O que é ser empreendedor

Por Miriam Barros

A palavra empreendedor costuma ser vista com bons olhos pela maioria das pessoas, por transparecer coragem e inovação, entretanto, há um estigma de que quem empreende nada em rios de dinheiro e tem uma vida fácil, obviamente não é verdade.

No Brasil, segundo uma matéria de 2017 da revista Isto É, subiu de 50% para 57% a participação de pessoas entre 18 e 34 anos que estão desenvolvendo seus próprios negócios.

Esses dados evidenciam o seguinte: as pessoas e especialmente os jovens têm se interessado pelo mundo do empreendedorismo, acreditando em suas ideias e procurando inovar dentro de suas perspectivas.

Os empreendedores vêm surgindo por diversos motivos, oportunidade, necessidade e, principalmente pela inquietação e a busca por algo que faça sentido com seus objetivos profissionais.

Nova call to action

Quem é empreendedor?

Em uma definição simples, o empreendedor é qualquer pessoa que tenha a capacidade de programar, coordenar, realizar projetos e diante disso implementar mudanças, propor inovação e melhorias em um negócio, independe da área de atuação.

Empreender não é para qualquer um e tampouco uma tarefa fácil. Na verdade, investir em um negócio é na maioria das vezes arriscado, pois a garantia de sucesso é inexistente e atingi-lo demanda tempo e esforço diário.

Uma boa ideia juntamente de dinheiro para investir, é imprescindível para um negócio evoluir e são duas coisas que um empreendedor persegue cotidianamente, porém só elas não bastam.

Não coincidentemente, todos os empreendedores que tiveram êxito em suas áreas, possuem características marcantes, como:

  • Persistência;
  • Foco;
  • Coragem;
  • Comprometimento;
  • Iniciativa;
  • Otimismo;
  • Confiança;
  • Independência.

 

Essas são qualidades presentes em cada empreendedor, trabalhadas ao longo do tempo, provando a simplicidade como provedora de bons resultados. 

A prova disso é José Paulo Pereira Silva, um empreendedor da área de tecnologia e especialista em gestão, CEO do Grupo Ideal Trends.

O que José Paulo Pereira Silva tem de especial?

O empresário José Paulo Pereira Silva tornou-se um dos mais importantes em seu ramo fundando o Grupo Ideal Trends, detentor de mais de 20 empresas que vão de marketing digital a Organizações Não Governamentais.

Formado em engenharia de produção, mestre e doutor em administração de empresas e pós-doutor em relações internacionais pela Flórida Christian University (Linkedin de José Paulo), José Paulo Pereira Silva iniciou a sua jornada em 1995, com a empresa ‘Mais gestão’, a primeira de seu grupo.

Atualmente, pouco mais de 24 anos após o primeiro investimento, José Paulo Pereira Silva é dono de mais de 20 empresas, nas quais implantou uma gestão horizontal inovadora, baseada em uma cultura.

O Grupo Ideal Trends trabalha seguindo 10 princípios de gestão idealizados por José Paulo Pereira Silva, formando uma cultura válida a todos que fazem parte da equipe, são eles:

  • Sonhar grande;
  • Meritocracia;
  • Formar líderes;
  • Ser exemplo;
  • Resultados;
  • Agir como dono;
  • Simplicidade e franqueza;
  • Empresa enxuta;
  • Trabalho duro;
  • Integridade.

Detalhes sobre a cultura  - Grupo Ideal Trends

 

Planilha Controle de cartões

Pontos que fazem um empreendimento alcançar o sucesso

É claro que conseguir inventar ou mesmo reinventar algo é louvável, entretanto, tudo funciona melhor quando o básico é feito com maestria. Sabendo disso, esses pontos serão vitais a um negócio:

  • Planejamento detalhado: absolutamente nenhum passo pode ser dando sem antes ser calculado, então é preciso ter ciência dos recursos, como executar os planos e, principalmente, a quem se busca atingir;
  • Estudo do mercado: traçar maneiras para se diferenciar da concorrência e ocupar um espaço único é o passo mais importante para se consolidar no mercado. Quem não sabe onde está, não chegará a lugar algum;
  • Parcerias: as melhores devem ser escolhidas, principalmente as que tenham identificação com a intenção do negócio em questão. Ter parceiros possibilita aparecer para públicos diferentes e assim conquistar espaço na área;
  • Valorização dos clientes: sem exagero algum, eles são o combustível que faz um negócio andar. Por isso, devem ser tratados como prioridades e receber o melhor, sempre;
  • Monitoramento das ações: um acompanhamento frequente de tudo o que vem sendo feito é essencial. Através dele, pode-se ver o que funciona e o que deve ser melhorado, ajudando na elaboração de uma nova estratégia.

O valor de ser empreendedor

O empreendedor é aquele que está disposto a correr riscos calculados e não abre mão de propor inovações ou abraçar novos projetos e desafios, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

Em palavras mais diretas: empreender é a marca de pessoas obstinadas ao sucesso.

Conheça os canais do Grupo Ideal Trends: Site, Facebook, Instagram e Youtube.