Teste: descubra as características e se você tem perfil empreendedor!

Por Miriam Barros

Quem nunca pensou em ter seu próprio negócio, não é mesmo? Mas um questionamento que sempre surge é: será que possuo perfil empreendedor?

Com o avanço do empreendedorismo no Brasil, se torna cada vez mais comum pensar em desbravar um caminho de autonomia, mesmo com responsabilidades multiplicadas.

Segundo  dados do Ministério da Economia, o país registrou recorde de novas empresas abertas em 2020, um aumento de 8,4% em comparação a 2019.

Esse crescimento expressivo foi, em grande parte, motivado pela  pandemia do coronavírus que restringiu muitas atividades, mas impulsionou a expansão dos negócios digitais.

Se você também quer aproveitar essa onda de expansão para investir em um negócio próprio, mas não sabe se possui o perfil necessário para essa empreitada, vamos te ajudar listando a seguir as características indispensáveis a um empreendedor.

Também preparamos uma lista com três testes para avaliar seus pontos fortes antes da abertura de uma empresa.

Confiram!

Loja online gratuita Confere Shop

As características principais de um empreendedor de sucesso

Ainda que não exista um perfil único de empreendedor com características fixas, é importante salientar algumas qualidades fundamentais para quem busca se tornar empresário.

Muitos já nascem com uma evidente veia empreendedora e os atributos que citaremos a seguir, mas não desanime se esse não for o seu caso.

É importante saber que, mesmo se você não possuir algumas dessas características, é possível desenvolvê-las. 

 

Resiliência diante de desafios

Saiba que o caminho do empreendedorismo tem suas peculiaridades e obstáculos, muitas vezes inesperados. Nesse sentido, é preciso manter-se firme diante dessas possíveis eventualidades.

Ter resiliência e tolerância enquanto tenta encontrar soluções rápidas para os desafios que podem surgir são predicados essenciais para o compor o perfil empreendedor.

Em outras palavras, ao encarar imprevistos de forma calma e confiante, você evita atitudes precipitadas e consegue ser mais assertivo na tomada de decisões.

 

Estar sempre aberto ao novo

Ser um administrador de sucesso compreende estar sempre atualizado e aberto às novas tendências de mercado e aos assuntos que são pertinentes a seu público-alvo.

Por isso, um bom empreendedor está sempre buscando se atualizar sobre o segmento em que atua, ficando a par de tudo que envolve sua área.

Além disso, é também essencial ter conhecimento de tudo que envolve esferas importantes para os negócios como gestão, finanças e marketing.

Para tanto, uma dica é buscar cursos especializados. Se você tem interesse em investir no e-commerce, por exemplo, confira uma lista que preparamos para você.

 

Interesse por vendas

Empreender é saber vender, e muito mais além do que apenas vender seus produtos ou serviços, é preciso vender ideias e valores.

A habilidade de vendas está diretamente ligada à capacidade de negociar, que faz parte do dia a dia de qualquer empreendedor com perfil de sucesso. 

Em dado momento estará assegurando a estabilidade da sua empresa para conquistar crédito em algum banco, em outro, estará promovendo propostas e metas para funcionários.

Ademais, contar com uma estratégia comercial é determinante para qualquer negócio, assim como a mentalidade de vendedor guiado por metas de crescimento.

Essa perspectiva de vendas estratégicas deve estar no radar de um bom empreendedor, assim, trabalhe a persuasão para fortalecer seu perfil no mundo dos negócios.

 

Espírito de equipe

Outra ideia importante de se ter em mente é a de que não se constrói um empreendimento sozinho.

Cada setor de uma empresa é formado por pessoas e elas são essenciais para o bom funcionamento da organização.

Portanto, saber integrar e inspirar a equipe melhora o clima organizacional e os resultados se tornam mais satisfatórios.

Além disso, reconhecer o valor de cada funcionário e saber delegar funções são atributos do perfil empreendedor que dão vida própria a uma empresa.

 

Liderança

Já que estamos falando do espírito de equipe, sabemos que todo grupo tem sua liderança e é ela que define os caminhos a serem trilhados.

Independentemente de quem ocupa o cargo de líder, quem rege uma equipe são os profissionais que têm capacidade de inspirar e motivar os outros.

Com isso em mente, o empreendedor deve se ater às necessidades de sua equipe, saber ouvir e compreender o que cada um pensa e precisa.

Só assim é possível inspirar confiança e estimular o empenho de cada um na direção apontada por você.

 

Foco em resultados

Outro ponto importante é a capacidade de focar em resultados. O empreendedor deve ter muito claro seus objetivos e estratégias para alcançá-los.

Isso demanda grande capacidade de planejamento e atitude visionária. Afinal, o líder sempre possui uma ideia e cria meios para atingi-la.

Daí a necessidade de não perder de vista a motivação inicial e guiar todas as ações da empresa em prol dos resultados pretendidos.

 

Reconhecer boas oportunidades

Com grande capacidade visionária, o empreendedor deve saber onde estão as melhores oportunidades e conseguir enxergá-las nas circunstâncias menos óbvias.

Portanto, o perfil empreendedor exige um grande discernimento quanto a oportunidades. Muitas vezes onde todos enxergam um problema, há uma ocasião de inovação e ganho.

É esse olhar idealista e tático que multiplicará os caminhos de crescimento da empresa e que vai alavancar o negócio a patamares mais altos.

Nova call to action

3 testes para descobrir se você tem perfil empreendedor

Algo extremamente importante para quem pensa em dar início a qualquer tipo de empreitada é o autoconhecimento.

Saber seus pontos fortes e oportunidades de melhoria é o início de um bom planejamento para o crescimento no universo empresarial

Por isso listamos três testes que vão aclarar sua visão sobre o assunto e indicar se você possui o perfil empreendedor.

 

Teste Portal Administradores: você possui perfil empreendedor?

Com um questionário desenvolvido pela ACEB, o portal Administradores traz perguntas que vão avaliar sua predisposição para encarar os desafios do empreendedorismo.

Faça agora o  teste e descubra se possui o que é imprescindível para se tornar dono de seu próprio negócio.

 

Teste G1: você tem perfil empreendedor?

O portal G1 trouxe um  quiz, elaborado com a ajuda do empresário Rodrigo Ramos, que vai te auxiliar a descobrir se você leva jeito para o mundo dos negócios.

Incluindo perguntas sobre seu dia a dia e como você encara situações corriqueiras, esse teste pode ser o primeiro passo antes de iniciar sua empreitada no mercado.

 

Teste BBC: você teria sucesso como empreendedor?

Neste teste da BBC Brasil você pode avaliar seu perfil com questões que abordam desde a forma como você lida com finanças até sua capacidade de encarar obstáculos.

Tenha em mente que esses testes são úteis para avaliar seu perfil e descobrir como aprimorar as qualidades necessárias para se tornar um empreendedor.

Bônus: 5 livros para reforçar seu espírito empreendedor

Caso sinta-se pronto para iniciar essa jornada, leve em conta que um bom empreendedor está sempre buscando novos conhecimentos.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas de livros para você dar um up nesse processo e começar sua jornada atualizando seus skills em diferentes áreas.

 

7 Hábitos das pessoas altamente eficazes

Como empreendedor, você deve conhecer os hábitos que determinam sua vitória ou insucesso. Já sabe quais hábitos mudar e em quais focar?

Em "7 Hábitos das pessoas altamente eficazes”, Stephen Covey traz dicas para que o líder seja capaz de aprimorar sua personalidade.

Além disso, dá conselhos para criar objetivos alcançáveis, atuar melhor junto a um time de colaboradores e se renovar continuamente para alcançar o sucesso que deseja.

 

Como fazer amigos e influenciar pessoas

Apesar de lançado em 1936, “Como fazer amigos e influenciar pessoas” traz conceitos bem atuais ensinando os profissionais a lidar com pessoas e influenciá-las positivamente.

Esse livro é resultado de uma série de palestras de Dale Carnegie, que venceu uma infância pobre para se transformar em um dos oradores mais famosos dos EUA.

 

Inteligência emocional

Nesse livro, Daniel Goleman demonstra que a consciência das emoções é fator essencial para o desenvolvimento da inteligência do indivíduo.

Partindo de casos cotidianos, o autor apresenta como a incapacidade de lidar com as próprias emoções pode acabar com carreiras promissoras e jornadas empreendedoras.

“Inteligência emocional” vem servindo como uma verdadeira “bíblia” para líderes que desejam aumentar o seu desempenho, otimizar o relacionamento com pessoas e melhorar a própria qualidade de vida.

 

GirlBoss

Esse livro é uma autobiografia, que conta a história da empresária norte-americana Sophia Amoruso.

Conhecida pelo sucesso de sua trajetória, a autora apresenta como, aos 22 anos, começou uma loja virtual para vender roupas usadas no marketplace eBay e 8 anos depois, criou seu próprio e-commerce.

A autora mostra como superou os desafios desse novo cenário de transformação digital, novas tecnologias e ambiente virtual. 

O livro também foi usado como inspiração para uma série da Netflix, que leva o mesmo nome, GirlBoss.

 

Mindset

Carol Dweck revela de forma brilhante como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos.

Segundo ela, o mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação do porquê somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não.

Portanto, o mindset define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos.

Por isso, é um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado e um perfil empreendedor seja fortalecido.

Conclusão

Neste artigo, te mostramos algumas características essenciais para o perfil empreendedor e algumas dicas de como aprimorar essas qualidades.

Se você tem o sonho de desbravar um caminho mais independente e possui esses atributos, já pode focar no planejamento do seu empreendimento.

Mas lembre-se, apesar de serem importantes, você pode não possuir todas essas características e, ainda assim, estar apto a se tornar um bom dono de negócio.

Agora que você conhece melhor o perfil empreendedor, basta investir no aprimoramento dessas qualidades e buscar inspiração para o seu sucesso!

Confere Shop loja online grátis

Este texto foi escrito por João Barros.