UX no e-commerce: entenda o que é e qual sua importância

Por Miriam Barros

Em um mundo cada vez mais digital, ter um comércio eletrônico para vender os produtos e serviços de uma empresa faz toda a diferença, seja ela uma empresa de elevador de carga ou uma loja de produtos eletrônicos.

O e-commerce, ou comércio eletrônico, possibilita ao cliente a realização da compra de um produto ou serviço no conforto de seu lar, basta uma conexão com a internet e o uso de um dispositivo para acessar a loja virtual.

Mas para que o consumidor decida-se pela compra, é importante que ele tenha uma experiência agradável ao acessar a loja.

Atualmente, o UX (User Experience) ou experiência do usuário, é um conceito que abrange todo o caminho do cliente até a efetivação da compra e até a pós-venda, ou seja, desde a pesquisa. E é importante que todo o processo atenda às necessidades do cliente.

Neste texto, iremos falar sobre o que é exatamente o UX e sua importância no e-commerce. Acompanhe.

Confere Shop loja online grátis

O que é UX?

A sigla UX vem do inglês User Experience, ou seja, experiência do usuário e faz toda a diferença quando o consumidor resolve comprar em uma loja virtual.

Como sugere o nome, o UX envolve tudo que faz parte da experiência do usuário, desde o momento em que ele pesquisa uma empresa até o pós-venda.

Uma empresa de bisnaga de plástico, por exemplo, precisa investir em formas de atrair o seu cliente em todos os setores, mas se esse investimento não abranger a loja virtual, todo o resto será impactado. 

Isso porque, como sabemos, a compra virtual é um dos meios mais utilizados atualmente para compras, sobretudo neste momento pandêmico, que torna a compra presencial inviável em muitos casos.

A boa experiência do usuário no e-commerce envolve detalhes relacionados ao design, facilidade de navegação, desenvolvimento da web, interação com o cliente e outros.

Por isso, a aplicação na prática do UX deve abranger um conjunto de ações para garantir a boa experiência e essas ações são:

  • Proporcionar um site com boa usabilidade;
  • Colocar informações completas no e inteligíveis no site;
  • Investir na acessibilidade;
  • Prestar um bom atendimento;
  • Investir em um checkout prático e simples;
  • Fazer testes A/B.

A importância do UX no e-commerce

Nos tempos atuais, a maioria da população está inserida no mundo digital. A inclusão digital abrange pessoas de todas as idades e cada vez mais, o consumidor preza por boas experiências para decidir sobre as suas compras.

Portanto, o UX tem total importância no e-commerce de uma empresa, pois tenta garantir que o cliente terá a melhor experiência possível dentro do site, inclusive no pós-venda.

Além disso, seja para uma empresa de amplificador de som ou uma rede de fast food, por exemplo, o mercado está cada vez mais competitivo. Portanto, a experiência do usuário no momento da compra virtual pode fazer toda a diferença para que uma empresa saia na frente da concorrência.

É importante que as empresas acompanhem as evoluções digitais e compreendam que a experiência do usuário na loja virtual é fundamental para ter sucesso e garantir bons resultados em vendas e, consequentemente, se destacar no mercado e gerar lucratividade.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

Nova call to action

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.