A revolução do mercado digital

Por Miriam Barros

Graças à internet, a comunicação vem passando por mudanças extraordinárias nos últimos anos e assim, cada vez mais, ‘estar’ on-line se torna essencial às pessoas, seja para se informar, entreter-se, consumir ou mesmo passar o tempo.

O dinamismo e facilidade propostos pelo ambiente digital inicialmente até assustou e comumente se ouvia frases como: ‘’eu preferia antigamente’’ ou ‘’eu consigo viver sem isso’’. 

Mas conforme o tempo foi passando, o on-line deixou de ser visto como ‘um luxo’, tanto às pessoas como para as empresas que passaram a explorar o universo digital no dia a dia, como elemento básico.

Lá na década de 90 um profissional era visto como gabaritado por ter domínio sobre o pacote office e hoje alguém dificilmente adentra o mercado de trabalho sem ter conhecimento destes programas.

É mais ou menos assim com o marketing digital, por exemplo. Uma empresa desenvolver ações on-line em mídias sociais, sites e demais canais já deixou de ser um diferencial há muito tempo e atualmente é pré requisito básico para ter relevância.

O raciocínio é muito simples: o público está na internet (e procurando por serviços), logo, as empresas também precisam estar.

Mas o que o mercado digital pode oferecer de tão satisfatório? Descubra agora!

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Visibilidade

Por essa todo mundo já esperava!

Dados de 2018 do IBGE afirmam que 69% dos brasileiros estão conectados à internet e os buscadores, por sua vez, contam com a incrível marca de 100 bilhões de pesquisas mensais (dados do Google Adwords). Impressionante, não é mesmo?

Agora pare e pense: o quão importante é a para uma empresa ter presença online a fim de ser vista e encontrada por milhares de pessoas?

Estar presente no mundo digital é essencial para interagir com o público e assim entender suas necessidades, fortalecendo o relacionamento com ele e assim aumentar as vendas. Este é o carro chefe do marketing digital, por sinal.

Engajar o público

O grande diferencial das ações desenvolvidas no digital é a possibilidade de ‘trocar informações’ com a persona, mantendo uma relação longa e bilateral e não unilateral, como se viu por muito tempo nos veículos tradicionais.

Esse engajamento pode ser poderoso, pois ele é o responsável por fortalecer a imagem da marca no mercado, trazer o consumidor para perto e ainda ser um potencializador de vendas!

Neste processo, as redes sociais desenvolvem um papel interessante, justamente por possibilitarem essa troca direta entre lead - marca. As mais eficientes são:

  • Youtube;
  • Facebook;
  • Twitter;
  • Instagram.

Estar do lado da tecnologia

Parece conversa daquela tia do interior que usa o celular na ponta do nariz e digita usando o dedo indicador, mas é a mais pura verdade, estar no mercado digital é ter a chance de inovar todos os dias!

Para vendas, por exemplo, um universo em que desde que o mundo é mundo cria-se estratégias para desenvolvê-las: gatilhos, abordagens, psicologia e por aí vai, o marketing digital também reinventou.

A grande prova disso é o MPI e a Plataforma Busca Cliente, tecnologias de empresas do Grupo Ideal Trends, do CEO José Paulo Pereira Silva.

Para contextualizar…

José Paulo Pereira Silva é um empreendedor da área de tecnologia, formado em engenharia de produção, mestre e doutor em administração de empresas e pós doutor em relações internacionais pela FCU/USA (Linkedin de José Paulo Pereira Silva).

Ok, voltando…

Essas duas metodologias desenvolvidas pelas empresas de José Paulo Pereira Silva são no mínimo interessantes: ambas são voltadas ao posicionamento de empresas, produtos e serviços no topo dos maiores do mundo de forma orgânica, sendo Google, Yahoo e Bing.

A ideia de José Paulo Pereira Silva foi exatamente aproveitar a visibilidade dos buscadores e utilizá-los como vitrines aos negócios.

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Simplesmente invista

No bem da verdade, é até difícil enxergar alguma desvantagem quando o assunto é investir no digital.

Além de ter baixo custo, as ações de marketing digital são essenciais nos dias atuais pois são um dos artifícios mais eficientes para se dirigir ao público a fim de atraí-lo e conduzi-lo à conversão. 

Por último e não menos importante, as campanhas digitais possuem uma peculiaridade jamais vista em outros canais: a mensuração dos resultados. Tudo o que acontece on-line fica registrado e assim, é possível ter ciência dos retornos em relação às atividades desenvolvidas, o que permite sempre aprimorá-las.

Resumindo: ignorar os avanços digitais é parar no tempo, literalmente.

Conheça os canais do Grupo Ideal Trends: Site, Facebook, Instagram e Youtube.