Taxas das operadoras de maquininhas: Como evitar uma cobrança indevida?

Por Miriam Barros

Algumas empresas possuem ótimos produtos para venda, mas acabam perdendo clientes por não possuírem formas de pagamento que sejam acessíveis. Com a criação do Pix, ficou muito mais fácil e prático vender e comprar.

Para ter um negócio que venda bastante, em lojas físicas e virtuais, é preciso que tenham bons recursos para isso e isso inclui ter maquininhas que passem todos os tipos de cartão.

Algumas pessoas usam as lojas virtuais para fazer compras em sites de itens como a batedeira industrial, pois necessitam para usar urgente, e fazem a retirada nas lojas físicas. Ter opções de pagamento deste tipo podem ser vantajosas não apenas para quem compra, mas também para quem vende.

A importância do cartão de crédito e débito para os negócios

O cartão tem se tornado a principal forma de pagamento, isso porque as pessoas utilizam as cédulas cada vez menos. Usá-los pode aumentar a segurança e a perda de dinheiro. O cartão de crédito tem sido o mais usado para movimentações bancárias, então é preciso ter cuidado quando for usar ele, já que muitas pessoas acabam se descontrolando.

A praticidade no uso de cartões é um dos fatores que o mantém como maior método de pagamento a ser utilizado, visto que eles eliminam a necessidade de ter que recorrer a um caixa eletrônico para realizar saques. Sem falar que caso seja perdido ou roubado, facilmente pode ser cancelado e solicitada uma nova via.

Alguns estabelecimentos oferecem descontos à vista, imagine que você necessite de junta rotativa e no ato da compra, a empresa fala que se você não parcelar o pagamento, não terá juros. Isso pode ocorrer devido às taxas cobradas pelas maquininhas.

Como usar as maquininhas e evitar cobranças indevidas

Antes de falarmos sobre as cobranças de taxas das operadoras de maquininhas, precisamos entender como elas funcionam. Quando realizamos uma compra no cartão, tanto no débito quanto no crédito, várias organizações são acionadas para autorizar a operação e cada uma delas possui uma tarifa que varia de acordo com a sua bandeira.

É de extrema importância que seja conferida suas vendas que foram realizadas através das maquininhas, por isso, ter uma pessoa em seu negócio que faça toda conferência, é essencial. Afinal, pode ocorrer algumas divergências no momento da cobrança de taxa que as operadoras cobram, devido suas movimentações constantes.

Para o empreendedor, essa forma de pagamento demora a fazer com que ele receba o valor, isso porque no débito, a quantia só entrará disponível no dia seguinte. Quando feita a venda no crédito, ela apenas entrará no 28º dia após o pagamento. Isso mesmo, demora muito mais. Agora, quando a compra é parcelada, o vendedor receberá a primeira parcela no 28º dia e as próximas com intervalos de 30 dias.

Um exemplo a ser usado é, se você oferece transformador de solda e o pagamento for em dinheiro, o valor entrará em seu caixa instantaneamente. Então, em relação a ter um fluxo de caixa ativo todos os dias, é melhor, mas pensando em segurança, facilidade e comodidade, ter uma maquininha é mais vantajoso.

Faça a análise de quais operadoras se enquadram na sua necessidade de acordo com as taxas cobradas por elas, e identifique se seu negócio possui uma grande utilização de pagamentos via cartões.

 


Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.