Afinal, existe diferença entre taxa flex e antecipação de recebíveis?

Por Miriam Barros

Muito se fala em antecipação de recebíveis ultimamente. Como tentativa de tentar ficar à frente dos concorrentes no mercado, muitas operadoras passaram a "zerar" a taxa de antecipação. Mas será que essa taxa é realmente ZERO?

A verdade é que, se você decidiu empreender e está começando a pesquisar sobre quais são as maquininhas que existem no mercado, você vai se deparar com sites com tanta, mas tanta informação... Que, no fim das contas, não possuem clareza em informação nenhuma.

Em uma página, você se depara com uma taxa.

Na outra, a mesma taxa com um asterisco que mostra as condições para aquela taxa, em letras minúsculas quase invisíveis a olho nu.

Na outra, condições "imperdíveis" de taxa zero, mas com asteriscos que mostram que ela não é tão zero assim. E por aí vai...

Nós da Confere acreditamos que esse não é o cenário que o empreendedor merece enxergar. Ele merece transparência e, acima de tudo, respeito.

Pensando nisso, vamos falar um pouco sobre a "Taxa Flex", oferecida pela Rede, e falar da diferença entre essa modalidade e a antecipação comum de recebíveis.

Nova call to action

Antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é, resumidamente, antecipar quantias a receber de vendas a crédito.

Sabemos que, na modalidade padrão, vendas a crédito entram na conta bancária em 30 dias.

Algumas operadoras, contudo, oferecem recebimento em 1-2 dias. Neste caso, já se configura como antecipação de recebíveis. Porém, muitas operadoras não utilizam esse termo, justamente por ser difundido como algo, em muitos casos, negativo devido às taxas abusivas para antecipar.

A verdade é que muitos empreendedores sequer conhecem este termo e se baseiam nas informações que encontram de forma aberta nos sites das operadoras. O problema é que, como falamos acima, essas informações muitas vezes são rasas e pouco transparentes.

Escrevemos anteriormente, aqui em nosso blog, um texto que explica como é realizado o cálculo de antecipação de recebíveis. Caso queira entender, vale a leitura!

Taxa flex

Nesta parte do artigo, vamos falar exatamente de acordo com o que é dito no site da Rede.

"Dinheiro em caixa para fazer seu negócio crescer" - é o primeiro texto em que nos deparamos ao tentar entender o que é a taxa flex. Em seguida, um argumento que explicita, exatamente, o que é feito com a antecipação: receba suas vendas à crédito em até 2 dias úteis.

As promessas são muito tentadoras: fluxo de caixa para investir no negócio, contratação rápida, sem taxa de adesão e tudo mais.

Porém, ao checarmos as taxas apresentadas no site, vemos que a única vantagem em receber pelo banco Itaú é não pagar taxa de crédito à vista.

Quando se iniciam as parcelas, a lógica é idêntica a de antecipação. As taxas são: 2x - 3,98%, 3x - 5,97%, 4x - 7,96%, 5x - 9,95%, 6x - 11,94%, 7x - 13,93%, 8x - 15,92%, 9x - 17,91%, 10x - 19,90%, 11x - 21,89% e 12x - 23,88%.

A taxa flex, neste caso, se configura como uma antecipação automática promovida pela Rede. Não é diferente nem tem grandes vantagens em relação a antecipação avulsa. A diferença é que ela é constante, e não se aplica a somente algumas vendas.

Antecipação avulsa

Da mesma forma que acontece com a taxa flex, a antecipação avulsa faz com que o lojista receba em até 2 dias as suas vendas a crédito.

Isso garante que ele tenha controle de quando vai receber suas vendas. Mas, alertamos que essa não é a única forma de ter controle de seus recebimentos.

Investindo em ferramentas que automatizam o controle financeiro da sua empresa, você pode ter essa noção sem precisar antecipar suas vendas e pagar taxas exorbitantes para tal. É tudo uma questão de planejamento financeiro.

Voltando à antecipação avulsa, a principal diferença dela entre a taxa flex é que ela não é automática: você escolhe quando e quanto das suas vendas deseja antecipar. Na taxa flex, é tudo antecipado.

Para realizar a antecipação avulsa pela rede, o cliente prcisa acessar o site da Rede com o seu login e escolher a opção "antecipação de vendas" no menu de serviços. Em seguida, ele deve digitar o valor que deseja antecipar.

De acordo com os pacotes de recebimento, o cliente verá as opções de antecipação próximas ao valor desejado. Caso ele priorize vendas a curto prazo, pode alcançar as menores taxas.

Essas taxas são variáveis em relação aos prazos de recebimento das vendas do pacote. Quanto maior o prazo, maior a taxa.

Conclusão

No fim das contas, taxa flex e antecipação avulsa tratam do mesmo serviço: antecipação de recebíveis.

Já escrevemos aqui em nosso blog como funciona a antecipação e sempre encorajamos o empreendedor a avaliar se é realmente necessário antecipar, pois muitas vezes as taxas são tão abusivas que atingem quase 50% do valor de suas vendas.

Aconselhamos esse tipo de serviço para casos específicos, em que seja NECESSÁRIO obter capital de giro para manutenção do fluxo de caixa da empresa.

Caso a antecipação vá garantir o funcionamento dos processos internos da empresa, ela deve ser cogitada.

Caso não seja necessário, é bom repensar se vale a pena antecipar vendas, pois a perda de dinheiro é grande nestes casos.

É importante ficar atento às taxas acordadas com as operadoras, pois é muito comum que estas modifiquem certas modalidades de recebimento sem comunicar o cliente e, quando este percebe que está sendo lesado, muitas vezes não consegue recuperar o dinheiro perdido.

Para isso, utilize ferramentas que auxiliam no controle de taxas aplicadas pelas operadoras em cima de cada venda. Veja como funciona o cadastro de taxas na plataforma Confere:

 

Dessa forma, fica muito mais fácil de controlar as taxas cobradas por operadoras e tomar decisões assertivas a tempo! Conheça outras funcionalidades que a Confere oferece para melhorar ainda mais o seu controle financeiro assistindo as demonstrações de nossa plataforma!

Nova call to action