Segmentação de mercado: como se tornar mais visível

Por Miriam Barros

A segmentação de mercado deve ser utilizada pelas empresas como uma ação de direcionamento. Afinal, o objetivo de todo profissional de marketing e comercial é o mesmo: aumentar o número de vendas. 

Entretanto, para alcançar esse objetivo, é preciso encontrar o público ideal para o seu negócio. E, para descobrir o seu potencial cliente, a segmentação de mercado é a ferramenta ideal. 

Geralmente, as organizações se dividem em dois processos: ofertar os produtos e serviços que interessem os consumidores e traçar as melhores estratégias de marketing, publicidade e comunicação para o negócio.  

Quer saber como identificar o seu público-alvo e como realizar uma segmentação eficiente? Então continue lendo!

New call-to-action

O que é segmentação de mercado

A segmentação está baseada em dividir um nicho de mercado, ou seja, separar grupos compostos por interesses em comum. 

Em outras palavras, a finalidade da segmentação é separar os consumidores de acordo com variáveis, como características, necessidades, hábitos, comportamentos e muito mais. 

Dessa forma, a organização consegue direcionar os seus produtos e serviços de acordo com o real interesse do consumidor. 

As informações e a coleta de dados dos consumidores podem ser muito vantajosos, pois vão orientar as campanhas de marketing e as ferramentas de comunicação utilizadas pela empresa. 

Afinal, uma vez que é definido o público e os segmentos a serem trabalhados, a marca consegue desenvolver materiais que possam atrair o consumidor e se relacionar com o possível cliente. 

Contudo, para fazer uma segmentação de mercado eficiente, é fundamental analisar os seguintes fatores: 

 

  • Comportamento;
  • Demografia;
  • Estilo de vida;
  • Personalidade;
  • Interesses (esportes, produtos industriais, como molde de injeção plástica, entre outros)
  • Relacionamento com empresas; 
  • Renda;
  • Entre outros.

Planilhas

Como segmentar o mercado?

Como mencionamos anteriormente, a segmentação acontece por meio da coleta de informações.

Entretanto, é preciso que a empresa realize um trabalho complexo para conhecer o público e dividi-lo em grupos específicos. 

Para auxiliar nessa tarefa, separamos alguns dos principais métodos utilizados na segmentação de mercado. Acompanhe!

 

1. Análise de mercado

A análise de mercado permite que você tenha um visão mais ampla de quem são os consumidores, quais são os seus hábitos de consumo e como eles se comportam. 

A análise de mercado identificará quais são os gostos dos consumidores, como eles atuam no momento da compra, como eles optam por determinado produto e serviço, como decidem por um profissional de manutenção de elevador, por exemplo, entre outros aspectos.

Além disso, com essa ação você saberá: como divulgar o seu produto, entender se ele é interessante para o público-alvo, identificar mudanças no posicionamento e, consequentemente, mudar as formas de comunicação da empresa.

 

2. Posicionamento diferenciado 

Todo mundo tem uma maneira de se comportar. Escolaridade, faixa etária, nacionalidade, classe econômica, entre outros fatores, influenciam nos hábitos de consumo e na decisão de compra. 

Com base nessas informações, é possível posicionar melhor a empresa no mercado e atender os clientes de acordo com desejos e necessidades do público que a sua marca vai se relacionar. 

Além disso, é possível melhorar a reputação da organização, construir uma boa imagem e otimizar todo o processo de vendas. 

 

3. Reconhecimento do público-alvo

Antes de elaborar as suas estratégias de marketing, é importante entender o público com que a organização vai trabalhar. 

Afinal, é quase que impossível agradar - e muito menos vender - para todos os consumidores. Por isso, a ideia é direcionar as suas ações de venda para aqueles que realmente se interessam pelos seus produtos ou serviços. 

Por exemplo: uma produtora de eventos cria uma campanha para os convidados, mas quem investe no evento são os patrocinadores.

Portanto, ela não pode direcionar uma ação de stand para eventos apenas para os convidados e esquecer dos patrocinadores. 

Dessa forma, essa produtora passa a ter 2 públicos em potencial para se relacionar, e cada um deles exige uma estratégia específica. 

Por fim, com a divisão de grupos de interesse, torna-se possível direcionar ações, estratégias e o mais importante: alcançar os resultados esperados. 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a segmentação de mercado? Conta pra gente!

Nova call to action

 

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌