Sacolinha do Instagram: como colocar? Tudo sobre este recurso

Por Miriam Barros

O Instagram Shopping, ou sacolinha do Instagram como é mais conhecida, é uma ferramenta de loja virtual que possibilita vender e promover produtos para todos os usuários da rede.

Este recurso tem atraído empresas de todos os portes interessadas em ampliar seus canais comerciais no e-commerce.

Inclusive a funcionalidade foi uma das responsáveis por impulsionar as vendas pelas redes sociais em 2020.

Por isso, para quem tem uma loja virtual, o Instagram se tornou praticamente indispensável para divulgação e venda de produtos. 

Além de ser um canal de interação com o público, o Instagram também serve de portfólio e como uma vitrine das lojas nativas digitais ou das híbridas, presentes em espaços físicos e virtuais.

Definitivamente, esta é a rede social que figura entre as mais utilizadas no Brasil e conta com funcionalidades eficientes de marketing e vendas.

Conheça as principais vantagens da sacolinha do Instagram, como habilitar e algumas dicas para quem quer ver a loja bombando de vendas.

Confira!

O que é Instagram Shopping?

A ferramenta de compra e venda deu um upgrade na rede social e agora os usuários podem empreender de modo consistente na plataforma.

Essa ação veio para facilitar as transações que já aconteciam. Segundo estudo recente, 57% das empresas já utilizam as redes sociais para realizar vendas online.

Nesta seara, o Instagram se destaca liderando a comercialização que ocorre pelas mídias sociais.

Conforme dados divulgados pela própria plataforma, 70% dos consumidores dizem procurar compras na rede, enquanto 52% já compraram a partir de descobertas no Instagram.

Outra pesquisa recente constatou que 54% dos consumidores seguem perfis das marcas preferidas e 21% buscam essas páginas antes de comprar.

Com o surgimento do Instagram Shopping, claramente, estamos falando de uma das principais redes sociais para quem tem uma loja virtual.

De acordo com dados do próprio Instagram, as pessoas sempre acessam a rede para descobrir e comprar novos produtos, como já mencionado.

De olho nesse público, em 2018 foi lançado o Instagram Shopping, que permitiu que tanto grandes como pequenas empresas pudessem divulgar e vender seus produtos diretamente no Instagram. 

Essa ferramenta marcou a grande virada de chave do Instagram, que abandonou o foco em conteúdos inspiracionais e passou a explorar ainda mais features de vendas.

A sacolinha do Instagram, o famoso ícone que aparece do lado esquerdo das publicações, permite que as lojas coloquem nome, preço e página de checkout.

Em suma, o Instagram Shopping é uma área em que os usuários podem comprar produtos diretamente dos perfis de lojas dos seus interesses de forma rápida e descomplicada.

Além disso, contas que possuem esta ferramenta disponível podem marcar os produtos que estão à venda em seu catálogo com uma tag - similar a marcação de outros perfis.

Com esta tag, seus seguidores também conseguem acompanhar os produtos e seus respectivos preços diariamente em links no seus feed, stories e reels.

Quais as vantagens do Instagram Shopping?

Você deve estar se perguntando: será que vale mesmo a pena gastar tempo e esforço adicionando seus produtos no Instagram Shopping?

Este é um bom questionamento, afinal, cada segmento possui dinâmicas de mercado distintas, produtos e relações diferenciadas entre clientes e vendedores. 

Sendo assim, não convém para todas as lojas ativar as funções. 

E isso, principalmente, para aquelas em que os valores da carta de serviço mudam de acordo com as condições de negociação.

Outro ponto importante é o conhecimento da equipe ou expertise. Uma descrição de produto errônea de preço ou das qualidades podem prejudicar a loja.

Dito isso, para te ajudar a responder essa pergunta, algumas das vantagens da ferramenta que podemos listar são:

 

Maior visibilidade para o site

A primeira que podemos citar é o aumento da visibilidade do seu site.

Isso ocorre porque é possível adicionar links dos produtos, o que pode aguçar a curiosidade do consumidor e o levar para uma navegação mais completa pelas prateleiras virtuais.

 

Disposição de informações chaves

O custo-benefício é um ponto super importante para o consumidor, afinal, ninguém quer perder dinheiro ou ter uma má experiência com um produto.

Deste modo, o preço acaba sendo uma das principais dúvidas. Se estiver fora do orçamento, o consumidor dificilmente fechará uma compra.

Com as tags, é possível disponibilizar os preços dos produtos divulgados na rede social e terminar com a cultura do “preço inbox”.

 

Diminui desistências no check-out

Este caminho leva para outro mais esperado: a conversão. Com as marcações, não só os preços são mais visíveis como também o processo de compra é mais rápido.

Por estar na mesma plataforma, é fácil para o comprador, e consequentemente contribui na redução das desistências de compras.

 

Expande a marca

Assim como há uma página para os stories, reels, feed, IGTV, existe também uma aba Loja, que segue os mesmos princípios: indicar produtos de acordo com algoritmos.

Aparecer neste “explorar”, é uma incrível chance de aumentar a carteira de clientes, seguidores e promotores da marca.

 

Como criar a sua loja no Instagram?

Até o momento, vimos quais são as vantagens da sacolinha do Instagram e quem pode utilizá-la, então agora vamos para as etapas de como criar o botão de compra na conta.

Este não é um processo complexo, mas exige muita atenção ao preencher as informações nas fases estabelecidas.

Para facilitar ainda mais, abaixo tem um pequeno passo a passo de como criar sua loja no Instagram e ativar a função Compras no seu perfil. Veja o que você precisa fazer:

 

1. Crie um perfil profissional no Instagram

Como explicado rapidamente, é preciso criar uma conta profissional no Instagram para ter acesso ao Shopping. Você pode criar uma conta profissional do zero ou transformar uma pessoal em profissional.

Para isso, clique no canto superior direito, depois clique em configurações e por fim clique em conta e mude para conta profissional ou adicionar conta profissional. 

Posteriormente, escolha a categoria da sua conta que melhor descreva o seu comércio. Por último, confirme a mudança para a conta profissional.

Assim, você terá o potente Instagram for Business e suas funções comerciais práticas.

 

2. Conecte a sua conta comercial à sua página no Facebook

Por serem da mesma corporação e compartilharem o mesmo sistema de comércio, a conta profissional do Instagram precisa estar vinculada a uma página no Facebook.

Esse é um dos pré-requisitos, para entender detalhes, veja a central de ajuda da plataforma

Importante destacar que as lojas do Facebook e Instagram não estão diretamente ligadas e a exigência está em possuir somente uma página na rede.

Antes de criar a sua página no Facebook, é preciso ter uma conta pessoal na rede social. Por isso, caso você ainda não tenha se cadastrado, crie a sua conta e posteriormente siga o passo a passo para ter sua página no Facebook

Em seguida, acesse o seu perfil profissional no Instagram e selecione a aba “Editar perfil”. Depois disso, abaixo de “Informações comerciais públicas” clique em página e selecione qual página você deseja conectar, por fim clique em “Concluir”.

Lembre-se de preencher todas as informações da página, senão, alguns requisitos de qualificação para comércio da sua conta profissional no Instagram não estarão disponíveis.

 

3. Carregue o catálogo de produtos 

Para carregar um catálogo de produtos, é preciso usar o Gerenciador de Negócios do Facebook ou outras plataformas de negócios, como a Confere Shop.

Lembrando que é preciso ficar muito atento às regras da plataforma e vender somente o que é permitido, para não correr o risco de ter sua conta suspensa ou banida da rede social.

 

4. Cadastrar-se para funções compras 

Depois de realizar todas as etapas anteriores, é preciso ter autorização do Instagram para começar a vender na rede social. 

Para isso, acesse o perfil da sua loja no Instagram e clique no menu no canto superior direito. Posteriormente, clique em “Configurações” e em “Empresa”. 

Logo depois, clique em “Configurar compras no Instagram” e clique em “Começar”. Posteriormente, você conectará o seu catálogo do Facebook e selecionará o domínio do seu site de venda. Por fim, é preciso enviar a sua conta para análise. 

O processo de aprovação pode demorar alguns dias. Por isso, não deixe de olhar a seção “Compras” para verificar o status da sua compra.

Quando você receber a sua aprovação o Instagram enviará uma notificação e assim todo processo estará pronto para ativar a sua sacolinha! 

 

5. Ativando a sua sacolinha no Instagram Shopping 

Depois de passar por todo processo para cadastrar a sua loja no Instagram, você poderá ativar a função “Compras” e assim usar o recurso da sacolinha. 

Sendo assim, acesse o perfil da sua loja no Instagram e posteriormente clique em “Configurações” e “Empresa”. Posteriormente, clique em “Compras”, selecione o catálogo de produtos e clique em “Concluir”. 

Quais lojas podem ter conta sacolinha no Instagram? 

Como vimos, há políticas e critérios específicos para ativar a sacolinha no Instagram, e por isso, nem todas as lojas são aptas e conseguem utilizar essa função.

Quando uma conta do Instagram profissional solicita a opção, após realizar as etapas descritas anteriormente, seu perfil passará por uma avaliação.

Dessa forma, para conseguir aprovação, habilitar a sacolinha do Instagram e começar a vender pelo Instagram, algumas medidas posteriores precisam ser feitas, tais como:

 

Foto do perfil

As informações visuais conseguem dizer muita coisa e o Instagram acredita nisso também.

Tanto que exige que o perfil que solicitou o recurso loja tenha a logo marca como foto de perfil.

 

Domínio próprio

Outro critério é a necessidade de possuir domínio próprio. Isso significa que é preciso ter um site de e-commerce com no mínimo oito produtos cadastrados.

 

Proximidade com o Facebook

O Instagram possui fortes vínculos com o Facebook. Isso porque são geridos pela mesma companhia e suas engenharias.

Por isso, lojas que não possuem páginas no Facebook não conseguem disponibilizar a ferramenta de sacolinha.

 

Políticas da plataforma

Não são todos os produtos que podem ser vendidos no Instagram Shopping e, no momento de solicitação, isso precisa ser descrito.

Produtos como medicamentos, armas e produtos eróticos, são alguns da lista.

 

Produto físico

O Instagram Shopping só permite a venda de produtos físicos em seu recurso Loja. Isso significa que itens como álcool, produtos para adultos, animais, entre outros não são autorizados.

 

Perfil profissional

Ter um perfil profissional não consiste somente em mudar as configurações da conta, mas também a gerenciar como tal.

Por isso, a plataforma fiscaliza os conteúdos postados, e nega a opção “sacolinha” para perfis com fotos pessoais.

 

Link na bio

A frase “Link na bio” é uma das mais famosas no Instagram, pois este é o único local disponível para adicionar um link com caminho.

Não à toa, o Instagram exige que seja posto na bio do perfil o link para o site da loja, para verificar sua legitimidade.

 

Conteúdos valem pontos

De início, o Instagram avalia se a página tem pelo menos nove postagens. Mas não fique por aí, é importante para o negócio manter uma produção de conteúdo constante e de qualidade.

 

Não fui aprovado, e agora?

Caso a sua loja não atenda a um ou mais dos critérios acima, é possível realizar a solicitação novamente.

Basta adaptar seu perfil para que ela seja aprovada e assim continuar com o processo de ativação no Instagram Shopping.

Como marcar os produtos?

Depois de concluir todas essas etapas da sua loja no Instagram, você já pode começar a marcar os produtos na sua marca na rede social. 

Dependendo do formato de mídia que se deseja cadastrar o procedimento é diferente. Veja a seguir:

 

Em fotos e vídeos

Após adicionar as fotos e vídeos da publicação e de adicionar a legenda, clique em “Marcar produtos” e posteriormente na imagem. 

Por fim, pesquise o item no catálogo, selecione o produto escolhido, clique em “Concluir” e em “Compartilhar”. Você pode adicionar até 5 produtos por imagem. No carrossel, você pode adicionar até 20, sendo 5 por foto.

 

Em stories

Para marcar o seu produto nos stories, após escolher a foto ou vídeo, é preciso clicar no ícone de figurinha no canto superior direito.

Logo depois, selecione a figurinha do produto e escolha o produto do seu catálogo. Posteriormente, selecione a figurinha no lugar em que você deseja exibir no story e o compartilhe. Sobre número de marcações para Stories, vale a mesma regra do feed.

 

Nos Reels

Depois de gravar o seu vídeo, clique em “Avançar”, escreva uma legenda e adicione uma capa. Posteriormente, clique em “Capa” e deslize a imagem para a parte interior da tela. 

Depois, clique em “Marcar produtos” e escolha os produtos que você deseja marcar. Clique em “Concluir” e em “Compartilhar”. No Reels, podem ser adicionados até 30 produtos.

Como ser um sucesso de vendas no Instagram Shopping?

Depois de cadastrar sua loja no Instagram, chegou o momento de tornar a sua loja conhecida na rede social e assim lucrar mais! Para isso, mostraremos a seguir 4 dicas para auxiliar você: 

 

Tire boas fotos

A primeira impressão é a que fica. Quando se trata de vendas, essa frase nunca pode ser ignorada. Por isso, não deixe de investir em boas imagens como elemento chave para tornar a sua loja mais prestigiada no Instagram. 

Além disso, pense em um conceito geral para a loja, em qual estilo de fotos você quer seguir e quais são os valores que a sua marca deseja transmitir. 

 

Crie um design atrativo e uma identidade visual

Assim como as fotos, o design de uma loja faz toda a diferença. Por ele, é possível transmitir credibilidade, confiança, além de gerar vínculos e atrair novos clientes.

Para isso, o Canva, por exemplo, é uma ferramenta indispensável para quem deseja deixar o perfil do Instagram bonito. 

Nele há um arsenal gigante de fotos, imagens, fontes, ícones, layouts e outros diversos recursos indispensáveis. O melhor: grande parte é gratuita.

No Canva, você pode criar seu logo do zero e ainda criar posts não só para o Instagram feed e stories, como também para Pinterest, TikTok, anúncios, etc.

Também criar capas para destaques nos stories e adicionar vídeos nos seus posts. Tudo isso em uma ferramenta simples e intuitiva, com vários templates para criar uma identidade visual única e marcante.

 

Organize a Bio

A biografia, que mais conhecemos como bio, é um dos elementos que o Instagram avalia no processo de solicitação do Shopping.

Mas não somente. Para os usuários, este é o espaço ideal para passar informações sobre a loja, seja contato, seja descrição do diferencial do negócio.

Por isso, organize a bio em texto ou lista (bullets) e não esqueça de inserir links, contatos e localização.

Uma ótima ferramenta para adicionar dois ou mais links na bio é o Link.tree. Esse serviço permite que você crie um menu com links para diversos locais. 

Com o Link.tree, você pode incluir: contato pelo Whatsapp, caminho para blog ou carta de serviço, o link da sua loja e outros links que você ache que devem estar lá!

 

Use hashtags

Outro elemento essencial para tornar a sua loja no Instagram um sucesso é o uso de hashtags. Por isso, depois de criar uma boa legenda, não deixe de adicionar hashtags. 

Elas funcionam como palavras-chave e exercem a função de marcadores de conteúdo. Assim, quando os usuários buscarem por um assunto em específico por hashtags, eles poderão encontrar a sua loja e conhecer os seus produtos. 

 

Adicione local

Além de pensar em boas fotos e no uso de hashtags, uma boa medida para tornar a sua loja ainda mais conhecida no Instagram é adicionar o local nas suas publicações. 

Assim você conseguirá atrair a atenção dos consumidores que estão próximos e assim sua loja pode tornar-se conhecida no comércio local.  

Outro fator importante para tornar a sua loja conhecida no Instagram, é entender em qual horário os seus seguidores mais engajam nas publicações. 

Por isso, faça o planejamento das suas publicações e fique atento não somente aos horários, mas também aos tipos de publicações preferidos dos seus seguidores.

 

Não deixe de publicar stories

Por fim, para ter mais alcance no Instagram não deixe de publicar stories constantemente. Assim você pode compartilhar a rotina da sua empresa, seus produtos e quais os benefícios que os clientes terão ao comprar da sua marca. 

Além disso, você pode fazer com que o seu conteúdo seja mais interativo nesse formato e adicionar enquetes e caixas de perguntas para os seguidores. 

 

Não economize nos detalhes

Comprar pela internet é um desafio quando falamos de itens que podem ser provados em uma loja física, como roupas e sapatos.

Diferente de eletrônicos, uma peça de roupa e sapato possui tamanhos variados, deixando ainda mais difícil a escolha.

Mesmo que o preço consiga estar marcado nas imagens em tags, ainda é preciso detalhar as medidas do tamanho e o máximo de especificações técnicas.

Dessa forma, o cliente poderá comparar melhor as medidas do produto com ciência do preço e com perspectivas e expectativas positivas. 

Outros pontos a serem levados em conta na descrição de um produto:

  • Detalhes técnicos de produtos;
  • Peso, tamanho, cor;
  • Matéria prima;
  • Local de fabricação;
  • Marcas;
  • Prazos de garantia e de entrega;
  • Custos de envio e avaliações de outros consumidores.

 

Crie título e formatos atrativos

A leitura na web é rápida e muito visual. Por isso, seu texto de descrição precisa ser leve e combinado com elementos visuais que chamem atenção para o seu produto.

Caso contrário, a sua sacolinha do Instagram passará despercebida.

Nesse sentido, você pode utilizar listas com marcadores, ou dividir o texto em parágrafos, e até utilizar intertítulos chamativos.

Vale ressaltar que o conteúdo precisa ser pensado também para celulares. Sendo assim, o texto precisa se adaptar bem nos dispositivos móveis.

Sobre o título, nem o deixe muito grande e evite o excesso de adjetivos.

 

Crie uma página de e-commerce

Com a Confere SHOP, você pode criar uma loja virtual responsiva em apenas 3 minutos e sem pagar nada!

Além da navegação fluida para os clientes, os lojistas contam com um aplicativo intuitivo que possibilita que toda a gestão da sua loja virtual pelo celular.

Fluxo de caixa, conciliação bancária, controle de vendas e de estoque, estas são algumas das opções.

Confira outros benefícios que a Confere SHOP oferece para você:

  • Configure uma loja com usabilidade e identidade visual atrativas;
  • Conte com os principais meios de pagamento do e-commerce;
  • Divulgue seus canais de contato nas redes sociais e tenha integração para vendas no Instagram e Facebook;
  • Disponha de ferramentas de gestão financeira, fluxo de caixa e conciliações bancárias.

Pronto para adicionar a sacolinha do Instagram na sua loja?

Ao longo deste texto mostramos o que é o Instagram Shopping e quais são as suas vantagens! 

Reforçando, o Instagram Shopping é essencial para quem quer escalar suas vendas e aproveitar todo o potencial da rede para atrair novos clientes.

Portanto, invista nessa ferramenta para se tornar maior na plataforma. 

Com ela, você tem um ambiente próprio para sua conta comercial e repleta de recursos que ajudam a mostrar seus produtos, fazendo uma verdadeira vitrine para todos os públicos.

Gostou de entender mais sobre o tema? Então não deixe de continuar acompanhando o nosso blog para mais dicas do Instagram Shopping e outras ferramentas!

Este texto foi escrito por Luiza Cristina Sousa.