Saiba tudo sobre Contabilidade 3.0 ou Contabilidade Digital

Por Miriam Barros

Agora, mais do que nunca, percebemos a importância de estarmos conectados para termos contato uns com os outros.

Muitas pessoas precisaram resolver grande parte das suas vidas no mundo online recentemente, devido a pandemia causada pelo coronavírus Covid-19.

Estar conectado permite que nós possamos quebrar barreiras geográficas e nos conectar com pessoas, independentemente de onde elas estejam fisicamente.

Muitos pensam que contabilidade digital se resume a isso: a atendimentos online, troca de e-mails (o que não deixa de fazer parte do serviço) e, por isso, não dão a merecida atenção que essa transformação têm proporcionado ao ambiente contábil.

Diversas tarefas que fazem parte da rotina de contadores podem ser automatizadas com o advento da tecnologia.

O maior ganho nisso tudo é: produtividade. Se você economiza tempo que gastaria com algumas tarefas, vai ter tempo para se dedicar a outras e até a se profissionalizar mais.

O ganho de tempo garante que cálculos sejam realizados em segundos e que dados sejam alimentados muitas vezes de forma automática.

Também conhecida como Contabilidade 3.0, a contabilidade digital veio para transformar o papel do contador, que se transforma cada vez mais em um consultor estratégico, pronto para dar insights valiosos para empreendedores que desejam ver seus negócios crescerem.

Quer saber mais sobre o assunto? #ConfereAi!

Fluxo de Caixa Contador

Afinal, o que é contabilidade digital?

Como comentamos anteriormente, a tecnologia transformou a forma como nos relacionamos com o mundo.

Ela é, atualmente, uma das grandes aliadas de escritórios contábeis e BPOs em pleno crescimento.

Em suma, a contabilidade digital é o resultado da otimização de serviços contábeis através do advento da tecnologia e da utilização de softwares voltados para a área.

A adoção desses elementos garante à rotina contábil a automação de processos, análise consistente de dados, agilidade e inteligência artificial. 

Quando falamos sobre essa transformação, não queremos dizer que tudo deve ser robotizado e que o papel humano deixa de ser importante para a rotina contábil. 

A automação e otimização são voltadas para processos que podem, de fato, ser melhorados. Ainda assim, grande parte da atuação do contador é necessária, principalmente quando seu perfil é consultor.

É importante vencer a ótica de que a tecnologia é uma ameaça para os contadores. Ela, na verdade, abre um leque de novas perspectivas e oportunidades para que o contador evolua dentro de sua área.

O papel da tecnologia, nesse caso, é de aumentar a eficiência do trabalho do contador com agilidade ao digitalizar processos contábeis. Isso abre espaço para que o contador possa trabalhar, também, a relação dele com o seu cliente.

A contabilidade digital, portanto, tem como figura central o profissional contábil e sua potente consultoria. Definitivamente, ela não veio para tirar o trabalho de contadores, mas para torná-lo mais rico, analítico, ágil e preciso.

É quase unânime a consciência dos contadores de que a área anda passando por uma forte mudança cultural causada pela contabilidade digital.

Grande parte dos contadores que passaram a adotar a tecnologia em sua rotina afirma que houve um aumento notável de sua produtividade.

Existem pesquisas que traçam o  futuro da contabilidade, como a Atherton Technology Research, publicada na Forbes, que previa que até 2020, as rotinas contábeis estariam todas 100% automatizadas.

O ano é 2020 e sabemos que a cada dia que passa isso se torna mais real. E o que isso significa?

Tarefas morosas e burocráticas como conciliação bancária, controle de fluxo de caixa, gestão de folha de pagamento, gestão tributária... Tudo isso já está sendo executado por computadores.


Planilhas

As vantagens da contabilidade digital

São inúmeras as formas que você, contador, pode se beneficiar ao se adaptar a esse novo cenário que se instaura proporcionado pela contabilidade digital. Vamos citar alguns pontos:

 

Melhoria no atendimento ao cliente

Os serviços contábeis se tornaram muito mais valiosos com a contabilidade digital.

A entrega de informações consisas, relatórios completos e a agilidade para colher esses dados faz com que o contador possa ter insights e respostas muito mais assertivas para dar ao cliente.

Aqui, fica clara a diferença entre um contador comum e um contador com perfil consultivo - este vai oferecer soluções e reflexões mais completas para seu cliente.

 

Mais eficácia na gestão de documentos

A contabilidade digital garante a agilidade no envio e recebimento de documentos.

Com ajuda de ferramentas online, você pode gerenciar a cobrança de documentos para seus clientes de forma prática, com lembretes para datas e horários específicos.

O compartilhamento de dados na nuvem também facilita muito o acesso a esses documentos de diversos locais e não deixa o contador restrito a um dispositivo apenas.

 

Maior produtividade

Com a automação de pequenas tarefas burocráticas da rotina do contador, ele consegue dedicar tempo a outras tarefas mais complexas que precisam do olhar humano e não podem ser automatizadas.

As ferramentas voltadas para gestão financeira, de pessoas e tributárias são ideais para que o contador consiga otimizar sua rotina e fazer seu expediente render muito mais.

 

Possibilidade palpável de crescimento

Com a otimização e automação de tarefas, a contabilidade digital garante que empresas contábeis melhorem seus atendimentos e tenham mais tempo para se dedicar a ampliar sua carteira de clientes, sem perder a qualidade do serviço prestado.

 

Segurança de dados

A LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, garante que apenas as ferramentas online estão aptas a se adequarem às empresas contábeis a partir das novas regras de segurança.

Isso garante à contabilidade digital a proteção de dados sensíveis e uma maior segurança ao lidar com essas informações.

Planilha Entrada de Documentos

Como migrar para a contabilidade digital

Nunca é tarde para se reinventar! Se você chegou até aqui, é porque tem curiosidade e vontade de transformar sua atuação no mercado contábil.

Sendo assim, vamos levantar alguns pontos que podem te ajudar a fazer essa migração, se atualizar e abandonar a era dos papéis e arquivos físicos de uma vez por todas!

 

1. Estude o mercado e seus concorrentes

Antes de tudo, é necessário mapear o mercado em que você se insere e buscar as oportunidades oferecidas pelas soluções digitais que existem atualmente.

Veja como essas soluções estão impactando sua área e identifique maneiras de entregar valor com o seu negócio.

Veja também como os seus concorrentes estão se manifestando, quais são as práticas adotadas por eles e encontre formas de se destacar na área.

 

2. Identifique o seu público ideal

Existem públicos que estão mais aptos a aderirem certas mudanças do que outros. A tecnologia ainda é vista por muitos como uma ameaça à segurança de seus dados e aos processos contábeis.

Para casos como esse, apenas tempo, vivência e informação podem transformar essa ótica.

Por isso, busque públicos que estão já familiarizados com a tecnologia de alguma forma, ou que pelo menos estão abertos a mudanças.

Empresas menos tradicionais como startups, empresas de tecnologia e outros segmentos podem ser mais acessíveis para essa abordagem.

 

3. Explore as tecnologias existentes

Quando falamos em contabilidade digital, falamos automaticamente sobre tecnologia.

Esse é um momento muito importante para quem deseja migrar para esse universo, pois é a partir delas que você vai conseguir otimizar seus processos, se organizar e transformá-la em sua aliada.

Existem diversas soluções no mercado. Certamente uma plataforma de gestão contábil é essencial para esse momento, afinal, você pode organizar todas as informações necessárias online e integrar seus clientes ao seu escritório.

Se você cuida de finanças de clientes, é importante investir em soluções que automatizem tarefas burocráticas como conciliação bancária, controle de fluxo de caixa, e que possam te dar relatórios sólidos sobre os dados financeiros do seu público.

Invista também em soluções que facilitem a sua organização interna e que permitam que você se conecte com seus clientes de onde você estiver.

Existem soluções como o Trello, Taiga e Notion, para maior organização de tarefas. Existe o Google Hangouts, Zoom e Skype para chamadas e videoconferências. Existe o Google agenda para organizar suas atividades diárias. Existe também o Google Drive para armazenamento em nuvem... 

Em suma, dedique um bom tempo para explorar essas soluções e encontrar as ideais para o seu dia a dia.

Busque trazer essas mudanças para toda a sua equipe, e não apenas para você. Se você decide transformar a sua empresa, todos devem estar a parte dessas soluções e compreender sua importância e funcionamento.

 

4. Transpareça essa revolução para os seus clientes

Se você deseja migrar para a contabilidade digital, é importante que seus clientes enxerguem valor nessa mudança.

Mostre para eles a importância desses processos e como eles tornam sua rotina mais ágil, segura e com dados sólidos.

Sua atuação pode se transformar nesse tempo e você pode virar o braço direito do seu cliente, prestando consultorias com insights valiosos para o crescimento da empresa dele.

 

5. Explore as mídias sociais

O marketing pessoal para contadores é importantíssimo na hora de migrar para a contabilidade digital.

É através de redes sociais que muitas pessoas podem indicar seus serviços ou até mesmo te encontrar na rede.

Por isso, trabalhe bem sua postura e tom de voz. Traga conteúdos valiosos que vão comprovar que você, de fato, possui experiência e conhecimento sólidos em sua área.

Busque interagir com seus clientes e tente gerar engajamento em suas publicações. Faça perguntas, enquetes, converse com o seu público!

 

6. Cuide do seu site

Aqui estamos partindo do princípio que você já possui um site. Se você não possui, está na hora de investir na construção de um agora mesmo.

Você pode linkar o seu site às suas redes sociais. Nele, você pode dispor de informações mais completas e até mesmo criar um blog.

Blogs são valiosos para gerar tráfego para o seu site, caso sejam alimentados de forma correta. Crie conteúdos voltados para a sua área e pense nas diversas etapas de reconhecimento de um problema que o seu cliente possa ter.

Em seu site você também pode inserir formulários de contato e orçamento, para que futuros clientes possam entrar em contato com você.

Deixe claro o objetivo de sua empresa, suas visões e valores.

A Confere te ajuda a otimizar suas tarefas financeiras!

Já que estamos falando em contabilidade digital e sua ligação com a tecnologia na hora de automatizar processos, nada mais justo que mostrarmos como a Confere pode te ajudar a otimizar tarefas do seu dia a dia que, provavelmente, tomam mais tempo que o necessário caso você ainda não tenha investido em um sistema voltado para isso.

A Confere Cartões é uma solução voltada para o controle de vendas em cartão e conciliação bancária.

 

tela-atual

Nela, você pode visualizar as vendas realizadas pelo seu cliente, seus recebimentos futuros, monitorar as taxas aplicadas em cada venda e checar se o que caiu na conta bancária é realmente o que a operadora de cartão deveria pagar.

Todo esse controle é feito sem precisar baixar nada: nossa solução é online e você acessa pelo seu navegador.

Também temos o Financeiro Confere, que oferece Controle de Fluxo de Caixa totalmente gratuito. Nele, você pode cadastrar as contas dos seus clientes, importar extrato bancário em formato OFX e categorizar as entradas e saídas a partir do extrato. 

 

financeiro

Também é possível cadastrar entradas e saídas de forma manual, fica a critério do usuário.

Assim, você consegue ter uma visão sólida do fluxo de caixa do seu cliente por semana ou mês!