Como vender mais pelo WhatsApp

Por Miriam Barros

Com a crise do coronavírus, muitos negócios estão reinventando suas formas de vender. Virou um desafio alcançar os clientes que agora estão em casa isolados!

Para a nossa sorte, vivemos em uma época em que a tecnologia nos permite novas maneiras de relacionamento e marketing.

O Whatsapp pode ser uma máquina poderosa de vendas e propaganda.

Ele é a rede social mais utilizada pelos brasileiros e possui taxas de resposta muito mais altas do que outras formas de prospecção, como e-mail e telefone.

Por isso, separamos 5 dicas para te ajudar a vender ainda mais pelo Whatsapp:

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1. Use listas de transmissão

Muitas pessoas criam grupos no Whatsapp para divulgar conteúdos e promoções com seus clientes.

Isso acaba sendo pouco eficiente porque o seu cliente provavelmente já está em muitos grupos e não lê as mensagens ou até pode sair do grupo e parar de receber suas divulgações. 

Portanto, as listas de transmissão são mais eficientes porque você manda mensagens para vários clientes de uma vez, mas cada um as recebe em uma conversa privada com você.

Todos os clientes que tiverem seu número salvo receberão suas mensagens. O WhatsApp permite que você crie listas de transmissão para enviar a mesma mensagem para até 256 contatos!

Para criar uma lista de transmissão, você clica nos três pontinhos no canto superior direito > “Nova Transmissão” > você escolhe os contatos que você quer colocar na lista.

Irá aparecer para você o que parece uma conversa em grupo, mas as mensagens que você enviar nesse chat serão enviadas individualmente para cada um dos participantes da lista de transmissão ;)

2. Crie audiência pelo Facebook e Instagram

O Facbeook e o Instagram são boas maneiras de você divulgar seu negócio para um público grande.

Cada uma das redes sociais tem um ponto forte: pelo Instagram você cria interesse pelas fotos, pelo Facebook seus clientes podem fazer check-in e, pelo Whstapp, você cria uma relação mais próxima.

Assim, explore o máximo que cada rede social pode trazer para o seu negócio e crie relações que não fiquem presas em um meio só.

Um exemplo de como você pode fazer isso é divulgando uma mensagem no Instagram e Facebook como “faça o primeiro pedido pelo Whatsapp e ganhe R$5 de desconto enviando o código CUPOM para o número x”.

Para esse tipo de mensagem, você também pode utilizar a funcionalidade link curto, em que clicando em um link seu cliente é redirecionado para uma conversa com você no Whatsapp. 

A vantagem de enviar o número é que o cliente terá que salvar seu número, então poderá receber suas mensagens da lista de transmissão depois.

A vantagem do link é que, por ser mais fácil, mais clientes entrarão em contato. 

Para criar um link com o seu número e uma mensagem padrão, você pode acessar esse link aqui.

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3. Crie campanhas usando gatilhos mentais

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as vendas pelo Whatsapp não são individuais.

É importante criar uma campanha com mensagens persuasivas e frequentes para engajar os seus clientes. 

Para isso, utilize gatilhos mentais, que são técnicas de persuasão ligadas a respostas instintivas. Alguns deles são:

 

  • Escassez e urgência : mensagens como “últimas unidades” ou “somente hoje” fazem com que as pessoas comprem por terem medo de perder uma boa oportunidade
  • Prova social: depoimentos positivos de clientes sobre seu produto ou serviço também podem te ajudar na hora das vendas
  • Novidade: as pessoa gostam de experimentar novos produtos e lançamentos e isso faz com que elas se sintam na frente das demais
  • Autoridade: mostrar para os seus clientes que autoridades no seu segmento usam ou recomendam seu produto é uma boa estratégia para criar valor. 

4. Use o Whatsapp Web para criar relacionamento

O Whatsapp Web é a versão do Whatsapp para o computador, que é mais prático para você digitar, então é provável que, utilizando essa ferramenta, você escreva mensagens mais completas para os seus clientes.

Além disso, deixar o Whatsapp aberto no seu computador faz com que você responda mais rapidamente as mensagens dos seus clientes, o que aumenta a satisfação.

Para utilizar o Whatsapp Web, clique aqui e siga as instruções da tela.

5. Use o Whatsapp Business

O Whatsapp Business é a versão para negócios do Whatsapp.

Ela também é gratuita e possui diversas ferramentas para te ajudar a vender mais, como a possibilidade de criar um catálogo de produtos e de etiquetar seus clientes de acordo com os estágios de venda ou outra categorização que faça sentido para o seu negócio.

Temos um guia completo das funcionalidades do Whatsapp Business aqui.

O Whatsapp é uma ferramente para marketing e vendas que é muito prática e eficiente.

Melhorar a sua comunicação pelas redes sociais com seus clientes é cada vez mais importante considerando o novo perfil dos consumidores e, principalmente, o isolamento importo pelo coronavírus.

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