A revolução da tecnologia no setor industrial

Por Miriam Barros

As constantes inovações tecnológicas precisam fazer parte da rotina de todas as indústrias. Para que possa crescer no mercado e se destacar no setor, é necessário otimizar os processos e mantê-los atualizados. 

Em meio à isso, a chamada Indústria 4.0 surgiu. O termo é usado para descrever a tecnologia como a principal forma de automatizar tarefas e armazenar dados, melhorando certos processos industriais específicos.  

Aproximadamente 85% dos negócios consegue ver o potencial da indústria 4.0, segundo pesquisa feita pela Certsys em 2018.

Foi pensando nisso que preparamos este conteúdo para entender como a indústria 4.0 impacta o setor industrial. Confira! 

Demonstração Confere

Entenda as vantagens da tecnologia aplicada na indústria 

Com o auxílio das tecnologias, boa parte dos processos industriais podem ser realizados com maior rapidez, reduzindo o tempo perdido e aumentando a produtividade da indústria. 

Além disso, as máquinas passam a operar por um comando prévio. Ou seja, o sistema pode tomar decisões de acordo com as necessidades da produção, para acelerar ou diminuir o ritmo. 

Para serviços mais técnicos, como a manutenção de chiller, a análise precisa ser mais detalhada e depende de trabalho humano. No entanto, em muitos serviços as máquinas fazem boa parte do processo, como o serviço de uma estação de tratamento de efluentes

Além disso, as novas tecnologias tem a intenção de armazenar, processar e proteger um volume grande de informações.

Essa ação traz mais segurança para a sua empresa, pois com o armazenamento remoto de dados nas nuvens, as informações ficam mais seguras e não correm o risco de serem corrompidas.

Ranking maquininhas Confere

Entenda o que é indústria 4.0

Conhecida também como quarta revolução industrial, a indústria 4.0 envolve a tecnologia criada nos últimos anos, aplicando-a na indústria e gerando mais lucro à empresa.

É possível entender que conectar as máquinas e integrar os sistemas cria redes inteligentes na linha de produção. Com isso, é possível controlar as ações da produção de maneira precisa mesmo que remotamente. 

Isso significa que as indústrias aliadas a tecnologia poderão ter autonomia em um dado momento, possibilitando agendar manutenções, antecipar falhas e adaptar mudanças ocorridas na produção. 

Isso graças aos sistemas de inteligência artificial, que robotizam tanto o trabalho braçal quanto algumas decisões técnicas.

Assim como os componentes são melhorados, como a aplicação para revestimento de cilindros para que tenham novas funções, a tecnologia melhora os serviços. 

Saiba como usar a tecnologia e se destacar no mercado

Como vimos ao longo deste conteúdo, a competitividade empresarial faz com que a inovação seja sempre necessária para uma companhia se consolidar no mercado. 

Pois uma empresa precisa entender que se optar por não acompanhar a tecnologia, a concorrência fará isso, e ela será ultrapassada. 

Se usada corretamente, a tecnologia altera todos os processos industriais e possibilita que sua empresa cresça no mesmo ritmo que a em que ela avança. Esse cuidado aumenta a produtividade e o fluxo da indústria. 

Com isso, é possível otimizar os processos internos e alcançar o seu público massivamente,  aumentando as vendas e consequentemente o lucro da sua empresa.

Esse conteúdo foi escrito pela assessoria do Soluções Industriais em parceria com o blog Confere.

Nova call to action