O que é slogan e como criar um para seu e-commerce?

Por Miriam Barros

Para um e-commerce ou loja física, o slogan é uma estratégia de marketing que traz mais identidade e aproxima a marca do público, agregando valor à empresa.

Por possuir tamanho impacto, a frase precisa ser bem elaborada, de modo que transmita uma mensagem única e mostre o diferencial do seu negócio.

Deste modo, é preciso estar seguro sobre a missão, visão e valores da loja, assim como conhecer e delimitar o público que deseja alcançar.

Portanto, tenha em mente que o processo de criação de um slogan não é tão simples, pois não se trata de uma frase aleatória.

Para que tenha eficiência e atinja os objetivos esperados, é importante estar alinhado com toda a estratégia de posicionamento de marca e identidade corporativa.

Neste sentido, continue a leitura, pois neste artigo te explicamos o que é e o caminho para ter um slogan de sucesso.

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O que é um slogan?

Um dos meios mais eficientes para chamar a atenção para uma marca, o slogan é uma das práticas mais antigas utilizadas pelo marketing.

A ideia do slogan se baseia em criar uma frase curta que cative, gere identificação e fique na memória dos consumidores.

Essa frase de impacto deve fazer com que a marca de seu produto, loja física ou e-commerce fique presente no imaginário do público, e se destaque entre a concorrência.

Um slogan pode destacar um produto ou serviço, valores, e até ser um gatilho mental para tomadas de decisões.

Geralmente, as empresas brincam com jogos de palavras, repetem seu nome para memorização e posicionamento e utilizam a identidade visual para reforçar sua imagem.

Vale ressaltar que a adoção do slogan como estratégia de divulgação não é exclusiva para grandes empresas, por isso, se você tem um médio ou pequeno negócio, também vale a pena investir nessa estratégia!

Por que criar um slogan para meu e-commerce?

Adicionar o slogan à sua estratégia de marketing é aproveitar o terreno fértil do e-commerce brasileiro e uma boa maneira de impulsionar vendas.

Segundo pesquisa da eMarketer, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de países com maior crescimento previsto para este ano no e-commerce.

Esses dados são anteriores a pandemia que, por sua vez, gerou um impacto de crescimento para o setor diante do isolamento social.

Ainda em 2019, o crescimento do e-commerce no Brasil já apresentava dados relevantes. 

As vendas online foram responsáveis por um faturamento de R$ 61,9 bilhões só naquele ano.

Por sua vez, a Statista prevê um faturamento de US$ 5,6 bilhões no comércio eletrônico do país, com crescimento estimado de 7,25% entre 2021 e 2025. 

Projeta-se ainda uma receita aquecida de US$ 7,4 bilhões no fim deste período.

Para ter sucesso com seu e-commerce, é preciso traçar estratégias para chamar atenção e conquistar clientes. 

Afinal, raramente compramos algo de quem não conhecemos ou não sentimos confiança.

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Como criar um slogan?

Como mencionamos, o slogan faz parte de uma estratégia de marketing e de posicionamento de marca.

Sendo assim, cabe ao empreendedor decidir o que é melhor, baseado nos seus objetivos, segmento e público.

Pense também na relevância do slogan para sua empresa e em como ele pode contribuir para o crescimento de suas vendas online.

Caso você pretenda adotar um slogan, lembre-se que existe um processo para isso.

Entender sua marca e público-alvo é um dos caminhos para definir qual mensagem deseja passar.

Neste sentido, você precisa conseguir responder às seguintes perguntas:

  • Qual mensagem será transmitida?
  • Qual o público e quais os valores importantes para ele?
  • O que te difere dos concorrentes?
  • Quais são os sentimentos que você deseja despertar nos consumidores?
  • Qual imagem você quer posicionar diante da sua audiência?

Continue a leitura, pois, em seguida, daremos algumas dicas importantes para subsidiar a criação de um slogan criativo e memorável para o seu e-commerce.

Com isso, você conseguirá ter as respostas das perguntas acima na ponta da língua.

 

#1. Estruture seu branding

Branding é um termo em inglês que pode ser interpretado como “gestão de marca”. 

Ele incorpora tudo aquilo que representa a sua marca, que tem relação direta com ela e que direciona a sua identidade. 

Basicamente, uma estratégia de branding para loja virtual pretende destacar o seu negócio na internet de forma coesa e visualmente interessante.

A comunicação visual, por sua vez, é composta por logotipo, paleta de cores, tipografia, e vários outros elementos de comunicação, como tom de voz, e posicionamento de marca.

Com o branding bem executado, você consegue gerar uma ligação com o público, fazendo com que o seu negócio se destaque e se torne uma referência de qualidade.

Para o marketing, esta é uma das primeiras e mais importantes etapas ao construir uma marca. Conseguimos exemplificar isso com o uso somente de cores. 

Ao ver uma imagem de um produto bancário de cor roxa, por exemplo, hoje muitos consumidores já fazem a ligação com Nubank, que utiliza a tonalidade como identidade visual.

Podemos citar vários outros exemplos. Vermelho e amarelo: McDonald 's; laranja: Itaú; listras pretas: Adidas, etc. 

Com uma estratégia de branding bem estruturada, criar um slogan fica bem mais fácil, pois a combinação entre comunicação visual e frase de efeito podem ser determinantes para o seu sucesso.

 

#2. Conheça seu público-alvo

Antes de elaborar qualquer estratégia de marketing, é importante entender o público com que o e-commerce vai trabalhar. 

Afinal de contas, a ideia é direcionar as suas ações para aqueles que realmente se interessam pelos seus produtos ou serviços.

Geralmente, a caracterização do público é feita por faixa etária, demografia, gênero. 

Estes dados são importantes, mas não suficientes para ser base da construção de um slogan.

A ideia é compreender quem é o cliente, como costuma agir, objetivos, dores, e o que os motiva: emoção, legitimidade, imagem? 

Por mais difícil que pareça compreender tudo isso, uma boa saída é começar pela construção de uma persona. 

Basicamente, estamos falando da criação de uma persona – personagem fictício que representa seu cliente ideal, facilitando, assim, os processos de gestão de marketing.

Com estes dados, você conseguirá se comunicar de forma mais assertiva e obter informações para suprir as demandas de consumo do mercado.

E tudo isso também vale a criação de um slogan forte para a sua loja.

Neste sentido, se seu público é falante nativo de português, colocar outro idioma pode distanciá-los, pois nem todos irão compreender.

Vale a ressalva que um e-commerce pode ter mais de uma persona, por isso se faz importante um estudo detalhado.

 

#3. Mostre o diferencial da sua loja virtual

Certamente, existem várias lojas do mesmo nicho de mercado que o seu. 

Em meio a tantos outros negócios, mostrar o diferencial da sua loja e agregar valor aos produtos são ótimas maneiras de se destacar.

E quando falamos de valores, não estamos falando apenas do ganho monetário do produto, mas sim, como a mercadoria vale a pena para o cliente.

Nesse sentido, uma boa dica é focar em falar sobre como seu e-commerce ou produto pode ser conveniente, quais seus diferenciais, como utilizá-lo da melhor forma, etc.

Foque em propostas de valor, seja na descrição de um produto, construção de um slogan ou nas estratégias de divulgação de modo geral. 

Lembre-se: na grande maioria das vezes, as pessoas compram por desejo, necessidade e conexão com a marca.

Além disso, tente transmitir sua mensagem de forma criativa, cativante e sucinta. Também no slogan, menos é mais.

Dessa forma, seu slogan pode trazer os pontos destaques do seu e-commerce e atrair novos clientes para sua loja.

Mas é importante que ele seja honesto, direto e marcante. Por isso, não aborde algo que você não consegue entregar, pois isso só irá manchar sua reputação como lojista.

Tipos de slogan para o seu e-commerce

O slogan pode ser divertido, fazer menções a cultura pop, utilizar-se de jogo de palavras e até trabalhar com as emoções dos clientes.

Para te ajudar nessa, abaixo, listamos alguns tipos de slogan com exemplos:

  • Slogan orientado a resultados: Doril - Tomou Doril, a dor sumiu;
  • Slogan informativo: Pepsi Twist - Todo o sabor de Pepsi com um toque de limão;
  • Slogan focado em valores: KitKat - Faça uma pausa com KitKat;
  • Slogan com referências popular: Nestlé - Pare o mundo que eu quero Nestlé;
  • Slogan com público-alvo: Marisa - De mulher para mulher, Marisa;
  • Slogan de reconhecimento da marca: Guaraná Antartica - O Original do Brasil;
  • Slogan de promessa: Band-Aid - Cura 2 vezes mais rápido;
  • Slogan que evoque emoção: Batom - Compre batom, seu filho merece batom;
  • Slogan que incentiva ação: Close Up - Fale de perto com Close Up.

Conclusão: o que aprendemos?

Neste artigo vimos o que é um slogan, quais os benefícios de ter um e principais pontos para se atentar antes de começar a pensar na frase do seu e-commerce.

A frase de impacto pode aumentar suas vendas, ao estreitar e fidelizar relacionamentos com clientes.

Quando bem planejado, sua marca consegue reforçar seus valores, produtos e transmitir sua mensagem de forma rápida e eficiente.

Vale pontuar que campanhas de marketing também podem ter slogan, mesmo que não seja o oficial da marca.

Portanto, faça um brainstorming para criar várias opções, teste, e fique atento às observações feitas aqui. Com estas dicas, você terá o slogan perfeito para o seu e-commerce.

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Este texto foi escrito por João Barros.