Aprenda a manter a saúde financeira do seu negócio saudável

Por Miriam Barros

É certo que a saúde financeira é uma das principais preocupações dos gestores. Manter um bom controle financeiro e evitar contrair dívidas, principalmente em tempos de crise, exige muita dedicação e planejamentos!

Em suma, uma boa saúde financeira mantém mais segurança para os processos produtivos, e ajuda a superar momentos de crise em determinado período.

Em uma indústria de embalagens plásticas, é imprescindível manter as finanças saudáveis, a fim de manter a produtividade e não impactar nas entregas dos produtos para atender as demandas devido à falta de pagamentos para matérias-primas, por exemplo.

Quer aprender a manter a saúde financeira saudável no seu negócio? Então, continue lendo e confira três dicas incríveis para te auxiliar!

New call-to-action

1. Use a tecnologia a favor do seu negócio 

Diminuir erros é essencial para garantir a redução de custos e retrabalhos nos processos organizacionais.

Por isso, usar a tecnologia a favor do seu negócio com ferramentas de software de gestão, auxilia na análise de dados e permite ao gestor realizar tomada de decisão assertiva.

Imagine uma fábrica de placa de circuito impresso. A produção é constante e, com a tecnologia, é possível produzir com menos esforços e em números exatos, sem gerar desperdícios.

Logo, essa ação ocasiona o aumento de faturamento e, consequentemente, o lucro, pois não há necessidade de realizar pagamentos de matérias-primas a mais do que foi planejado.

Planilhas

2. Obtenha o controle do fluxo de caixa

É quase impossível falar em saúde financeira sem relacionar ao fluxo de caixa. Manter o controle do que entra e o que sai do seu negócio, é primordial para manter uma visão ampla sobre a saúde das finanças.

Suponhamos que você vende um martelete demolidor. Na sua empresa existe uma série de movimentações como, recebimento de pagamentos de clientes, vendas do equipamento, entre diversos outros.

Assim, acompanhando o fluxo de caixa - documento que indica as movimentações financeiras - da sua empresa em determinado período, é possível analisar o que entrou e saiu, sendo a vista ou pagamentos a prazo.

3. Manter o pagamento de contas em dia é fundamental para manter a saúde financeira do seu negócio saudável

Já sabemos que o controle do fluxo de caixa é indispensável em qualquer negócio que seja obter melhores resultados e uma saúde financeira saudável.

No entanto, o pagamento de contas em dia deve ser considerado como prioridade na sua empresa.

Isso porque de nada adianta acompanhar as movimentações de caixa e deixar de fazer o pagamento de fornecedores no prazo determinado, ou até mesmo as despesas fixas.

Esses e outros fatores podem levar a empresa a contrair dívidas e, com o passar do tempo, fica mais difícil fazer o pagamento devido aos juros e multas. 

Dito isto, busque negociar as formas de pagamento com fornecedores, à vista ou a prazo, de modo que consiga honrar com o acordo e assim, evitar dívidas para o seu negócio.

Ao colocar essas dicas em prática, você, gestor, irá perceber que é possível manter a saúde financeira saudável na sua empresa, até mesmo em tempos de crise.

Basta fazer um bom planejamento e controle do fluxo de caixa, além de usar a tecnologia para te auxiliar!New call-to-action

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.