas publicações, que tenham a ver com o seu negócio! Isso vai fazer com que seu conteúdo chegue às pessoas que seguem essas mesmas hashtags.

  • Crie bons destaques! Faça uma capa padrão para eles e deixe em destaque as informações mais importantes do seu negócio. Você pode criar destaques que esclareçam as principais dúvidas dos seus clientes. Para criar as imagens, você pode utilizar o Canva!

  • Salve suas imagens para publicação sempre em formato .PNG. Esse é o formato indicado para utilizar imagens em redes sociais sem perder tanto a qualidade delas.

  • Interaja com as pessoas! Responda todos os comentários e mensagens inbox, sempre com tom amigável e acolhedor.

Planilhas

WhatsApp Business

  • É muito importante ter um whatsapp da sua empresa. Isso te ajuda a ter mais controle sobre seu relacionamento com os clientes e não misturar seus contatos pessoais com os profissionais.

  • Em “Ferramentas comerciais”: ajuste os dados da sua empresa, pois é o que seu cliente irá ver!

  • Crie mensagem de saudação automática: isso cria uma conexão instantânea com os clientes que lhe mandaram mensagens. Pense em perguntas sobre pontos-chave que podem otimizar seu tempo, como “qual o seu nome e como posso ajudá-lo”?

  • Crie respostas rápidas para interações que acontecem com frequência. Isso também vai otimizar seu tempo! Para usá-las, você só precisa apertar em “/Entrega” ou “/Devolução” e a resposta já aparecerá.

  • Crie etiquetas: use e abuse das etiquetas para marcar todas as suas mensagens e categorizá-las. Exemplo: etiquetas azuis são clientes, etiquetas laranjas são dúvidas, vermelhas são reclamações e por aí vai.

New call-to-action

Facebook

  • Crie uma fanpage da sua marca. Capriche na descrição e nos dados necessários para que as pessoas possam saber seu site, telefone e informações importantes sobre seu negócio.

  • Insira botões de ação nas suas publicações. Exemplo: “Enviar mensagem” pode incentivar o visitante a entrar em contato com você e aumentar suas chances de estreitar a relação.

  • Crie uma bela capa para sua página. Dê preferência sempre ao formato .PNG, seja para foto de perfil, capa ou publicações.

  • Quando for divulgar sua loja, insira a prévia do link dela em suas publicações. Para isso, basta colar o link da loja na publicação e esperar que o Facebook carregue o banner clicável. Isso torna a experiência do seu usuário mais agradável. Se a imagem de prévia do link não for de seu agrado, você pode mudá-la!

  • Escolha um botão de ação para deixar fixo na sua página. Ele vai aparecer embaixo da sua capa. Escolha a ação que você mais deseja que seus usuários realizem.

  • Tem um cliente satisfeito? Que tal pedir uma avaliação? Avaliações são sempre bem-vindas porque ajudam novos usuários a entenderem o valor de sua marca!

  • Fique de olho na sua caixa de entrada: não deixe de responder nenhum de seus clientes, seja em comentários ou por mensagens diretas.