Ticket médio: o que é e como aumentar o da sua loja?

Por Miriam Barros

O ticket médio é um importante indicador do valor médio de vendas de um determinado período. Como mostra o desempenho da loja, a equipe comercial deve sempre acompanhar de perto este dado para identificar se a empresa tem conseguido resultados vantajosos.

Indicadores são meios para medir resultados. Para gerenciar bem o seu e-commerce, você precisa mensurar o quanto avançou em direção aos seus objetivos.

Para cada meta ou objetivo você deve definir um indicador e, a partir dele, entender o que pode ser feito para aperfeiçoar seus resultados

O ticket médio é um exemplo de indicador que pode dar pistas para o crescimento do seu faturamento. 

Nesse post, você entenderá o que é ticket médio, porque é importante medi-lo e como você pode fazer ele aumentar.

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O que é ticket médio?

A palavra ticket se refere ao valor de uma compra dentro de um determinado período de tempo. É um importante indicador de desempenho da sua loja virtual, que ajuda a entender se o lucro é suficiente para manter a loja saudável financeiramente.

É um cálculo simples. Pegue um determinado período, como 30 dias, a quantidade de vendas feitas durante este tempo e o faturamento total delas.

Ticket médio, portanto, é a média do valor das vendas realizadas pelo seu e-commerce. Esse valor é um indicador de desempenho. Demonstra quanto sua loja tem conseguido fechar vendas mais vantajosas, ou seja, vendas que representam lucro.

 

Porque é tão importante calcular o ticket médio?

O ticket médio é um indicador fundamental porque é um demonstrativo de lucro. Em termos gerais, significa que suas vendas estão performando dentro do esperado, garantindo um bom lucro para a loja.

Afinal, nem sempre mais vendas significa mais lucro. 

Pode ser que o seu faturamento aumente, mas que haja um gasto de aquisição de clientes (CAC) que acaba diminuindo a margem de lucro. 

Com essa métrica em mente, você pode se planejar para gerar mais vendas sem precisar gastar com aquisição de clientes, aumentando a vantagem econômica.

 

Qual o ticket médio do e-commerce no Brasil?

Não existe uma resposta exata para essa pergunta. A pandemia de covid-19 e o isolamento social fizeram com que as vendas online crescessem vertiginosamente

No primeiro semestre de 2021, houve aumento de 9,4% no valor do ticket médio em comparação com o mesmo período de 2020, com um gasto de R$447,90.

Para entender o ticket médio em e-commerces no Brasil, é preciso analisar os setores. O crescimento do ticket médio em 2020 para o comércio eletrônico, por exemplo, foi de 22%. 

 

Como calcular o ticket médio?

Calcular o ticket médio é super simples. Você só precisa ter em mente dois valores: o valor total de faturamento mensal e a quantidade de vendas realizadas no mês.

Existem duas formas de calcular o valor: tomando como base o número de pedidos  ou de clientes.

Se você tomar por base o número de clientes, o valor do ticket médio será o resultado do faturamento do período dividido pelo número de clientes que compraram no mesmo período. 

O cálculo será: Ticket médio = Faturamento de 30 dias / Quantidade de vendas

Para exemplificar melhor, vamos pegar como exemplo uma loja que fez 90 vendas em 30 dias.

  • 30 vendas no valor de R$ 350;
  • 30 vendas no valor de R$ 450;
  • E mais 30 no valor de R$ 300.

Pegando o total de vendas, que é R$ 33.000,00, dividido por 90 vendas, o ticket médio será de R$ 3.666.

O cálculo é o mesmo para pedidos, mas, no lugar de dividir o faturamento pelo número de clientes, você irá dividir pelo número de pedidos.

O ideal é que você faça esse cálculo todos os meses, para acompanhar o crescimento e manter um histórico dos dados.

 

Como fazer se o ticket médio da minha loja está bom?

Para fazer essa análise e ter certeza que suas ofertas estão competindo com o restante do mercado, procure no seu nicho uma referência de ticket médio para fazer a comparação.

Muitas lojas grandes divulgam este dado. Mas também existem empresas de pesquisa que possuem acesso a estes dados de forma mais geral, de acordo com cada segmento.

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Dicas para aumentar o ticket médio da sua loja!

Agora que você entendeu a importância de olhar para esse indicador e como calculá-lo, é hora de saber o que você pode fazer para aumentar essa margem. 

Separamos neste post cinco formas de você impulsionar seu ticket médio e ter melhores resultados no seu e-commerce.

 

1. Descubra o up sell e cross sell

O primeiro passo para aumentar o valor do seu ticket médio é entender qual é o up sell e o cross sell do seu e-commerce.

Up sell é o mesmo que um upgrade, ou seja, oferecer uma versão melhor e atualizada do produto buscado pelo cliente (e que consequentemente tenha um valor maior). 

Para isso, importa saber quais são os produtos mais buscados e relacioná-los com a versão atualizada e quando o cliente visualizar a versão inferior, você deverá ofertar o upgrade.

Cross sell é a estratégia de oferecer produtos relacionados ao buscado. Assim, a pessoa pode acabar levando mais de um produto, o que também aumenta o valor da compra. 

Por exemplo, se a pessoa estiver buscando por um mouse, você pode oferecer o mousepad, o teclado ou até um pendrive junto.

Utilizando essas duas técnicas, você consegue fazer com que o cliente faça mais compras no mesmo pedido, economizando no frete e também aumentando o valor do ticket. 

Mas tome cuidado para não fazer venda casada (forçar o consumidor a comprar um produto junto a outro), que é crime de acordo com o Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

 

2. Crie kits de produtos

Outra ótima ideia para aumentar o valor do ticket médio é criar kits de produtos. A ideia é que observando os produtos juntos, a pessoa fique inclinada a levar o kit. 

Você pode inclusive estimular essa compra, dando um desconto para quem se interessar pelo combo. 

Para isso, é bacana que você veja quais são os produtos que mais saem e tente relacionar itens que complementam esse produto. Pronto: você tem um kit.

 

3. Ofereça frete grátis acima de X reais

O frete sempre é uma questão para quem compra online. É a maior razão para o abandono de carrinho, uma vez que eleva o preço da compra. 

É muito comum lojas darem isenção ou desconto no frete acima de R$ 99, R$ 149, R$ 299, etc. Afinal, acaba compensando pois o cliente vê o benefício de não pagar frete.

Uma forma de você aumentar a média das vendas e ainda diminuir o risco de abandono, é oferecê-lo gratuitamente para compras acima de um valor estipulado. 

Assim, o cliente é estimulado a escolher mais produtos, o que eleva o valor da compra.

 

4. Estimule a recompra

Mais uma estratégia para aumentar o valor médio das compras é estimular a recompra. Mais fácil do que conquistar novos clientes, é vender para quem já comprou de você.

A maneira mais conhecida de fazer isso é estudando a vida útil dos seus produtos. Dessa forma, você pode se programar para entrar em contato com o cliente e fazer uma nova oferta quando esse prazo estiver perto de acabar.

O melhor dos mundos é sempre manter um relacionamento com o cliente após a compra. Se você tiver um bom CRM (Customer Relationship Management  - ferramenta de gestão do relacionamento com o cliente) consegue controlar esses contatos e manter boas práticas para estimular novas compras.

 

5. Dê brindes para clientes

Por fim, outra maneira de elevar o ticket médio é oferecer brindes aos clientes para encorajar a compra. A lógica dos brindes pode ser similar à do frete grátis: você estipula um valor mínimo e a partir desse valor, o cliente ganha os brindes.

Só é preciso ter cuidado para que essa política não represente prejuízo. Defina bem quais brindes possíveis. Eles precisam atrair clientes, mas serem viáveis financeiramente.

Tenha informações de ticket médio em poucos cliques!

Depois de entender a importância de ficar de olho na métrica do ticket médio, temos uma solução que pode te ajudar muito a acompanhar seu progresso.

A Confere pensou em tudo para a sua loja virtual. Você tem acesso, no seu painel administrativo, a todas as informações financeiras sobre as vendas realizadas pela sua loja, inclusive o valor do ticket médio.

Para saber todos os indicadores que você precisa para medir o sucesso do seu e-commerce, é só ter sua loja conosco. Na distância de um clique estão todas as métricas de sucesso da sua loja virtual.

Acompanhe o blog da Confere para mais dicas para sua loja virtual

Analisar KPIs (Key Performance Indicator ou Indicadores Chave de Resultados) é importante para qualquer empresa. 

Para uma boa gestão da sua loja virtual, é preciso ficar de olho nas métricas para que seus objetivos com as vendas sejam alcançados o quanto antes. 

No artigo de hoje, você entendeu que o ticket médio é uma métrica para ficar de olho e aprendeu como calculá-lo. Além disso, demos cinco sugestões de ações que você pode tomar para aumentar o ticket médio do seu e-commerce e com isso elevar sua margem de lucro.

Para continuar tendo acesso aos melhores conselhos sobre lojas virtuais e como aplicá-los na prática no seu e-commerce, continue acompanhando os textos no blog da Confere.

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Este texto foi escrito por Luiza Cristina Sousa.