O que é ser empreendedor

Por Miriam Barros

A palavra empreendedor costuma ser vista com bons olhos pela maioria das pessoas, por transparecer coragem e inovação, entretanto, há um estigma de que quem empreende nada em rios de dinheiro e tem uma vida fácil, obviamente não é verdade.

No Brasil, segundo uma matéria de 2017 da revista Isto É, subiu de 50% para 57% a participação de pessoas entre 18 e 34 anos que estão desenvolvendo seus próprios negócios.

Esses dados evidenciam o seguinte: as pessoas e especialmente os jovens têm se interessado pelo mundo do empreendedorismo, acreditando em suas ideias e procurando inovar dentro de suas perspectivas.

Os empreendedores vêm surgindo por diversos motivos, oportunidade, necessidade e, principalmente pela inquietação e a busca por algo que faça sentido com seus objetivos profissionais.

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Quem é empreendedor?

Em uma definição simples, o empreendedor é qualquer pessoa que tenha a capacidade de programar, coordenar, realizar projetos e diante disso implementar mudanças, propor inovação e melhorias em um negócio, independe da área de atuação.

Empreender não é para qualquer um e tampouco uma tarefa fácil. Na verdade, investir em um negócio é na maioria das vezes arriscado, pois a garantia de sucesso é inexistente e atingi-lo demanda tempo e esforço diário.

Uma boa ideia juntamente de dinheiro para investir, é imprescindível para um negócio evoluir e são duas coisas que um empreendedor persegue cotidianamente, porém só elas não bastam.

Não coincidentemente, todos os empreendedores que tiveram êxito em suas áreas, possuem características marcantes, como:

  • Persistência;
  • Foco;
  • Coragem;
  • Comprometimento;
  • Iniciativa;
  • Otimismo;
  • Confiança;
  • Independência.

 

Essas são qualidades presentes em cada empreendedor, trabalhadas ao longo do tempo, provando a simplicidade como provedora de bons resultados. 

A prova disso é José Paulo Pereira Silva, um empreendedor da área de tecnologia e especialista em gestão, CEO do Grupo Ideal Trends.

Quer ser empreendedor? Separamos 10 dicas para você!

Se você chegou até esse post em busca de informações sobre como se tornar um bom empreendedor e iniciar sua carreira no mundo do empreendedorismo, temos uma ótima notícia! 

Escrevemos uma publicação que traz 10 dicas valiosas para quem já está trilhando a jornada de empreendedor ou para quem ainda quer começar a empreender!

As principais dicas são: 

1 - Formalize seu negócio
2 - Realize testes antes de apostar na sua ideia
3 - Conheça o seu público
4 - Missão, visão e valores
5 - Busque conhecimento
6 - Invista em marketing digital
7 - Inove sem medo
8 - Faça seu networking
9 - Corra atrás de investidores
10 - Habilidade e técnica se ganha com o tempo

Leia o artigo "10 dicas para quem deseja empreender" para saber mais!

 

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O que José Paulo Pereira Silva tem de especial?

O empresário José Paulo Pereira Silva tornou-se um dos mais importantes em seu ramo fundando o Grupo Ideal Trends, detentor de mais de 20 empresas que vão de marketing digital a Organizações Não Governamentais.

Formado em engenharia de produção, mestre e doutor em administração de empresas e pós-doutor em relações internacionais pela Flórida Christian University (Linkedin de José Paulo), José Paulo Pereira Silva iniciou a sua jornada em 1995, com a empresa ‘Mais gestão’, a primeira de seu grupo.

Atualmente, pouco mais de 24 anos após o primeiro investimento, José Paulo Pereira Silva é dono de mais de 20 empresas, nas quais implantou uma gestão horizontal inovadora, baseada em uma cultura.

O Grupo Ideal Trends trabalha seguindo 10 princípios de gestão idealizados por José Paulo Pereira Silva, formando uma cultura válida a todos que fazem parte da equipe, são eles:

  • Sonhar grande;
  • Meritocracia;
  • Formar líderes;
  • Ser exemplo;
  • Resultados;
  • Agir como dono;
  • Simplicidade e franqueza;
  • Empresa enxuta;
  • Trabalho duro;
  • Integridade.

Detalhes sobre a cultura  - Grupo Ideal Trends

 

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Pontos que fazem um empreendimento alcançar o sucesso

É claro que conseguir inventar ou mesmo reinventar algo é louvável, entretanto, tudo funciona melhor quando o básico é feito com maestria. Sabendo disso, esses pontos serão vitais a um negócio:

  • Planejamento detalhado: absolutamente nenhum passo pode ser dando sem antes ser calculado, então é preciso ter ciência dos recursos, como executar os planos e, principalmente, a quem se busca atingir;
  • Estudo do mercado: traçar maneiras para se diferenciar da concorrência e ocupar um espaço único é o passo mais importante para se consolidar no mercado. Quem não sabe onde está, não chegará a lugar algum;
  • Parcerias: as melhores devem ser escolhidas, principalmente as que tenham identificação com a intenção do negócio em questão. Ter parceiros possibilita aparecer para públicos diferentes e assim conquistar espaço na área;
  • Valorização dos clientes: sem exagero algum, eles são o combustível que faz um negócio andar. Por isso, devem ser tratados como prioridades e receber o melhor, sempre;
  • Monitoramento das ações: um acompanhamento frequente de tudo o que vem sendo feito é essencial. Através dele, pode-se ver o que funciona e o que deve ser melhorado, ajudando na elaboração de uma nova estratégia.

O valor de ser empreendedor

O empreendedor é aquele que está disposto a correr riscos calculados e não abre mão de propor inovações ou abraçar novos projetos e desafios, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

Em palavras mais diretas: empreender é a marca de pessoas obstinadas ao sucesso.

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