UX: qual a importância para o e-commerce?

Por Miriam Barros

Os avanços tecnológicos permitiram que grande parte da população tivesse acesso à internet e isso modificou uma série de comportamentos da sociedade, inclusive os de compra.

Com mais pessoas consumindo conteúdo e comprando online as empresas precisaram encontrar novas formas de se posicionar diante de seu público.

Houve uma grande migração do consumo em lojas físicas para lojas virtuais, muitas pessoas perceberam os benefícios que esse hábito provoca em suas rotinas diárias e atualmente é possível fazer até as compras de supermercado pelo celular.

Diante desse cenário, é essencial que as empresas estejam constantemente evoluindo e investindo em soluções que tornem seu e-commerce atrativo.

Logo, os usuários que acessarem a loja virtual da empresa terão uma experiência agradável e que atenda suas necessidades.

Um dos pontos de atenção ao gerenciar um e-commerce é o UX, que vem do termo em inglês User Experience e significa experiência do usuário.

A experiência começa já no momento que o usuário inicia sua pesquisa sobre determinado produto, um amplificador de som, por exemplo, e vai até o atendimento pós-venda.

O UX tem como objetivo compreender melhor as necessidades dos consumidores, permitindo que a empresa crie produtos e soluções que atendam essas necessidades, o que pode gerar impactos positivos para as vendas de seu e-commerce.

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Por que investir em UX?

Há empresas que aplicam grande parte de seus esforços e investimentos financeiros em ações voltadas para a captação de clientes.

Aliás, acabam menosprezando os impactos que uma loja virtual e processos de venda mal desenvolvidos podem trazer para o seu negócio.

Vamos imaginar uma situação em que um usuário clica em um anúncio de uma empresa de usinagem de precisão e é direcionado para a página inicial do e-commerce dessa marca.

Nesse ponto, para que esse visitante se torne cliente, todos os aspectos são importantes, desde um design bonito até menus fáceis de navegar, além dos textos utilizados.

Investir em UX permitirá que sua empresa aumente as vendas através da simplificação da usabilidade, bom atendimento e por transmitir a segurança de que seu produto ou serviço é a melhor solução para as necessidades dos consumidores.

Garantir essa boa experiência por parte dos usuários colabora para que a satisfação dos clientes aumente, subindo as chances de que voltem a comprar ou até mesmo indiquem sua empresa para outras pessoas.

Um benefício também importante decorrente da aplicação dos conceitos de experiência do usuário para a loja virtual, é a formação e fortalecimento de uma reputação positiva para a marca de sua empresa.

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Como aplicar o UX no seu e-commerce?

O UX é um conceito amplo e pode gerar dúvidas sobre como fazer para implementá-lo na loja virtual de sua empresa.

As ações podem variar de acordo com o tipo de negócio ou até mesmo o perfil do público-alvo, mas há alguns pontos-chave que devem ser observados por todas as empresas.

Certifique-se que seu site possui uma navegação simples, ou seja, torne fácil encontrar os produtos, como uma caixa de papelão, por exemplo, dentro da sua loja virtual e que as informações sejam disponibilizadas de maneira completa. Além disso, busque formas de criar conexão com seus consumidores e dê o melhor atendimento possível.

Identifique dentro do seu negócio quais pontos precisam ser aprimorados e aplique o conceito de UX para proporcionar aos usuários uma experiência tão boa ao navegar ou comprar em seu site. Isso fará com que eles voltem a comprar de você.

Focar na experiência do usuário é tão relevante quanto estratégias de divulgação de sua marca, portanto não subestime o poder dessa ferramenta.

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Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.