Sacolinha do Instagram: como colocar? Tudo sobre este recurso

Por Miriam Barros

Para quem tem uma loja virtual, o Instagram se tornou praticamente indispensável para divulgação e venda de produtos. De olho neste público, a rede social lançou o Instagram Shopping, que permite expor e vender produtos diretamente no perfil.

Gravamos um passo a passo super detalhado sobre como integrar o seu catálogo de produtos à sacolinha do Instagram! É só dar o play:

 

A sacolinha do Instagram, o famoso ícone que aparece do lado esquerdo das publicações, permite que as lojas coloquem nome, preço e página de checkout.

Quer entender mais sobre essa ferramenta? Neste texto mostraremos tudo para você! Conheça as principais vantagens da sacolinha do Instagram, como habilitar e algumas dicas para quem quer ver a loja bombando de vendas. Confira!

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O que é Instagram Shopping?

De acordo com dados do próprio Instagram, as pessoas sempre acessam a rede para descobrir e comprar novos produtos.

De olho nesse público, em 2018 foi lançado o Instagram Shopping, que permitiu que tanto grandes como pequenas empresas pudessem divulgar e vender seus produtos diretamente no Instagram. 

Essa ferramenta marcou a grande virada de chave do Instagram, que abandonou o foco em conteúdos inspiracionais e passou a explorar ainda mais features de vendas.

Quais as vantagens do Instagram Shopping?

Você deve estar se perguntando: será que vale mesmo a pena gastar tempo e esforço adicionando seus produtos no Instagram Shopping? Para ajudar a responder essa pergunta, algumas das vantagens da ferramenta que podemos listar são:

  • Aumenta a visibilidade do seu site, já que você pode adicionar links levando para lá.
  • Mata as dúvidas dos clientes sobre preço, deixando de lado aquela prática bem chata de “preço inbox”.
  • Agiliza o processo de vendas, o que torna o processo mais fácil para o comprador e assim faz com que as desistências de compra diminuam.
  • Ganha destaque na aba Loja, com grandes chances do seus produtos aparecerem por lá.

Quais lojas podem ter conta sacolinha no Instagram? 

Para habilitar a sacolinha do Instagram, é preciso atender alguns critérios para ter acesso a essa ferramenta e começar a vender. Os requisitos são:

  • Foto do perfil tem que ser o logo da sua marca;
  • Ter um e-commerce com domínio próprio e no mínimo oito produtos cadastrados;
  • Associar a conta do Instagram à página do Facebook da sua loja;
  • Seguir todas as políticas da plataforma (não é permitida a venda de produtos como medicamentos, armas, produtos eróticos e drogas);
  • Somente produtos físicos podem ser vendidos na loja virtual;
  • Ter perfil totalmente profissional. Não devem ser postadas fotos pessoais na página; 
  • Ter o link do site da loja na bio do Instagram;
  • Ter pelo menos nove postagens para ativar a loja. 

Caso a sua loja não atenda a um ou mais dos critérios acima é preciso fazer a adaptação para que ela seja aprovada e assim você possa continuar com o processo de ativação no Instagram Shopping.

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Como criar a sua loja no Instagram?

Para facilitar ainda mais, abaixo tem um pequeno passo a passo de como criar sua loja no Instagram e ativar a função Compras no seu perfil. Veja o que você precisa fazer:

 

1. Crie um perfil profissional no Instagram

Como explicado rapidamente, é preciso criar uma conta profissional no Instagram para ter acesso ao Shopping. Você pode criar uma conta profissional do zero ou transformar uma pessoal em profissional.

Para isso, clique no canto superior direito, depois clique em configurações e por fim clique em conta e mude para conta profissional ou adicionar conta profissional. 

Posteriormente, escolha a categoria da sua conta que melhor descreva o seu comércio. Por último, confirme a mudança para a conta profissional.

 

2. Conecte a sua conta comercial à sua página no Facebook

Antes de criar a sua página no Facebook, é preciso ter uma conta pessoal na rede social. Por isso, caso você ainda não tenha se cadastrado, crie a sua conta e posteriormente siga o passo a passo para ter sua página no Facebook

Em seguida, acesse o seu perfil profissional no Instagram e selecione a aba “Editar perfil”. Depois disso, abaixo de “Informações comerciais públicas” clique em página e selecione qual página você deseja conectar, por fim clique em “Concluir”.

 

3. Carregue o catálogo de produtos 

Para carregar um catálogo de produtos, é preciso usar o Gerenciador de Negócios do Facebook ou outras plataformas de negócios, como a Confere Shop.

Lembrando que é preciso ficar muito atento às regras da plataforma e vender somente o que é permitido, para não correr o risco de ter sua conta suspensa ou banida da rede social.

 

4. Cadastrar-se para funções compras 

Depois de realizar todas as etapas anteriores, é preciso ter autorização do Instagram para começar a vender na rede social. 

Para isso, acesse o perfil da sua loja no Instagram e clique no menu no canto superior direito. Posteriormente, clique em “Configurações” e em “Empresa”. 

Logo depois, clique em “Configurar compras no Instagram” e clique em “Começar”. Posteriormente, você conectará o seu catálogo do Facebook e selecionará o domínio do seu site de venda. Por fim, é preciso enviar a sua conta para análise. 

O processo de aprovação pode demorar alguns dias. Por isso, não deixe de olhar a seção “Compras” para verificar o status da sua compra.

Quando você receber a sua aprovação o Instagram enviará uma notificação e assim todo processo estará pronto para ativar a sua sacolinha! 

 

5. Ativando a sua sacolinha no Instagram Shopping 

Depois de passar por todo processo para cadastrar a sua loja no Instagram, você poderá ativar a função “Compras” e assim usar o recurso da sacolinha. 

Sendo assim, acesse o perfil da sua loja no Instagram e posteriormente clique em “Configurações” e “Empresa”. Posteriormente, clique em “Compras”, selecione o catálogo de produtos e clique em “Concluir”. 

Como marcar os produtos?

Depois de concluir todas essas etapas da sua loja no Instagram, você já pode começar a marcar os produtos na sua marca na rede social. 

Dependendo do formato de mídia que se deseja cadastrar o procedimento é diferente. Veja a seguir:

 

Em fotos e vídeos

Após adicionar as fotos e vídeos da publicação e de adicionar a legenda, clique em “Marcar produtos” e posteriormente na imagem. 

Por fim, pesquise o item no catálogo, selecione o produto escolhido, clique em “Concluir” e em “Compartilhar”. Você pode adicionar até 5 produtos por imagem. No carrossel, você pode adicionar até 20, sendo 5 por foto.

 

Em stories

Para marcar o seu produto nos stories, após escolher a foto ou vídeo, é preciso clicar no ícone de figurinha no canto superior direito.

Logo depois, selecione a figurinha do produto e escolha o produto do seu catálogo. Posteriormente, selecione a figurinha no lugar em que você deseja exibir no story e o compartilhe. Sobre número de marcações para Stories, vale a mesma regra do feed.

 

Nos Reels

Depois de gravar o seu vídeo, clique em “Avançar”, escreva uma legenda e adicione uma capa. Posteriormente, clique em “Capa” e deslize a imagem para a parte interior da tela. 

Depois, clique em “Marcar produtos” e escolha os produtos que você deseja marcar. Clique em “Concluir” e em “Compartilhar”. No Reels, podem ser adicionados até 30 produtos.

Planilhas

Como ser um sucesso de vendas no Instagram Shopping?

Depois de cadastrar sua loja no Instagram, chegou o momento de tornar a sua loja conhecida na rede social e assim lucrar mais! Para isso, mostraremos a seguir 4 dicas para auxiliar você: 

 

  • Tire boas fotos

A primeira impressão é a que fica. Quando se trata de vendas, essa frase nunca pode ser ignorada. Por isso, não deixe de investir em boas imagens como elemento chave para tornar a sua loja mais prestigiada no Instagram. 

Além disso, pense em um conceito geral para a loja, em qual estilo de fotos você quer seguir e quais são os valores que a sua marca deseja transmitir. 

 

  • Use hashtags

Outro elemento essencial para tornar a sua loja no Instagram um sucesso é o uso de hashtags. Por isso, depois de criar uma boa legenda, não deixe de adicionar hashtags. 

Elas funcionam como palavras-chave e exercem a função de marcadores de conteúdo. Assim, quando os usuários buscarem por um assunto em específico por hashtags, eles poderão encontrar a sua loja e conhecer os seus produtos. 

 

  • Adicione local

Além de pensar em boas fotos e no uso de hashtags, uma boa medida para tornar a sua loja ainda mais conhecida no Instagram é adicionar o local nas suas publicações. 

Assim você conseguirá atrair a atenção dos consumidores que estão próximos e assim sua loja pode tornar-se conhecida no comércio local.  

Outro fator importante para tornar a sua loja conhecida no Instagram, é entender em qual horário os seus seguidores mais engajam nas publicações. 

Por isso, faça o planejamento das suas publicações e fique atento não somente aos horários, mas também aos tipos de publicações preferidos dos seus seguidores.

 

  • Não deixe de publicar stories

Por fim, para ter mais alcance no Instagram não deixe de publicar stories constantemente. Assim você pode compartilhar a rotina da sua empresa, seus produtos e quais os benefícios que os clientes terão ao comprar da sua marca. 

Além disso, você pode fazer com que o seu conteúdo seja mais interativo nesse formato e adicionar enquetes e caixas de perguntas para os seguidores. 

Pronto para adicionar a sacolinha do Instagram na sua loja?

Ao longo deste texto mostramos o que é o Instagram Shopping e quais são as suas vantagens! 

Reforçando, o Instagram Shopping é essencial para quem quer escalar suas vendas e aproveitar todo o potencial da rede para atrair novos clientes.

Gostou de entender mais sobre o tema? Então não deixe de continuar acompanhando o nosso blog para mais dicas do Instagram Shopping e outras ferramentas!

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Este texto foi escrito por Luiza Cristina Sousa.