Software de conciliação bancária: 5 motivos para usar na sua empresa

Por Ricardo Cici

O controle das movimentações financeiras é importantíssimo para o gerenciamento das mesmas.

A conciliação bancária se tornou uma ferramenta importantíssima para a gestão financeira dos negócios, tendo como seu principal objetivo a verificação do controle financeiro interno, comparando, analisando e conferindo se está de acordo com as movimentações bancárias da empresa.

A realização do controle sistemático das movimentações financeiras é extremamente importante.

Tarifas bancárias, recebimento de clientes, pagamento de fornecedores, empréstimos bancários, impostos e funcionários, e todos os demais tipos de entrada ou saída realizados pela empresa precisam ser registrados e controlados regularmente.

O uso do software de conciliação bancária possibilita um controle bancário eficaz, fazendo com que o saldo de controle interno seja exatamente igual ao saldo bancário da empresa.  

Apesar das diversas vantagens do uso do software de conciliação bancária, muitas empresas insistem em utilizar controles não automatizados, levando a diversos problemas de divergência e perda de informação.

Pensando nisso, buscamos responder as 5 perguntas mais pertinentes a respeito do uso e manutenção do software de conciliação bancária.

Além disso, separamos os 5 principais motivos para que você possa automatizar o sistema financeiro da sua empresa.

Diante das diversas vidas a respeito da implantação, administração e movimentação do software de conciliação bancária, resolvemos sanar algumas delas. 

Vamos lá? #ConfereAi!

 

Nova call to action

Neste post, você vai ver:

O que é conciliação bancária?

A conciliação bancária pode ser definida em poucas palavras: comparação entre o saldo de uma conta específica e os extratos bancários.

A aplicação da conciliação bancária permite que as empresas analisem todas as transações realizadas, verificando se existe alguma inconsistência entre os valores declarados e o saldo bancário.

Mais do que conferir a diferença entre os gastos e recebimentos, a conciliação bancária possibilita a comparação de todos os valores registrados pela empresa com os informados pelo banco.

Qual é o passo a passo da conciliação bancária?

Para realizar a conciliação bancária é muito simples:

Realizar o acompanhamento das transações bancárias conferindo os dados de lançamentos bancários diariamente;

Avaliar os lançamentos dos dados que devem ser alinhados, verificando se os valores estão corretos ou divergentes;

Detectar o problema conferindo a origem dos dados divergentes antes de definir a solução;

Solucionar o problema resolvendo cada questão de acordo com a gravidade do caso.

Como o software de conciliação bancária funciona?

Os softwares, em geral, são capazes de automatizar atividades que são essenciais para a organização, beneficiando o negócio.

Os sistemas oferecem serviços de integração, e a conciliação bancária é um deles.

Com ele, é possível trocar informações com o banco, automaticamente, acelerando o processo de comparação de dados, garantindo a entrega de resultados mais precisos.

Qual tipo de interação que a conciliação bancária realiza com os bancos?

O sistema de conciliação bancária importa extratos bancários em diversos formatos.

Com ele, é possível conciliar, automaticamente, todos os recebíveis em boletos, cartões, transferências e depósitos, facilitando a identificação de divergências.

Por que investir em um software de conciliação bancária? Quais as vantagens?

Além dos cálculos e projeções, os sistemas são capazes de realizar diversos tipos de relatório, comparativos, análises e informativos. Ágil e eficaz, a automatização do sistema faz com que as equipes economizem tempo e energia as operações.

Abaixo estão relacionadas algumas das vantagens oferecidas pelo software de conciliação bancária:

1ª - Emissão de boletos: o próprio sistema de gestão armazena os dados de venda e do computador, facilitando a emissão de boleto bancário;

2ª - Baixa de Boletos: com o sistema é possível baixar todas as duplicatas de uma só vez, por meio de troca e arquivos digitais entre o banco e o sistema;

3ª - Conferência de saldos: com o sistema é possível realizar o comparativo entre pagamentos e recebidos, por meio de troca de arquivos. Com isso, as empresas reduzem o tempo de conferência, além de levantar e fornecer informações mais seguras para análise.

4ª - Tratar as divergências: com o software de conciliação bancária é possível identificar e tratar as divergências para que a empresa tenha certeza de que todas as transações realizadas na conta corrente foram lançadas no sistema.

5ª - Fechamento de período: por meio do software é possível comprar o saldo do sistema com o extrato bancário, facilitando assim a comparação e conferência para fechamento do período. Com isso, fica impossível liquidar uma receita ou despesa com data retroativa à conciliação, dando mais segurança ao gestor em relação aos resultados dos processos realizados pelo departamento financeiro.

Quer saber mais sobre como fazer Conciliação Bancária na sua empresa?.

Agora que as suas dúvidas já foram esclarecidas, separamos os 5 principais motivos para implementar o uso do software de conciliação bancária na sua empresa.

 

Planilha Conciliacao Bancaria

Os 5 principais motivos para você aderir à Conciliação Bancária

1) Aumenta a produtividade dos colaboradores

O software garante total suporte e segurança no tráfego das informações. O sistema de coleta e alimentação de dados, não automatizado, faz com que a equipe sofra com desperdício de tempo, recursos e material humano. A automatização do processo de conciliação bancária faz com que os processos fiquem mais ágeis, objetivos e assertivos.

 

2) Melhora o controle das movimentações

Controle das movimentações e prevenção dos resultados de maneira rápida, prática e otimizada, com a automatização é possível realizar a conciliação bancária, identificando os lançamentos. Com isso, a empresa garante uma melhor gestão e garantia de uma receita ainda maior.

 

3) Autonomia para as equipes

Autonomia e efetividade para o departamento de finanças da empresa, o software de conciliação bancária garante confiabilidade e credibilidade dos resultados. A padronização dos dados agiliza a gestão financeira e evita a necessidade de suporte e apoio de equipes de TI.

 

4) Segurança financeira

Além dos diversos benefícios para o planejamento e conferência, o software de conciliação bancária possibilita a melhora e mantimento do planejamento financeiro da empresa, assegurando o lançamento detalhado para o fluxo de caixa, com o apoio de ferramentas, controle e previsão da situação financeira de maneira mais eficiente e segura.

 

5) Facilidade de uso

Prática e simples, a manipulação de dados pelo software viabiliza que os saldos sejam atualizados rapidamente.

Com isso, as possíveis divergências podem ser

Identificadas e reparadas em apenas alguns cliques.

Além disso, é possível solucionar e otimizar operações para que a equipe  possa focar em atividades com um maior grau de prioridade.

Agora você já entende muito mais sobre conciliação bancária e já sabe dos 5 principais motivos para automatizá-la através do uso de softwares dedicados a essa tarefa. O que está esperando? Conheça mais sobre a Confere e veja como podemos te auxiliar no controle financeiro da sua empresa, poupando tempo que seria gasto com diversas atividades rotineiras!

Nova call to action