Venda recorrente: como aplicar essa estratégia no comércio eletrônico

Por Miriam Barros

O conceito de venda recorrente é extremamente importante para empresas que buscam se consolidar no mercado.

Um bom empreendedor não tem que pensar somente em vender, ele precisa fazer com que o cliente fique tão satisfeito que compre sempre o seu produto.

Isso é o que chamamos de venda recorrente, e entre as outras características estão: 

  • Necessidade do cliente em consumir o produto;
  • Necessidade do mercado em suprir a demanda;
  • Aumento de reconhecimento de marca no mercado;
  • Aumento no índice de conversão de vendas.

Pensando na importância de aplicar a venda recorrente no seu comércio eletrônico, resolvemos produzir um artigo para lhe ajudar.

Se você tem uma empresa que vende caixa de papelão, por exemplo, a seguir receberá dicas relevantes de como criar uma rotatividade de consumo entre os produtos e clientes da sua empresa.

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Ofereça vantagens

Como fazer para fidelizar um cliente que precisa sempre comprar um produto? Oferecendo vantagens exclusivas!

Isso é uma tática muito usada para quem busca fidelizar clientes e aumentar o índice de venda recorrente.

Você pode criar uma série de estratégias como, por exemplo: se o cliente precisa fazer a locação de compressor de parafuso, depois de cinco vezes seguidas, a sexta fica por cortesia.

Ou então, o cliente pode acumular um cupom de desconto para abater em crédito depois de um determinado número de vendas.

A questão nesse ponto é criar vantagens que façam o cliente pensar da seguinte maneira, “se eu preciso fazer a compra desse produto constantemente, é melhor eu comprar com a empresa X, pois ela me dá determinada vantagem”.

Serviço de assinatura

Essa é outra maneira que empresas buscam para fidelizar clientes e aumentar o índice de compras recorrentes em seus canais de venda.

Os serviços de assinatura garantem que o cliente seja um consumidor a longo prazo e para isso, a empresa precisa fornecer um produto que valha a pena para o cliente consumir.

Um exemplo muito comum são as redes de varejo que oferecem descontos especiais para clientes que pagam a assinatura online.

Isso quer dizer que se o cliente se tornar um fidelizado da empresa, poderá fazer as compras com descontos que ele não conseguiria encontrar em lugar algum. Isso aumenta consideravelmente a recorrência de vendas.

Invista em promoções de produtos recorrentes

Os produtos recorrentes são aqueles que geram vendas recorrentes. E como você pode saber qual é o produto recorrente?

Você precisa comprar constantemente creme dental, pois escova os dentes todos os dias. O mesmo se dá para um engenheiro hidráulico, que precisa adquirir chave de nível, pois é uma ferramenta que ele utiliza quase todos os dias.

A questão não está no produto em si, mas na recorrência de que ele é necessário para o profissional da área ou consumidor.

E nesse caso cabe ao empreendedor detectar essa característica de consumo em seus produtos e buscar maneiras de viabilizar preços atrativos para esse público-alvo.

Daí entra a questão de articular as promoções, tal como oferecer vantagens e ofertar planos de assinatura, conforme mencionamos anteriormente.

Essas foram as dicas que separamos para você que busca formas de aplicar vendas recorrentes em seu comércio eletrônico.

Compartilhe com os responsáveis de sua empresa e discuta as ideias. Se gostou do conteúdo, continue nos acompanhando e fique por dentro de mais dicas de marketing digital

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Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.