Como o upsell pode impactar o seu faturamento

Por Miriam Barros

Você deve estar se perguntando como aumentar o faturamento da sua empresa de forma rápida e simples, não é mesmo?

Afinal, quem não gostaria de lucrar mais que o previsto no início do ano?

Existem diversos benefícios em manter uma boa relação com os clientes sendo a melhor delas fechar um upsell. 

Antes de mais nada é importante explicar o termo: upsell nada mais é que uma técnica utilizada pela equipe de vendas da empresa para vender um produto novo elevando o preço da parcela que seria pago inicialmente.

Funciona mais ou menos assim: você trata bem e tem uma boa relação com os clientes, eles se sentem confortáveis e dispostos a fazer um novo negócio com sua empresa.

O resultado disso é o aumento nas receitas.

Não existe segredo: essa técnica só funciona a médio e longo prazo.

Isso porque é fundamental que o cliente se sinta bem e seguro em fazer negócio com sua empresa. 

Os clientes precisam querer continuar os negócios. Assim é possível utilizar o upsell para aumentar o ticket médio deles.

Vamos conferir como funciona exatamente essa estratégia?

Demonstração Confere

Como funciona um upsell?

Antes de mais nada é muito importante que você conheça o oposto do upsell: o temido churn.

É considerado churn quando um cliente cancela o contrato com uma empresa e não tem a mínima vontade de voltar posteriormente.

Não deixe, nunca, um cliente chegar neste estágio.

Voltando à pauta, o upsell se configura por ser uma estratégia muito utilizada por setores comerciais para aumentar as receitas da empresa.

Eles oferecem ao cliente um produto novo ou melhor por uma parcela maior do que ele fecharia inicialmente.

Por exemplo, o cliente está com a empresa a mais de 5 anos e tem total confiança na equipe.

A área comercial entra em contato com ele e tenta vender um produto X, que ele ainda não possui, pelo dobro do preço. Isso é upsell.

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Qual é o melhor momento de fazer um upsell?

Você sabe qual o elemento mais importante para que um upsell seja feito? Muito simples né? A resposta correta é “o cliente”.

É fato que vender para um cliente que já faz parte da sua carteira é muito mais fácil do que para uma que está conhecendo a empresa agora.

Isso porque o cliente mais antigo já foi fidelizado, o outro ainda está no processo.

Se ele gostar do serviço oferecido, provavelmente irá querer mais.

É nesse momento que a equipe comercial deve atacar e oferecer um upsell ao cliente.

Você precisa conquistar o cliente para depois oferecer novos produtos.

Para isso acontecer é só seguir três passos:

  • Fique sempre em contato para saber a situação do cliente;
  • Levante as necessidades do cliente e veja se seus produtos podem saná-las;
  • Ofereça as soluções que vão aprimorar os resultados dos clientes.

Essa estratégia pode ser aplicada para qualquer segmento, seja ele película de controle solar, blindagem de carros ou filme stretch.

Com esse técnica sua empresa tende a lucrar até o dobro do que poderia no ano.

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Esse artigo foi escrito por Iago Martins, Criador de Conteúdo do Soluções Industriais.