Sustentabilidade: Aplique essa ideia na sua empresa

Por Miriam Barros

Nas empresas, um dos maiores gastos mensais é o com eletricidade! Isso porque são muitos componentes ligados simultaneamente, utilizando energia constantemente. Uma alternativa não apenas para redução de gastos, como também, por uma questão de sustentabilidade é a utilização da energia solar! 

Toda energia conseguida por meio da luz e calor emitidos pelo sol recebe o nome de energia solar, e seu sistema de captação permite que sejam utilizados geradores de energia elétrica próprios, reduzindo bruscamente gastos com eletricidade.

A energia solar é uma fonte de energia sustentável e renovável, e sua captação pode ser realizada por meio de variadas técnicas, como painéis de energia fotovoltaica e  usinas heliotérmicas.

Pensando nisso preparamos este conteúdo para falar dessa energia que pode ser considerada, além de limpa, uma das alternativas mais promissoras de fonte energética. Para entender mais sobre como é feita essa captação, acompanhe os próximos tópicos: 

Nova call to action

Entenda o funcionamento da produção de energia 

Para que entenda como a energia solar é gerada, saiba que existem certos componentes para realizar esse serviço. A placa de energia solar é uma das principais, pois é a responsável pela captação dos raios solares. 

Nesse processo de captação é utilizado um vidro temperado, com a função de refletir menos e deixar o máximo de luz passar através dele. 

Fora isso, é colocado um filme para proteger o material contra o envelhecimento causado pelos raios UV (ultravioleta), altas temperaturas e umidade. Isso garante a durabilidade do produto. 

As molduras do painel são feitas de alumínio visando garantir a integridade do produto. Ela traz segurança para que na hora da instalação o painel não trinque ou seja danificado de alguma forma. 

Em comparação a todas as fontes de energia existentes, a eletricidade conseguida com a luz do sol é considerada inesgotável do ponto de vista humano.

Para diversos ramos de atuação, pense na quantidade de energia elétrica que pode ser economizada! Além de não precisar se preocupar com a locação de geradores, o filtro de ar industrial, por exemplo, pode usar essa energia para se manter ativo.

Quais os tipos de energia solar existentes

Podemos dizer que a energia solar é a conversão dos raios solares em energia elétrica, e é um processo que requer certos aparelhos e técnicas. Em geral são utilizados dois sistemas, e são eles: fotovoltaico e heliotérmico.

 

Energia heliotérmica 

O sistema heliotérmico transforma os raios do sol em calor, e funciona geralmente como um aquecedor de água nas residências ou hotéis. Para isso, são utilizados painéis que refletem a luz solar e o concentram em um receptor específico. 

O receptor é formado por um líquido, que é responsável pelo armazenamento do calor, aquecendo a água e produzindo vapor. Em usinas, por exemplo, esse vapor é responsável por movimentar turbinas e acionar geradores que produzem energia elétrica.

 

Energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é a conversão da radiação em energia elétrica. Ela é realizada por células chamadas de fotovoltaicas, normalmente compostas por silício. 

Formado por painéis, equipamentos elétricos e módulos, o sistema fotovoltaico não depende de um ambiente com um alto nível de radiação para funcionar, porém, a quantidade de energia depende das nuvens. Ou seja, quanto menos nuvens, maior a produção de eletricidade.

Utilize energia solar na sua empresa

Como vimos ao longo deste conteúdo, a energia solar é considerada uma fonte renovável de energia, e por ser abastecida pelo sol. isso faz dela uma fonte de energia inesgotável! 

Existem dois tipos de energia solar, e são elas a fotovoltaica e a heliotérmica. Cada uma tem uma função, no entanto, sua captação e fonte de energia no fim das contas acaba sendo a mesma: o sol.

Essa fonte de energia renovável é uma alternativa tanto para empresas quanto algumas residências, que com certo planejamento, elimina uma despesa com energia elétrica todos os meses.

Além do fato de ser mais agradável ao meio ambiente, utilizar a energia solar pode ser uma solução para quem deseja economizar com eletricidade, melhorando até a imagem da sua empresa e mostrando a importância da sustentabilidade.

Nova call to action

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, produtor de conteúdo do Soluções Industriais