Como faturar mais através da venda regionalizada

Por Miriam Barros

As estratégias de marketing, principalmente nos meios digitais, trouxeram uma nova ideia no que diz respeito a impactar o público, descartando por completo aquela linguagem generalizada e impositiva vista nos veículos de comunicação de massa.

A internet propôs algo jamais visto entre empresas e consumidores: a troca de informações sem intermédios, permitindo ao cliente maior autonomia e poder de decisão, e às marcas maior assertividade no momento de abordagem e o oferecimento do produto e serviço ideal.

Os dados obtidos são as melhores formas de segmentar a comunicação e assim deixá-la cada vez mais estrita, visando atingir as personas do negócio. 

Nova call to action

O que é segmentar, exatamente?

A segmentação consiste em identificar, conhecer e se aproximar de um determinado público que tenham suas necessidades, desejos e dores baseados em um produto ou serviço comercializado pela empresa.

No marketing, especificamente, segmentar as campanhas é uma das estratégias que mais têm trazido resultados, pois permite que seja possível se dirigir ao público propondo exatamente o que ele necessita.

Obviamente, se referir a um público específico tem a intenção de concentrar as vendas e assim elevá-las, ou seja, vendendo mais e para um público menor. Parece controverso?

Especificar as ações voltadas às vendas é um artifício poderoso para ocupar nichos que se formam cada vez mais no mercado atual, comprovando a teoria da cauda longa, de Chris Anderson.

Portanto, explorar ‘novos lugares’ serve para atender demandas específicas e assim, cresce o conceito de marketing regionalizado.

O marketing regionalizado

Como o próprio nome sugere, essa estratégia se propõe a atender às necessidades, anseios e dores de públicos específicos com base em estudos geográficos.

Ter conhecimento de todas as condições locais, incluindo os fatores citados e também concorrência, linguagem, classe social, hábitos de compra, hobbies, dentre outros, permite assertividade ao se comunicar com os consumidores, sabendo, principalmente quem são os ‘clientes ideais’.

No Brasil, existem empresas especializadas em marketing regionalizado, como a Busca Cliente.

A Busca Cliente funciona como uma plataforma, responsável por posicionar empresas, produtos e serviços no topo dos principais buscadores do mundo: Google, Yahoo e Bing de modo totalmente orgânico, regionalizado e sem custos por clique.

A tecnologia Busca Cliente une o marketing local, juntamente com o digital, potencializando as duas estratégias e sendo uma ferramenta eficiente a quem deseja aumentar o número de vendas.

Outro ponto, quando o assunto é estudo para melhor atender regiões e assim implantar as ações de seus clientes, o canal Busca Cliente reclame aqui é utilizado a fim de receber feedbacks que ajudam rever as ações.

Canais parecidos com o Busca Cliente reclame aqui são essenciais para ver o que o público espera da empresa e assim oferecê-lo as melhores opções.

Além do Busca Cliente reclame aqui, a tecnologia funciona como um ciclo para atuar em regiões:

 

  • Usuários procuram por produtos;
  • Eles utilizam os buscadores para encontrá-los;
  • A Plataforma Busca Cliente os destaca;
  • Esse negócio passa a ter mais acessos e assim, clientes;
  • Consumidores descobrem um serviço próximo a eles.

Mais detalhes sobre a Busca Cliente e Busca Cliente reclame aqui.

 

Para exemplificar, o que faz a Busca Cliente é inserir o microempresário no mercado. Já que, quando um consumidor procura por um serviço, ele geralmente vai até as empresas consolidadas para fechar negócio, por não conhecer nenhuma opção perto de casa.

A Busca Cliente faz o consumidor descobrir um serviço próximo a ele, logo, acaba adquirindo mais um cliente.

Planilha Controle de cartões

E como faturar mais através da venda regionalizada?

Francamente, os gigantes já monopolizaram o mercado de ‘hit’, ou melhor dizendo, eles têm perdido tempo mantendo o que já conquistaram há décadas, enquanto o caminho alternativo, o de segmentar tem sido uma opção responsável por render bons lucros.

Trabalhar com um público especial permite criar conteúdos, chamadas e até produtos ou serviços personalizados a eles, aumentando, desta forma a chance de retê-los por mais tempo.

O grande desafio da maioria das empresas hoje não é somente vender e sim encantar para fidelizar, sabendo que cliente satisfeito retorna e ainda recomenda o serviço que consome a outras pessoas.

Um planejamento bem estruturado com profundo conhecimento sobre o mercado é a maneira mais eficaz de aumentar as vendas por meio da regionalização, pois tendo em vista que o público está cada vez com exigências mais minuciosas, segmentar pode significa crescimento.

Nova call to action

Quer saber mais? Conheça os canais do Busca Cliente: Site, Facebook, Instagram,

Twitter, Youtube, Love Mondays e Reclame Aqui.