Quais são os principais tipos de envio dos Correios para o e-commerce?

Por Miriam Barros

Se você tem uma loja virtual, é bem provável que os Correios sejam um de seus principais canais de distribuição logística. Mas você conhece todos os tipos de envio que a empresa oferece? 

Antes de tudo, vale reforçar que os Correios são uma empresa pública responsável por todo o sistema de envio e entrega de correspondências no Brasil.

Com uma história ampla, a companhia foi fundada oficialmente em 1663, com o título de Correio-Mor e sede no Rio de Janeiro.

Desde então, passou por diversas transformações e, em 1969, a companhia estatal passou a denominação atual – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafo (ECT).

Presente em mais de 5 mil municípios do país, além do tradicional envio de correspondências, a companhia é também um importante meio de entregas tanto para uma loja física, quanto para o e-commerce. 

Para abarcar este amplo sistema de entrega, os Correios contam com uma estrutura de mais de 6 mil agências próprias e de 100 mil funcionários. 

Pensando nisso, neste post, preparamos um guia completo para sua empresa entender o funcionamento dos Correios na esfera logística. Veja um resumo do que abordaremos:

  • Quais os tipos de envio dos Correios mais eficientes para quem já vende ou deseja vender pela internet;
  • Qual o meio de entrega mais rápido (e o mais barato) para sua encomenda;
  • Como funciona o cálculo do frete;
  • Quais os tipos de envio internacional que os Correios oferecem para as empresas;
  • Como escolher o melhor tipo de envio para sua loja online.

Confere Shop loja online grátis

Como funciona o sistema de entrega dos Correios?

Para começar, vale a pena analisarmos, brevemente, como funciona o sistema de entrega dos Correios.

Em uma perspectiva mais geral (envolvendo tanto o envio tradicional de correspondências, quanto o de encomendas empresariais), temos três passos para um envio nos Correios:

 

Passo 1

Na primeira etapa, a mercadoria, documento ou carta é acondicionada na agência dos Correios em que é recebida, através do remetente ou responsável pelo envio.

Nesta etapa são verificados os dados de preenchimento, é feita a selagem e, na maioria dos casos, a cobrança pelo envio no ato.  

 

Passo 2

Em seguida, o frete é destinado ao centro de tratamento responsável pela distribuição do envio até a cidade ou CT mais próximo do destino. 

 

Passo 3

Por fim, no último centro de distribuição, o objeto é entregue ao endereço do destinatário. 

Vale salientar que, além desses passos, o remetente terá que escolher a modalidade de entrega para o item destinado. 

Vejamos então quais os principais tipos de envio dos Correios, destacando especialmente as entregas empresariais e serviços específicos que a companhia oferece para o e-commerce! 

Quais os tipos de envio e os serviços dos Correios para o e-commerce?

Pensando em modelos de entrega próprios para mercadorias do e-commerce, os Correios contam hoje com dois grandes grupos de distribuição:

  • SEDEX;
  • PAC.

Veja, detalhadamente, cada um dos tipos de envio presente nestes modelos oferecidos pelos Correios:

 

SEDEX

O Sedex é o serviço de envios expressos dos Correios e opção mais ágil para lojistas e consumidores que desejam uma entrega de curto prazo.

Com prazos que variam de entregas na data da postagem até 5 dias úteis após o envio, o SEDEX, consequentemente, conta com precificações mais altas.

Para o cálculo do preço do envio, são levados em conta fatores como:

  • Origem e destino da entrega;
  • Peso do produto e embalagem;
  • Modalidade do SEDEX escolhida (em caso de disponibilidade).

 

SEDEX 10

Conforme indicado pelos próprios Correios, as entregas do SEDEX 10 são realizadas até às 10h da manhã do dia seguinte ao envio pelo remetente.

 

SEDEX Hoje

O nome já diz tudo: a entrega do SEDEX Hoje é realizada no mesmo dia da postagem! 

Ideal para clientes que buscam pronta entrega, o SEDEX Hoje é um dos tipos de entrega de maior custo dos Correios. 

 

SEDEX 12

Seguindo lógica semelhante à do SEDEX 10, pelo SEDEX 12, o cliente recebe a encomenda até o meio-dia da data seguinte à postagem da mercadoria. 

 

Fique atento

É importante frisar que a disponibilidade dos envios especiais do SEDEX depende da distância e região da entrega. 

O lojista pode verificar a possibilidade da entrega no próprio site dos Correios. 

 

PAC

PAC é a sigla para (Prático, Acessível e Confiável), sendo hoje a modalidade mais em conta dentre os tipos de envio dos Correios.

Em sua modalidade tradicional, o PAC conta com os seguintes atributos:

  • As entregas são realizadas em até 10 dias úteis e sempre de segunda a sexta-feira, exceto feriados;
  • Sua abrangência abarca todo o território nacional e os mais de 5 mil municípios cobertos pelos Correios;
  • As mercadorias devem pesar até 30 kg e possuir 100 cm de comprimento;
  • São realizadas até duas tentativas de entregas.

 

Correios Mini Envios

Além do PAC padrão, os Correios também oferecem o modelo para mini envios, que funcionam da seguinte forma:

  • Entregas em até 12 dias úteis, de segunda a sexta;
  • Abrangência em todo o território nacional;
  • Somente para mercadorias de até 300 gramas com medidas de até 24 cm X 16 cm X 4 cm;
  • 1 tentativa de entrega. 

Nova call to action

Serviços oferecidos pelos Correios

Agora que você já conhece todos os tipos de envio dos Correios, é interessante observar que a empresa também oferece uma série de serviços que podem incrementar seu potencial logístico. 

São eles:

 

Logística Reversa

No serviço de logística reversa, os Correios cuidam de todo o processo de retorno de uma mercadoria à empresa ou seu centro de distribuição próprio.

Contar com uma estrutura de logística reversa é fundamental, sobretudo para as empresas do e-commerce, uma vez que as devoluções são um dos desafios do setor e podem chegar a 15%, dependendo do nicho da loja virtual.  

Hoje, os Correios contam com duas modalidades de logística reversa:

 

  • Logística Reversa em Agência

Nesta modalidade, o consumidor vai até a agência munido do código de autorização da postagem, para que o processo de logística reversa seja realizado.

 

  • Logística Reversa Domiciliar

No caso da logística reversa domiciliar, o profissional dos Correios vai até a casa do cliente fazer a retirada.

Em algumas cidades, também está disponível o agendamento da retirada da mercadoria, popularmente conhecido como Disque Coleta. 

A consulta da disponibilidade do Disque Coleta é feita pelo site dos correios. 

É importante destacar que para ter acesso a qualquer uma das modalidades de logística reversa, a empresa terá que firmar um contrato com os Correios.

Dependendo do porte de sua loja, o contrato pode ser uma opção bastante válida, uma vez que tarifas mais competitivas são disponibilizadas para o e-commerce.  

 

Mala Direta

Para as empresas que buscam enviar correspondências publicitárias e de marketing, os Correios dispõem do serviço de Mala Direta.

Basicamente, trata-se do envio de folders, materiais de prospecção, divulgações, flyers, dentre outros materiais gráficos.

Os Correios contam também com a ferramenta Mala Direta Fácil, na qual o cliente pode personalizar uma mensagem publicitária e distribuir para os seus clientes. 

 

Rastreamento

Praticamente todos os serviços de entrega dos Correios tem a opção gratuita de rastreamento total ou parcial, podendo ser acessado através do site da estatal. 

A ferramenta é uma ótima alternativa para otimizar a experiência do cliente e garantir sua tranquilidade quanto às entregas.

Para oferecer o serviço, basta encaminhar para o comprador o código de rastreio do item, oferecido no momento da postagem.  

 

Endereçador

O endereçador é um serviço oferecido pelos Correios em que podem ser geradas etiquetas e rótulos de entrega para cartas, documentos e encomendas. 

O sistema é disponibilizado tanto em uma versão online quanto instalável.  

Confere Shop loja online grátis

Correios LOG+: o que é?

Por fim, se você é proprietário de uma loja virtual, os Correios contam com a plataforma LOG+, uma estrutura completa para a logística no e-commerce. 

Veja os serviços disponibilizados via Correios LOG+:

  • Coleta de mercadorias em fornecedores;
  • Recebimento, conferência e armazenamento;
  • Gestão de pedidos;
  • Separação e Preparação;
  • Expedição e Distribuição;
  • Entrega e Logística Reversa;
  • Atendimento pós-venda.

Para contar com os serviços LOG+, o proprietário de uma loja online precisará estabelecer um contrato com os Correios. 

Qual o meio de entrega mais rápido e o mais barato dos Correios?

Como vimos, os Correios dispõem de uma série de tipos de envio. 

Para quem busca uma entrega mais ágil, com certeza o SEDEX é a melhor opção e conta, inclusive, com opções de entrega no mesmo dia, dependendo da distância e região da entrega.  

Já o PAC é o modelo de envio mais barato dos Correios. 

Dito isso, quando pensamos na realidade de um e-commerce, o ideal é que, além dos Correios, o cliente conte com diferentes alternativas de distribuição.

Deste modo, ele poderá cotar qual a opção mais viável, combinando preço e velocidade na entrega.

Na Confere SHOP, por exemplo, além de poder criar uma loja online grátis em apenas 3 minutos, você conta com diversas opções de frete, incluindo: 

  • Motoboy;
  • Empresas parceiras;
  • Retirada na loja;
  • Correios;
  • Transportadora.

Quer mais dicas para otimizar e reduzir os custos de suas entregas? Leia nosso post abordando tudo sobre o frete para uma loja online

Conclusão: Como saber qual o melhor tipo de envio para meu e-commerce?

Agora que já conhece todos os tipos de envio dos Correios, você precisará considerar diferentes fatores para avaliar os melhores tipos de entrega em sua loja virtual

Muitos clientes, por exemplo, estão dispostos a pagar um valor mais alto por uma entrega mais rápida. Já outros preferem economizar. 

Lembre-se: essa é uma equação determinante para a satisfação do cliente. 

Por isso é tão importante contar com diferentes modalidades de entrega, agentes logísticos e tipos de envio (incluindo os Correios). Através dessa perspectiva, você colocará, de fato, o cliente no centro dos objetivos de sua operação logística e poderá aumentar suas vendas online!  

New call-to-actionEste texto foi escrito por João Barros.