Como turbinar as vendas de sua loja online

Por Miriam Barros

Impulsionar as vendas é um dos vários benefícios do marketing. Afinal, as estratégias certas podem atrair mais consumidores, gerar conversões e, consequentemente, aumentar o lucro da empresa no final do mês.

Um bom controle de vendas ajuda a empresa a entender melhor a dinâmica das saídas e para o registro das vendas. Com isso, pode-se entender quais são os produtos mais queridos pelos consumidores, quais aqueles produtos que precisam de maior divulgação e até mesmo o perfil de clientes.

Quer descobrir como fechar mais vendas para o seu negócio? Acompanhe o artigo e descubra como o marketing pode te ajudar a acelerar suas conquistas.

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Destaque das lojas onlines em âmbito nacional

O setor do e-commerce cresceu, bem como o número de vendas. A transformação digital foi uma forte aliada para impulsionar a digitalização em negócios de todos os nichos e porte. Se antes, vender online era opcional, em 2020 a presença na internet se tornou imprescindível!

Por outro lado, os consumidores também se viram na necessidade de recorrer ao ambiente virtual para realizar suas compras.

De acordo com dados da Neotrust, em 2020, 47% dos consumidores fizeram sua primeira compra online. Isso levou a um faturamento online de R$ 126 bilhões no ano.

Além das mudanças no método de compra, do físico para o virtual, também houve mudanças nas formas de pagamento, com ascensão de contas digitais e pagamentos por Pix. Ambos impactam diretamente as contas digitais dos e-commerces e empreendedores!

Por que desenvolver ações de marketing na empresa?

Sem estratégias de marketing digital, impulsionar o crescimento do seu negócio e gerar lucro será muito difícil.

Isso porque divulgar sua mensagem e vender produtos ou serviços na internet se tornou cada vez mais trabalhoso, ainda mais com o aumento da concorrência.

Por essa razão, o marketing é considerado indispensável para o sucesso de qualquer negócio!

 

Como o marketing auxilia nas vendas?

Por meio de ações de marketing, você conseguirá aumentar a visibilidade da sua empresa, transmitir sua mensagem para o público certo e alavancar as vendas.

Além disso, também é uma ferramenta que facilita na fidelização de clientes e fortalece a marca no mercado.

E mais, mesmo que seu orçamento seja limitado, é possível conquistar ótimos resultados se você utilizar as melhores estratégias e focar o público-alvo certo.

Coloque todas as informações na planilha de controle de orçamento para avaliar o quanto se pode investir nessas estratégias. E se necessário, invista em um curso de excel online para fazer essas projeções e montagens de orçamento.

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5 ações de marketing para alavancar as vendas:

Várias técnicas de marketing funcionam bem para impulsionar as vendas. Conheça algumas delas:

 

1 - SEO

SEO significa Search Engine Optimization e pode ser traduzido por otimização para mecanismos de busca. Esse conjunto de técnicas serve para melhorar o posicionamento do seu site nas páginas de pesquisa, como o Google.

Ao usar estratégias de SEO, seu site ou blog conseguirá ter mais acessos orgânicos, aumentar as conversões, além de ajudar sua marca a se tornar referência no seu segmento.

 

2 - Marketing de Conteúdo

O conteúdo de qualidade é um dos grandes protagonistas dos melhores resultados de marketing. Por meio do Marketing de Conteúdo, você conseguirá educar seu público e guiar os consumidores em toda a jornada de compra.

Esses conteúdos podem ser e-mail marketing, artigos de blog, e-books, infográficos e posts em redes sociais.

Uma dica de ouro! Em publicações nas mídias e em artigos de blog, usar um storytelling envolvente gera mais aproximação e atração com os usuários.

 

3 - Anúncios Patrocinados

A publicidade paga é uma ferramenta que ajuda a aumentar o tráfego de seu site de maneira rápida.

Um dos métodos mais populares é o PPC  (Pay per Click). Basicamente, uma empresa  patrocina um link, que aparecerá como um anúncio nos resultados do mecanismo de busca quando são pesquisadas palavras-chave relacionadas ao seu produto ou serviço. Esse processo também é conhecido como SEM (Search Engine Marketing).

Cada vez que o anúncio é clicado, a empresa paga ao mecanismo de pesquisa (ou outro site de hospedagem de terceiros) uma pequena taxa para o visitante.

Também é possível patrocinar anúncios nas redes sociais, como Instagram e Facebook, para que suas publicações tenham um alcance maior.

 

4 - Redes Sociais

Grande parte da população brasileira está presente nas redes sociais. Segundo relatório da We Are Social e Hootsuite de outubro de 2020, o Facebook já soma 130 milhões de usuários no país. No Instagram, são 95 milhões de internautas cadastrados.

Portanto, estar presente nas redes sociais é uma maneira de se comunicar com seu público e, ainda, facilitar na criação de um relacionamento com seus clientes. 

Nas redes sociais, publique conteúdos relevantes e úteis que possam ajudar seu público a saber mais sobre sua empresa ou sobre o setor em que você atua.

Dica: Pequenas e médias empresas podem considerar a compra de curtidas no Instagram para gerar mais engajamento em suas publicações e aumentar a relevância da sua marca.

 

5 - Retenção de Clientes

A retenção de clientes é mais barata e prática do que a aquisição de novos consumidores. Por isso, demonstre que a marca se importa com seu público.

Compartilhe conteúdo exclusivo por e-mail aos seus consumidores, como promoções para recompras, e-books e outros materiais.

Outra estratégia de retenção é o envio de brindes, por exemplo, canetas personalizadas, cadernos, necessaires, entre outros.

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Conclusão

Independentemente do porte da empresa, adotar ações de marketing é fundamental para atrair mais consumidores e, consequentemente, aumentar suas vendas.

Por meio de algumas estratégias, como as que vimos no decorrer do artigo, você conseguirá alcançar seu objetivo e ainda impulsionar o crescimento da marca. 

Acompanhe as inovações digitais e aprenda a vender ainda mais com as ações e estratégias.

 

Este artigo foi escrito por Paula Moraes.