Stories do Instagram: como ver, postar e usá-los com criatividade!

Por Miriam Barros

Os stories do Instagram são uma ferramenta poderosa para as marcas que apostam no e-commerce.

Quando usado com criatividade e dentro de uma estratégia de marketing digital, a famosa função da rede social pode te aproximar de seus clientes, alcançar outros públicos, além de impulsionar suas vendas online.

Neste artigo, apresentamos essa funcionalidade, suas vantagens e como você pode usá-la de modo inteligente para atrair novos leads e fidelizar seus seguidores do Instagram.

Acompanhe a leitura e não perca as 3 dicas bônus que preparamos para você aumentar visualizações e engajamento nos stories do Instagram de sua loja!

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O que são e como funcionam os stories do Instagram?

Os stories do Instagram são postagens temporárias que ficam no ar por 24 horas e que foram criadas para aumentar a interação entre os usuários.

Com este recurso, é possível postar fotos, vídeos, adicionar figurinhas, textos, entre outras diversos formatos de post para te ajudar a posicionar sua marca.

Graças ao seu modelo interativo, já em 2018 (2 anos após o lançamento da função), cerca de  400 milhões de pessoas usavam os stories diariamente.

Nesta onda de sucesso, a ferramenta ganhou novas possibilidades, o que a deixou ainda mais atrativa para perfis pessoais e empresas.

Neste sentido, acompanhar as atualizações dos stories do Instagram e dominar a funcionalidade são ações que podem trazer ótimos resultados também para uma loja online.

Vale salientar que o Instagram é uma das redes mais rentáveis para as empresas. 

De acordo com uma pesquisa realizada este ano, por exemplo, 82% dos usuários seguem perfis de marcas no Instagram.

Além disso, 52% das pessoas entrevistadas no levantamento disseram já ter comprado a partir de descobertas na plataforma.

Dito isso, utilizar os stories é mais um passo para turbinar as vendas da sua loja online e otimizar seu posicionamento no Instagram. 

Stories do Instagram: um passo a passo para o seu negócio

Como mencionamos, dado o volume de utilização e acesso, os stories são um recurso poderoso para atingir seu público-alvo. 

Através da funcionalidade, é possível ampliar o reconhecimento de sua marca, posicionar sua proposta de valor e atrair leads no início da jornada do cliente

É importante reforçar que, além do seu alcance orgânico, os anúncios via stories do Instagram são excelentes rotas para fortalecer suas estratégias de mídia paga.

Com tudo isso, selecionamos alguns passos que te ajudarão a gerar o máximo de resultados a partir dos stories do Instagram. 

 

Como ver e postar stories no Instagram

O Instagram posicionou os stories de maneira estratégica. Ao entrar na plataforma, você vê uma sequência de fotos em círculos no topo da tela.

Cada miniatura disposta ali representa uma postagem nos stories das pessoas e empresas que você segue. 

Para vê-los, basta clicar em cima de qual deseja e pronto!

As fotos e vídeos são transmitidos de maneira contínua até se concluírem todas as postagens ou você clicar no “x” no canto superior direito.

E as postagens têm o mesmo nível de facilidade! Dependendo do seu smartphone ou sistema operacional, haverá um ícone de câmera no canto superior esquerdo.

Ao clicar nele, o Instagram te dá a opção de fazer uma captura de imagem ou vídeo naquele momento.

Você também poderá postar uma mídia da galeria e incluir gifs e recursos animados para aumentar a interatividade das postagens.

Por fim, para verificar suas próprias postagens, clique na sua foto de perfil em círculo no canto superior esquerdo.

 

Como definir o melhor formato para os meus stories?

Para definir o melhor formato para os seus stories, primeiro você precisa se perguntar como gostaria de ser visto pela audiência.

Na perspectiva técnica, o formato ideal é na vertical, respeitando os limites de 1080 x 1920 pixels. Porém, tudo depende da sua proposta de postagem.

Lembre-se: o melhor formato é aquele que engaja a sua audiência! 

Neste sentido, estude os hábitos de navegação do seu público-alvo e não fuja da proposta de valor da empresa.

Faça testes com enquetes, fotos de produtos, imagens dos bastidores, etc., e veja quais cativam mais seus seguidores para incluí-los em um cronograma de postagens.

 

Como achar mockups para os meus stories?

A própria ferramenta de stories do Instagram já oferece diversas opções de mockup. Você poderá adicionar texto, gifs, mudar fontes, cores e desenhar na imagem.

Contudo, dependendo da sua proposta, estas opções podem ser simples demais. Para atender sua demanda, existem ferramentas gratuitas e intuitivas que você pode usar.

E, pelo menos no início da estratégia de marketing de sua loja, não será preciso investir valores altos ou ser um designer para postar stories criativos. 

O Canva, por exemplo, te oferece muitos recursos interessantes e gratuitos. A plataforma disponibiliza modelos prontos e temáticos que podem ser editados e personalizados tanto no browser quanto no mobile.

Outra ferramenta eficiente é o InShot para quem deseja postar vídeos. E isso porque, nos stories do Instagram, não é possível editar vídeos diretamente.

Este aplicativo te ajuda a ajustar o áudio, fazer cortes e outra série de funções. Além disso, sua interface é intuitiva e nele também é possível editar fotos.

 

Como salvar e fazer download de stories do Instagram?

Para salvar um vídeo ou imagem na sua galeria existem três caminhos:

  • A primeira é quando a mídia ainda não foi postada. Neste cenário, busque no canto superior esquerdo uma seta apontando para baixo e clique.
  • A segunda opção é via configurações. Ao abrir a câmera como se fosse fazer uma postagem, você pode observar uma engrenagem no canto superior esquerdo. Deslize a tela até encontrar a opção “salvar”. Após ativar a função, todas as mídias serão salvas automaticamente. 
  • A terceira alternativa pode ser feita depois do post. Observe que há três pontinhos no canto inferior direito. Eles abrem diversas opções, entre elas, salvar.

 

É possível postar links nos stories?

O famoso “arrasta para cima” é o sonho de toda marca e influencer. Esta chamada para ação (CTA) leva diretamente a pessoa para o link que você deseja.

Apesar de ser muito útil na divulgação de produtos, vídeos externos, site, no momento, esta função só é habilitada para perfis que possuem mais de 10 mil seguidores.

A boa notícia é que o Instagram está testando uma atualização em que o recurso dos links nos stories serão disponibilizados para mais usuários. 

Por hora, reforce as estratégias de marketing digital de sua marca para poder criar stories que levem diretamente a sua loja virtual!

O papel dos stories do no marketing digital de um e-commerce

Os stories do Instagram podem te aproximar da sua audiência e gerar mais leads. 

Como são postagens temporárias, uma boa estratégia é manter o feed em formato de catálogo e usar os stories para uma interação mais leve com os usuários.

Ao mostrar detalhes do produto, forma de produção, bastidores em geral, sua marca permite uma comunicação mais empática com os seguidores.

Consequentemente, esta interação mais dinâmica pode aumentar a identificação dos usuários com seu e-commerce, fazendo com que você fidelize e ganhe novos seguidores e clientes.

Mostrar depoimentos de clientes nos stories do Instagram é outra forma bacana de validar seu produto e trazer credibilidade para sua loja online.

Além da manutenção da relação da sua base de seguidores, por meio de marcações e hashtags, possivelmente seus stories serão compartilhados e alcançarão novas audiências.

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É possível fazer anúncios pelos stories?

Segundo o levantamento da Opinion Box citado no início, 54% dos consumidores acham os anúncios do Instagram bem direcionados e 34% afirmam ter comprado a partir dessas propagandas.

Neste sentido, por meio do Instagram Ads, você poderá fortalecer o marketing digital de sua loja em uma das redes que mais gera vendas no Brasil e no mundo.

A rede possui cinco formatos principais de anúncio:

Foto;

Vídeo;

Carrossel;

Coleção;

E os anúncios via Stories.

 

Além de um perfil empresarial, você também precisará ter uma conta no Facebook Business para criar e gerir seus anúncios no Instagram. 

A vantagem é que sua loja poderá criar anúncios conjuntos para o Facebook e Instagram, ampliando a capilaridade das campanhas pagas para seu e-commerce.

É possível vender produtos pelos stories da minha loja no Instagram?

Os stories poderão ser usados tanto para conversar com os seguidores, como para divulgar seu catálogo dos seus produtos.

Exponha o que você está vendendo, as formas de uso, depoimentos de quem já comprou. Tudo isso contribui para vender mais no Instagram.

Além disso, você poderá investir no Instagram Shopping (a famosa sacolinha do Instagram) para marcar produtos no stories e direcioná-los para o seu e-commerce. 

Para habilitar a sacolinha do Instagram, é preciso atender alguns critérios para ter acesso a essa ferramenta e começar a vender pela internet

Os requisitos são:

  • Foto do perfil tem que ser o logo da sua marca;
  • Ter um e-commerce com domínio próprio e no mínimo oito produtos cadastrados;
  • Associar a conta do Instagram à página do Facebook da sua loja;
  • Seguir todas as políticas da plataforma (não é permitida a venda de produtos como medicamentos, armas, produtos eróticos e drogas);
  • Somente produtos físicos podem ser vendidos na loja virtual;
  • Ter perfil totalmente profissional. Não devem ser postadas fotos pessoais na página; 
  • Ter o link do site da loja na bio do Instagram;
  • Ter pelo menos nove postagens para ativar a loja.

Caso você ainda não tenha um e-commerce, basta acessar a Confere Shop e criar sua loja virtual de graça em poucos minutos! Ela pode ser integrada ao Instagram e outras plataformas, como Facebook e Google Shopping e conta com diversos recursos para aumentar ainda mais suas vendas online.

Confira o vídeo que gravamos mostrando o passo a passo, do zero, de como integrar seu catálogo de produtos com a sacolinha do Instagram:

3 dicas para ter mais engajamento nos stories do Instagram

Agora que você sabe como funcionam os stories do Instagram, veja algumas técnicas para ganhar visualizações e deixar a audiência engajada.

 

#1. Seja criativo

Existem muitas empresas na internet com um objetivo principal: ganhar clientes. Ou seja, sua concorrência será alta e você precisará criar diferenciais para ganhar destaque.

Assim, exercite sua criatividade nos stories! Explore as opções, teste formatos e analise dados de engajamento dos seguidores até achar sua identidade de comunicação!

 

#2. Estude perfis de sucesso

Pesquisar o mercado, analisar a concorrência e perfis de sucesso no Instagram são excelentes práticas para ficar por dentro das tendências que estão atraindo seguidores na rede. 

Você poderá também buscar inspiração para os stories do seu Instagram, sem claro, renunciar a sua identidade ou copiar conteúdos sem autorização de outros perfis. 

Esse estudo trará vários insights para aplicar na sua página e o seu perfil mais bonito, visualmente atraente e com conteúdos interessantes para ganhar seguidores.

 

#3. Acessibilidade importa 

Cada vez mais, as discussões sobre acessibilidade digital ganham espaço no mercado.

Por isso, é importante pensar em como deixar sua página mais acessível. Lembre-se: todos usuários do Instagram são clientes em potencial e podem ter interesse nas suas postagens.

Para os stories, a melhor maneira de deixá-los acessíveis é legendando o que está sendo falado. 

Você também poderá abrir uma caixa de texto e descrever sua postagem, diminuindo as barreiras de navegação da rede. 

Conclusão

Como vimos no decorrer do artigo, o Instagram é um canal indispensável para o sucesso de sua loja virtual

E, nos stories, você tem uma funcionalidade prática e intuitiva que melhora a experiência dos seus seguidores. 

Busque ser criativo para ter nos stories do Instagram mais um caminho para o crescimento do seu e-commerce!

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Este texto foi escrito por João Barros.