As forças da tecnologia no período pós pandemia

Por Miriam Barros

Para a maioria das pessoas e empresas, muita coisa mudou até agora diante da pandemia do Covid-19.

E não estamos nos referindo apenas a quarentena ou no inesperado uso se máscara em quase todos os momentos.

Mas sim, a crise causada pelo novo coronavírus será um divisor de águas, mudando a forma como utilizamos a tecnologia e as facilidades à nossa volta.

Um exemplo dessa mudança foi a adesão ao modelo de trabalho Home Office como forma de evitar aglomerações e combater o vírus.

Empresas de arara de parede, escritórios de advocacia, entre outros diversos segmentos começaram a seguir esse modelo para continuarem atuando mesmo na crise.

Além disso, o crescimento do e-commerce e do entretenimento online também cresceram espontaneamente desde o surgimento da quarentena.

Isso mostra como a tecnologia ganhou forças no período da pandemia. No entanto, o que podemos esperar para o pós pandemia?

Neste post, veja quais serão as principais tendências tecnológicas que podem revolucionar o mercado após o fim do novo coronavírus.Quer saber mais sobre isso? Então continue nos acompanhando! Vamos lá?

Loja online Confere SHOP

Inteligência Artificial 

A inteligência artificial já é um conceito tecnológico amplamente utilizado para simplificar os processos de pessoas e empresas.

Também conhecido como IA, a inteligência artificial busca criar mecanismos que sejam capazes de raciocinar, prever tendências, solucionar problemas e realizar uma série de tarefas operacionais, como a produção de circuito impresso, entre outros.

E um dos estudos mais abordados de IA diz respeito à previsão de novas crises. o diretor de desenvolvimento da Senior Sistemas, Carlos Valle, afirma:

“Ao longo do tempo, por exemplo, podemos ter outras pandemias como essa. Como se precaver e pensar em alternativas antes do problema acontecer?

Como lidar com este volume absurdo de dados, estratificar, analisar, compreender e traçar cenários de maneira rápida e assertiva? A IA está aí para contribuir com isso”

Nova call to action

Transformação digital

Desde antes do surgimento do Covid-19, a transformação já era muito presente na vida de todos. Já com a pandemia, houve ainda mais necessidade de utilizar a tecnologia para migrar para o digital.

“A capacidade de se adaptar rapidamente, de mudar passa a ser o elemento essencial e, neste contexto, não é possível prescindir da tecnologia.” explica Valle.

Ou seja, se antes a transformação digital já era importante, agora e após a pandemia, ela se tornará fundamental para a sobrevivência dos negócios.

Planilhas

Home office

Por fim, mais uma tendência para o pós pandemia é o home office. Afinal, para as empresas que adotaram esse modelo, é possível encontrar diversas vantagens, como:

  • Aumento na satisfação geral dos colaboradores;
  • Contratação de melhores talentos no mercado, mesmo que estejam em outra cidade;
  • Redução de custos operacionais;
  • Auxílio de ferramentas tecnológicas para simplificar processos; entre outros.

Até mesmo para comércios e restaurantes, como lojas de calhas e rufos, por exemplo, é possível aderir ao home office junto a um sistema de delivery e, dessa forma, conseguir um público muito maior.

Agora que você já sabe quais são as forças da tecnologia no período pós pandemia, o que acha de investir em alguma delas e antecipar suas estratégias para ter sucesso?

New call-to-action

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.