TikTok para e-commerce: como usar e aumentar suas vendas?

Por Miriam Barros

Sem dúvidas, incluir o TikTok numa estratégia de marketing de um e-commerce é uma ótima estratégia para uma marca que deseja aumentar sua audiência e suas vendas.

A rede social virou uma febre e conquistou usuários de todas as idades em todo mundo.

Apesar de ter sido consolidada recentemente, o TikTok já consegue competir com o Instagram, tanto no número de usuários quanto nos investimentos de publicidade.

Em 2020, a rede social foi destaque no ranking global de equity de publicidade, na qual o público elegeu como plataforma preferida para consumir anúncios.

Quer entender mais sobre o funcionamento dessa tendência? 

Então continue a leitura. Nesse artigo exploramos como você pode usar o TikTok para seu e-commerce, visando aumentar suas vendas.

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O que é TikTok?

O TikTok é uma rede social somente de vídeos, e atualmente é uma das mais famosas do mundo.

O aplicativo da plataforma de mídia foi o mais baixado de 2020, e hoje possui 1 bilhão de usuários ativos mensais.

No Brasil, mensalmente são criados quase 10 milhões de vídeos e estes chegam a 2 bilhões de visualizações mensais.

Ou seja: estamos falando de números que já colocam o TikTok como uma mídia tão forte quanto o Instagram e Facebook.

Sua rápida consolidação se deu por sua dinâmica diferente do que conhecíamos até então.

Mesmo sem seguir as contas que hospedam os vídeos, as pessoas os recebem, visualizando em reprodução automática, tirando até os esforços de busca.

O critério para essa distribuição é baseado em interesses, nos virais do momento, hashtags, e contas relacionadas.

Outro fator interessante do TikTok é o formato de seus vídeos. Há uma grande biblioteca cheia de filtros,  trilha sonora, opções de cortes e de legendas.

Estes recursos, que antes eram feitos em programas especializados, deram autonomia para que qualquer pessoa pudesse criar conteúdos divertidos e bem criativos.

No início, os vídeos tinham uma limitação de tempo de 15 a 60 segundos. Mas recentemente esse tempo foi expandido para até 3 minutos.

Além disso, é possível fazer lives na plataforma e receber as moedas digitais chamadas Rubies, que podem ser trocadas por dinheiro.

Dito isso, de modo geral, o TikTok possui recursos que já conhecemos, como curtir, comentar, compartilhar, entre outros.

Mas como o TikTok pode ser utilizado para impulsionar os resultados de um e-commerce? Siga a leitura para saber mais!

O que é uma conta TikTok Pro?

Similar ao Facebook e Instagram Business, a conta TikTok Pro é um perfil profissional para criadores de conteúdo e empresas.

Esse é o modelo ideal para o e-commerce, por exemplo, pois dá acesso a relatórios com informações de desempenho das publicações, o que ajuda nas tomadas de decisões dentro do TikTok.

De forma gratuita, qualquer usuário pode alterar sua conta para perfil pessoal ou Pro.

Assim como no Instagram, é possível escolher categorias da conta como criador ou corporação.

Para os criadores de conteúdo, é possível determinar o seu segmento, tais como arte, esporte, viagens, beleza, entre outros.

Além disso, é disponibilizado uma ferramenta para receber perguntas dos seguidores, e acessar o Marketplace de Criadores, que une marcas para parcerias publicitárias.

Já a conta para empresas (incluindo do segmento de e-commerce) possui opção de se categorizar como restaurante, educação, beleza, jogos, ONG, entre diversos outros segmentos disponíveis no TikTok.

Esse recurso também oferece a opção de colocar o endereço do site institucional na bio do perfil.

Para visualizar os dados de desempenho, basta ir em “Análise”, tanto no celular como pelo computador.

Mas atenção: esse acompanhamento tem de ser contínuo, uma vez que só ficam registradas as informações dos últimos 60 dias após a publicação do vídeo.

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Como o TikTok pode impulsionar as vendas de e-commerce?

Uma pesquisa recente constatou que 54% dos consumidores seguem nas redes os perfis das marcas preferidas, e 21% buscam essas páginas antes de comprar.

Outra informação relevante é que 80% dos consumidores costumam ler as postagens de outros seguidores antes de efetuar uma compra pela primeira vez. 

Também é significativa a constatação de que 71% confia plenamente nas avaliações de outros clientes.

Em 2019, dados do Content Trends já mostravam que o vídeo é o formato mais consumido, superando as postagens com imagens em redes sociais.

A pesquisa também mostrou que o marketing em vídeos já representa 52,8% dos esforços em Marketing de Conteúdo nas empresas pesquisadas.

Falando do TikTok, a plataforma já é a preferida dos usuários para visualização de anúncios, e está competindo diretamente com outras redes sociais já consolidadas.

Além disso, seu algoritmo favorece que o conteúdo seja distribuído fazendo com que alcance mais pessoas.

Com tudo isso, se seu e-commerce deseja crescer na internet, uma estratégia no TikTok pode ser ideal para alcançar novos clientes.

Para tanto, se busca impulsionar suas vendas, é importante considerar alguns passos e estratégias. Separamos aqui 3 pontos que vem sendo bastante utilizados no mercado:

 

Parceria com influenciadores

Contratar influenciadores para protagonizar campanhas em seus canais digitais é uma estratégia que ganha cada vez mais adeptos dentro do chamado marketing de influência.

A marca não vende somente seu produto, como também se associa à credibilidade e imagem do criador de conteúdo.

Essa é uma boa estratégia para seu e-commerce chegar no público certo no TikTok.

Todavia, é importante pensar estrategicamente para essa escolha: isso porque nem todos os usuários do TikTok serão compradores e clientes de seu e-commerce.

A busca de influenciadores no TikTok é ainda mais fácil. As companhias conseguem encontrar criadores por meio do TikTok Marketplace Creator.

Essa é uma seção especial que reúne perfis de diferentes segmentos, facilitando a identificação e estreitando os laços entre empresas e influenciadores.

 

Produção e planejamento de conteúdo

Muitas empresas cometem o erro de achar que o planejamento para redes sociais envolve somente os posts. 

Mas, quem tem experiências com as redes sabe que o trabalho vai muito além disso.

Um bom planejamento de conteúdo é um alicerce para garantir uma forte presença online e ações inteligentes de marketing digital.

Dentro do planejamento, os posts são feitos de forma pensada e não aleatória, garantindo resultados duradouros.

Isto porque as redes sociais se transformaram em ótimas ferramentas para manter o relacionamento da marca com os seus clientes.

Por isso, sem dúvida, é importante estruturar o que será postado em sua rede social para atender aos objetivos traçados. 

A produção de qualidade é um fator determinante de sucesso nas redes sociais, principalmente mídias audiovisuais.

Sendo assim, é preciso ter em vista que o assunto deve ser alinhado com o seu nicho de mercado e a estratégia de sua marca.

Alguns pontos requerem uma atenção especial, pois são decisivos na construção da sua estratégia e da imagem da marca.

Dessa forma, usar uma linguagem adequada para o seu público e de fácil entendimento é um ingrediente para o sucesso.

Além disso, estar atento ao formato utilizado, pois existem formas mais apropriadas para determinadas redes sociais e seu respectivo público.

No TikTok, os vídeos são na vertical, e são feitos para consumo rápido e interativo.

Monitorar o que a concorrência está fazendo e avaliar os resultados que está obtendo também é fundamental.

Tudo isso, com certeza, também vale para o seu e-commerce: planejamento e conteúdo de qualidade são trunfos para o sucesso no TikTok.

 

Entendimento da rede

Mas tudo isso só será possível após um estudo aprofundado do TikTok. Dedique um tempo para conhecer suas ferramentas e se familiarizar com a linguagem da rede. 

Depois, inicie alguns testes, veja que tipo de conteúdo foi mais consumido pelo seu público-alvo e avalie a possibilidade da construção de parcerias. 

E, acima de tudo, entenda que, como em qualquer rede social, o crescimento leva tempo e exige compromisso na postagem de vídeos de qualidade.

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O planejamento de conteúdo para redes sociais é uma estratégia muito importante para gerenciar a produção de material com qualidade e relevância. 

Por isso, deve ser desenvolvido visando alcançar os objetivos estratégicos alinhados à gestão organizacional.

Para agilizar ainda mais o processo para sua empresa e ajudar a organizar todas suas ações no mesmo lugar, baixe agora nossa planilha totalmente gratuita de planejamento de conteúdo!

Com a planilha, você poderá:

  • Construir sua persona;
  • Montar a jornada do consumidor;
  • Documentar insights, dados, referências e muito mais;
  • Montar um cronograma organizado com as ações nas redes sociais.

Com isso, a jornada de seu e-commerce no TikTok será otimizada para garantir um bom posicionamento do negócio na web.

Como usar o TikTok Ads

O TikTok Ads é uma ferramenta para criação de anúncios na plataforma. Estes podem ter formatos de vídeos publicitários ou banners.

Similar às demais redes, é possível segmentar o público por dados demográficos e comportamento. 

Uma vantagem para seu e-commerce no TikTok é que os vídeos patrocinados não podem ser pulados.

A rede social também utiliza inteligência artificial e segmenta os anúncios para a audiência considerada mais relevante para a campanha.

Neste formato, a configuração não é feita apenas pela relação dos usuários, o que gera maiores chances de interação e conversão.

Para criar um anúncio, a primeira etapa é entrar no TikTok Ads e clicar em “Campaign tab”, depois clique no botão “Create”.

Feito isso, a segunda etapa é escolher a meta do anúncio - tráfego, conversão ou App Install - e escolher o formato do orçamento, se será diário ou o valor total.

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Analise as métricas e KPIs

Os KPIs são Indicadores Chave de Desempenho ou de Performance que podem medir se seu e-commerce está obtendo os resultados esperados no TikTok.

Por exemplo, se o seu objetivo for aumentar a percepção da sua marca, pode utilizar os seguintes indicadores:

  • Quantas vezes a sua empresa foi mencionada em redes sociais;
  • Engajamento da sua audiência com a sua página;
  • Alcance de suas publicações, dentre outros.

Agora,  se o objetivo é gerar vendas, pode pensar em KPIs para avaliar os seguintes dados:

  • Número de leads gerados pela rede social;
  • Vendas diretas realizadas pela rede social, dentre outros.

O importante é ter em mente que esses indicadores deverão ser avaliados de modo contínuo e fazer parte de um planejamento de marketing digital.

Dito isso, as métricas são informações valiosas que auxiliam na elaboração de estratégias e objetivos factíveis para acompanhar os resultados, e consequentemente, aumentar as vendas.

Vale ressaltar que cada nicho de mercado e modelo de negócio conta também com métricas próprias, mesmo estando todos no ambiente digital, e utilizando a mesma plataforma.

Conclusão: como usar o TikTok para aumentar suas vendas?

 O TikTok é uma plataforma relativamente nova. Sua popularidade começou em 2019, por isso, é comum ainda não vermos a rede social nas estratégias de marketing.

Entretanto, como vimos aqui, ela não pode ser ignorada, afinal, estamos falando agora de uma gigante do mercado.

Para utilizar o TikTok ao seu favor, basta compreender sua dinâmica, e seguir uma estratégia bem planejada.

Com a estruturação das metas, e a produção de conteúdo de qualidade, suas chances são grandes de alcançar novos públicos e convertê-los em clientes.

Agora que você sabe como usar, aproveite para incluir o TikTok nas estratégias do seu e-commerce e explore o potencial da rede para aumentar suas vendas!

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Este texto foi escrito por João Barros.