Aumente a rentabilidade do seu consultório odontológico

Por Miriam Barros

A odontologia está muito atrelada ao lado humano e social, não é apenas uma questão comercial, mas também é preciso que os profissionais tenham, merecidamente, o devido retorno por conta do trabalho executado.

Profissionais que trabalham em uma clínica odontológica, entendem o quão difícil é manter a rentabilidade da clínica. 

Por isso, para que o profissional possa garantir um excelente atendimento, cobrando preços justos e, ao mesmo tempo, aumente a rentabilidade da sua clínica odontológica, é necessário:

  • Prestar um bom atendimento;
  • Atender a preços justos;
  • Alcançar uma lucratividade satisfatória;
  • Administrar a clínica odontológica de maneira eficaz. 

Diversos profissionais, não fazem ideia, de como uma gestão diferenciada pode impactar positivamente na rentabilidade de uma clínica odontológica, essa forma de gestão diferenciada, pode ser feita de várias formas como, por exemplo, ofereça um atendimento personalizado ao seu paciente, ofereça promoções em alguns procedimentos, planos odontológicos e até mesmo um diferencial na forma de pagamento, alguns consultórios odontológicos ainda não possuem máquinas de cartões, o que acaba sendo um grande diferencial entre uma clínica e outra.  

Nova call to action

Desafios que um dentista encontra para aumentar a rentabilidade 

A maior parte dos dentistas, possui grande dificuldade em fazer uma boa gestão. O que seria uma boa gestão? É manter todas as áreas da empresa em um só alinhamento, isso ajuda no bom desenvolvimento da equipe e da clínica odontológica em si.

Falta de organização, é outro problema que um dentista pode encontrar ao querer aumentar a sua rentabilidade, isso porque como já dito, quando uma das áreas da sua clínica odontológica está desorganizada e não está apresentando os resultados necessários, interfere tanto na evolução da clínica, como também em sua rentabilidade. 

Investimento em Marketing, muitos profissionais ainda não começaram a utilizar as estratégias de Marketing na sua clínica odontológica, entretanto, isso torna-se um desafio, pois todas as estratégias do Marketing têm auxiliado a evolução de consultórios odontológicos, isso tudo por conta do avanço da tecnologia. 

Dicas para aumentar a rentabilidade do seu consultório odontológico

Agora, veja algumas dicas que vão te ajudar a aumentar a sua rentabilidade na sua clínica odontológica, acompanhe:

Invista em promoções

Todos sabem que uma maneira de atrair pacientes é ter um serviço de qualidade e por um preço justo. Porém, ao fazer uma promoção de algum serviço ou procedimento, muitas pessoas vão se interessar, porque a maior parte delas procura um serviço de boa qualidade, sendo assim, invista em promoções, e veja o número de pessoas que irá até a sua clínica odontológica. Entretanto, a partir disso a sua rentabilidade passará a apresentar resultados positivos. 

 

Trabalhe com planos odontológicos

Os planos odontológicos, são ótimas opções para os pacientes, até mesmo mais benéficas. Além de ser um fator de motivação para os seus pacientes, trabalhar um plano odontológico também ajuda a melhorar os resultados da empresa. 

 

Facilidades de pagamento

Outra dica assertiva para a sua clínica odontológica, investir em boas facilidades de pagamento como, por exemplo, máquinas de parcelamento. Afinal, nem todos os pacientes têm condições de fazer o pagamento na hora, por isso ao oferecer uma nova facilidade de pagamento. Entretanto, proporcionar na sua clínica odontológica uma condição de parcelamento, se tornará um diferencial entre as demais.

 

Maquininhas Demo

 

Mantenha a boa organização

A maior parte das pessoas sabe que, ninguém gosta de uma casa bagunçada, então, provavelmente seus pacientes não gostarão de um ambiente desorganizado. Assim como a higiene é essencial em uma clínica odontológica, a organização também é. Todo o cuidado em organizar a sala de espera e a recepção são fundamentais para melhorar o relacionamento com o seu paciente. 

Com todos esses cuidados, os pacientes tendem a retornar à sua clínica odontológica e indicar o seu trabalho para outras pessoas, ajudando assim, para a evolução da clínica. Afinal, manter o seu ambiente organizado é fundamental para aumentar a rentabilidade da clínica odontológica e a produtividade de todos os colaboradores. 

 

Organize sua agenda

Para aumentar a rentabilidade de uma clínica odontológica, um ponto muito importante é a organização da agenda, uma agenda organizada otimiza o tempo do profissional de saúde. 

Isso é um ponto muito importante, porque mantendo a sua agenda organizada e otimizada, você conseguirá atender um maior número de pacientes, evitando que a sala de espera fique lotada lotada e assim, ajuda a aumentar o nível de satisfação de todos eles. 

 

Conheça bem os seus pacientes e crie uma relação com eles

A humanização no atendimento com o seu paciente, é algo fundamental para aumentar a sua rentabilidade. Esse ponto, é importante porque os pacientes sentem-se melhor quando recebem uma atenção maior do profissional, além disso sentem-se que não são vistos somente como pacientes e sim, como pessoas importantes para a clínica odontológica.  

Crie uma boa relação com todos os pacientes, para aumentar a rentabilidade da sua clínica, sua relação com o paciente, é algo fundamental, pois sua relação com ele não deve se resumir somente ao momento da consulta. Entretanto, para melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços que são prestados, esteja disposto a ouvir o que eles têm a dizer.

Esteja sempre disposto a ouvir feedbacks dos seus pacientes, que lhe permitem identificar possíveis problemas e assim buscar boas soluções para eles. Uma dica excelente, é criar uma pesquisa de satisfação, onde o paciente poderá expressar sua opinião sobre o serviço, logo após o atendimento, o certo é que todas as pesquisas de satisfação sejam práticas, e possíveis de realizar em poucos minutos.

Fora isso, uma maneira de reforçar o seu relacionamento com eles, é enviar algumas felicitações personalizadas, mostrar que ele não é lembrado apenas no momento em que ele está na clínica odontológica, ele sempre será lembrado. 

O relacionamento com os pacientes é a fidelização de cada um deles, por isso é essencial aumentar a rentabilidade da clínica odontológica. Sendo assim, os pacientes satisfeitos tendem a retornar mais vezes e indicar o seu trabalho para família e amigos. 

Para finalizar, aumentar a rentabilidade de uma clínica odontológica não é uma tarefa muito fácil para os doutores, mas todas essas dicas são para agregar no crescimento de muitas clínicas odontológicas. 

Clínica Ideal

Conheça os canais do Clínica Ideal: Site, Facebook, Instagram e Youtube.  

Produtora de Conteúdo do Clínica Ideal  

Naymara Ribeiro 

Nova call to action