Remarketing: como usar essa estratégia para impulsionar vendas online?

Por Miriam Barros

As vendas online movimentam milhões todos os dias, seja na contratação de um serviço como uma demolição controlada ou na compra de produtos do dia a dia. O fato é que o ambiente virtual é um lugar frutífero para fazer negócios.

No entanto, o mundo online é também muito competitivo, o que leva à necessidade de inserir mais estratégias digitais, como o remarketing. Uma tática que vem sendo incorporada por diversos segmentos e tem proporcionado resultados efetivos. 

Pensando nisso, preparamos este post para te explicar como usar essa estratégia para potencializar seus resultados. Confira!

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O que é de fato remarketing?

Remarketing é uma estratégia de marketing digital que tem o intuito de estimular o consumidor a comprar determinado produto.

A ação consiste na exibição de um anúncio sempre que o cliente manifestar interesse pelo item. O anúncio funciona como espécie de lembrete, fazendo com o que o cliente tome a ação para finalizar a aquisição. 

O mais interessante é que o anúncio aparece em variados canais, seja nas redes sociais ou em buscas no Google, o que aumenta as chances de fechar a venda até mesmo de produtos que têm uma jornada de compra mais complexa, como um elevador de carga, por exemplo.

Desta forma, a estratégia é ideal para variados segmentos.

Quais plataformas é possível realizar o remarketing?

O remarketing pode ser feito tanto nas redes sociais (Facebook e Instagram) ou no Google.

Nas redes sociais, os anúncios aparecem sempre quando o consumidor está rolando o feed. Já no Google há duas opções: remarketing na rede de display e remarketing na rede de pesquisa. A rede de pesquisa inclui páginas, como: Google Shopping, Google Imagens e Google Maps.

Para começar a realizar anúncios de remarketing é preciso ter contas no Google Ads e no Facebook (gerenciador de anúncios).

Tanto facebook, que também inclui o Instagram quanto o Google permitem personalizar os anúncios, em que é possível segmentar públicos e criar ações específicas.

Por exemplo, quando um consumidor busca por “manutenção de geradores” pelo menos três vezes, aparece uma promoção especial, o que pode levá-lo a fechar o contrato.

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4 vantagens de investir em remarketing

São diversas as vantagens de adotar o remarketing nas estratégias de vendas, como:

  • 1. Maior alcance: os anúncios são exibidos em diferentes dispositivos e páginas, o que certamente ajuda a promover melhor o produto;
  • 2. Aumenta a lembrança da marca: mesmo que o cliente não decida por comprar na hora, a possibilidade do consumidor lembrar da marca é muito maior;
  • 3. Converte potenciais clientes em consumidores da marca: ao lembrar o consumidor de que ele tem interesse em determinado produto ou serviço, há mais chances de transformar a busca em uma compra;
  • 4. É econômico: os anúncios de remarketing são estratégias econômicas, uma vez que eles atingem clientes que realmente demonstraram interesse, reduzindo os gastos com outras campanhas. Além disso, os usuários respondem positivamente aos anúncios.

Dicas para fazer campanhas de sucesso

Como qualquer outro tipo de campanha, os anúncios precisam ser pensados para gerar resultados.

Por isso, é importante conhecer todos os recursos de personalização das plataformas, que são extremamente úteis para otimizar as campanhas.

Outra dica é realizar testes, quanto mais testes, mais assertivas serão os anúncios, já que é possível medir a performance.

Por fim, não esqueça de caprichar na qualidade das imagens e em textos chamativos.

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Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.