Storytelling para Instagram: o que é e como fazer?

Por Miriam Barros

Já pensou em engajar seus seguidores através de histórias e narrativas incríveis? Para isso serve o storytelling no Instagram, ajudando sua loja a se destacar e encantar o público.

O storytelling é uma arte para envolver as pessoas com narrativas que tocam sentimentos e fazem sua marca se destacar no mercado.

Dentro do Instagram, é uma forma de criar novos e criativos conteúdos a ponto de engajar sua audiência, tornando sua marca mais visível e diferenciada no segmento.

Segundo o psicólogo Jerome Bruner, que liderou a chamada Revolução Cognitiva, as pessoas têm 20 vezes mais chances de se lembrarem de algo que ouviu em forma de uma narrativa elaborada.

Por isso, veja o que é storytelling no Instagram, como aplicar essa estratégia nos seus posts e as melhores práticas!

New call-to-action

O que é storytelling?

Storytelling é a arte de contar histórias. Ela vem do marketing de relacionamento, que diz respeito a comunicação do seu negócio com seu público de modo a reforçar sua marca e deixá-la em destaque diante a concorrência.

Então, é preciso fazer “recortes” nos momentos que representam sua marca, deixando isso disponível às pessoas que queiram saber mais sobre ela.

Por sua vez, aplicar a técnica de storytelling envolve construir um tipo de imaginário nas pessoas. E, quem a usa no marketing, é uma forma de persuadir as pessoas por meio da contação de histórias.

Por isso, adotar o storytelling no Instagram é uma forma de gerar uma conexão diferente com as pessoas e fazê-las engajar mais com a marca.

Por que usar essa técnica do storytelling no Instagram?

Fazer storytelling para Instagram costuma funcionar de modo muito eficiente e há motivos suficientes para isso.

Quando histórias são contadas na forma de storytelling, seus personagens costumam se revestir de uma forma empolgante e suas experiências e contos são mais ricos.

Com isso, a proposta da marca ou do produto se reforça, o que une ideias, conceitos, emoção, cores e tudo mais; e isso vira uma lembrança positiva para as pessoas.

O processo emocional da aplicação da storytelling acaba com o ceticismo e ajuda a despir as pessoas das considerações até então, racionais.

Outro ponto é que a forma antiga de se fazer propaganda funciona cada dia menos. Hoje, muita gente nunca quer olhar uma propaganda ou um folheto. Quem nunca se irritou com um anúncio no meio de um vídeo no YouTube?

Sem contar que está mais difícil uma pessoa abrir um email promocional. Então, a arte de contar história está se prolongando no tempo e continua surtindo bons resultados.

No Instagram há muitos “barulhos e ruídos”, então, ao envolver as pessoas com uma boa storytelling fica fácil chamar a atenção das mesmas, pois trata-se de uma abordagem em que o ser humano sempre vivenciou, desde que crianças.

Por fim, no Instagram há todo tipo de perfis publicando a todo momento e todo tipo de conteúdo e narrativas; e as pessoas estão cheias de receberem “mais do mesmo”. 

Assim, é preciso reconhecer o que realmente chama a atenção das pessoas. Outras vantagens de utilizar o storytelling na sua estratégia são:

 

Ajuda a humanizar sua marca

As pessoas engajam mais com a marca quando sabem que quando por trás dos produtos e serviços existem pessoas envolvidas e mais humanidade.

Por exemplo, têm marcas como a Magazine Luiza, que usam  como brand uma persona feminina, que faz uma comunicação como se fosse uma amiga do público.

Ao compartilhar com as pessoas parte de sua rotina, seu dia a dia e sua equipe, isso deixa as pessoas que te acompanham mais conectadas com sua marca, o que é muito positivo.

 

Gera engajamento

Acontece que muitos consumidores não dão mais a mínima para o que as marcas prometem na forma de publicidade e marketing puro. 

O que interessa a eles é como se sentem em relação aos padrões de nossa sociedade e que estão envolvidos na promessa da marca.

Então, ao deixar de explorar uma parte do marketing que é maçante e chato, e aplicando o storytelling, é possível envolver mais as pessoas e gerar mais engajamento no Instagram.

 

Exploração das emoções

O storytelling é uma forma de explorar alguma emoção nas pessoas. Elabore publicações que, de fato, se conectem com seu público.

Isso pode ser feito pelos Stories do Instagram que contam uma história.

Ao usar os Stories para sua técnica de storytelling, crie gatilhos mentais que de alguma forma instigue as pessoas, tocando na curiosidade, na felicidade, na urgência ou necessidade, por exemplo.

Isso aumenta a vontade das pessoas em adquirir seus produtos ou serviços, por exemplo.

 

Cria valor para a loja

O storytelling no Instagram é uma opção que vai além da criação de leads ou de vendas, mas é possível usar essa técnica para gerar valor para as pessoas na rede social.

Assim, elas vão lembrar de você quando precisar adquirir uma solução que você oferece.

Com o storytelling é possível criar conteúdos mais surpreendentes e educativos que ajudem sua audiência em algum aspecto.

Como usar o storytelling no Instagram?

Vamos ver como montar uma estratégia de storytelling para Instagram?

 

1. Crie uma narrativa nos seus posts

Pense numa boa narrativa para seus posts no Instagram. Isso ajuda a deixar as ideias em forma de roteiro, como início, meio, clímax e fim.

Pense que é preciso mexer com a imaginação das pessoas, como se levassem elas para uma viagem.

Por isso, conheça bem seu público, pois isso ajuda a pensar nas preferências dele e saber quais os conteúdos mais interessantes para ele.

Numa boa narrativa, que tal contar qual roupa irá usar em certo dia e porquê? Isso ajuda a criar uma conexão poderosa com as pessoas no Instagram. Ainda mais se feito isso pelos Stories.

 

2. Utilize o storytelling nos vídeos

O storytelling para Instagram ainda fica mais interessante se feito por meio de vídeos. No caso dos vídeos, eles ajudam a aproximar mais você das pessoas, ajudando no processo de identificação de sua audiência com sua proposta.

Sabe aquele dizer que uma imagem vale mais que mil palavras? Pois é, os vídeos realmente valem mais e cativam muito mais vezes do que uma simples imagem.

Você já pensou em filmar e mostrar uma mudança que está fazendo em seu ambiente de trabalho, ou alguma novidade ou lançamento que pretende fazer? Os vídeos são recursos poderosos para isso.

 

3. Utilize memes

Os memes funcionam muito e você pode usar eles no Reels e Feed. São ótimos recursos de storytelling, pois permitem que você se conecte com as pessoas usando o humor, o que gera mais identificação.

Para isso, pense nos desafios ou dores de sua audiência e crie seus memes, é uma forma de fazer storytelling para Instagram de um modo divertido e isso é muito importante para sua marca.

 

4. Conte a sua história

Que tal contar sua história? Isso pode ser feito no Feed, IGTV ou Stories. Conte sobre como começou na sua área, o que o motivou, as dificuldades passadas etc.

Isso tudo ajuda as pessoas a se identificarem com você. E traz ainda grande engajamento para seu perfil no Instagram.

 

5. Foque nas emoções

As pessoas são seres emocionais por natureza. Então, pense em mensagens e histórias envolventes que prendam a atenção do seu público, mas que ao mesmo tempo, toque em suas emoções.

Isso faz eles quererem permanecer com você por mais tempo na sua rede social.

 

6. Crie um diálogo com o público

Você, através do perfil de sua persona, pode criar um diálogo diário com seu público. Isso surte muito mais efeito do que apenas postar imagens “frias” no feed, por exemplo.

Sabendo disso, diariamente, você ou sua equipe pode aparecer para seus seguidores e gerar um diálogo, mostrando uma curiosidade, uma novidade, algo que esteja preparando e que sua audiência possa gostar.

Gerar esse diálogo aproxima as pessoas de sua marca, gera expectativas positivas e aumenta muito seu engajamento no Instagram.

 

7. Não fuja de polêmicas

As polêmicas geram grande engajamento para seu perfil, então, não fuja delas. Mas tente estar envolvido de uma forma mais saudável.

Como sabemos, as pessoas gostam e não ficam de fora de uma boa polêmica. Por isso, pesquise a respeito e se envolva, dê sua opinião.

O importante é não ficar de fora, claro, mas sempre com um posicionamento mais positivo sobre a questão.

 

8. Crie sua jornada do herói

Uma jornada de herói, pode ser vista como uma estrutura para contar histórias, que surgiu com Joseph Campbell, através de uma obra chamada de Herói e Mil Faces.

Esse autor analisa diversas histórias e há nelas um tipo de técnica comum com lendas, fábulas e mitos históricos. Ele passa então por um tipo de mudança gradativa, até se tornar um herói; ele foi reconhecido como um sucesso na construção de histórias.

Isso fez as pessoas acharem pontos de identificação com ele.

Então, você também pode criar sua jornada de herói com base em seus valores, propósitos do negócio, essência de sua marca e sua personalidade.

 

9. Inspire-se

As inspirações podem vir de diversos lugares: concorrentes, empresas e pessoas que você admira, um post que surgiu no seu feed, etc. É essencial absorver e entender como adaptar para o seu negócio.

Sempre estamos ouvindo histórias e narrativas, principalmente por conta da publicidade. Por exemplo, na campanha de dia dos pais, com certeza você viu algum anúncio com uma história legal.

Procure o máximo de referências possíveis e veja como o storytelling foi aplicado naquele contexto. Com o tempo, você irá entender mais sobre o assunto!

Nova call to action

Conclusão

Agora que você conhece todas essas técnicas e inspirações, que tal começar a colocar em prática? Um conjunto de ações bem elaboradas, com base nas recomendações acima, com certeza, será muito eficaz para sua marca. 

Como falamos acima, uma das maneiras mais eficientes de aplicar no storytelling no Instagram é através do Reels. Aprenda neste artigo como utilizar o Reels e ações estratégicas para aproveitá-lo ao máximo!

New call-to-actionEste texto foi escrito por Luiza Cristina Sousa.