WhatsApp Business: como usar para aprimorar o atendimento da sua loja online!

Por Miriam Barros

O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito, criado principalmente para atender a necessidade de pequenas empresas em manter uma comunicação eficiente com potenciais clientes.

Afinal, manter canais de comunicação eficientes com o cliente é primordial para que a sua loja seja bem-vista e ganhe reputação no mercado. 

No Brasil, raríssimas são as pessoas que não utilizam o WhatsApp para se comunicar no dia a dia, não é mesmo? Por isso sua loja DEVE entender tudo sobre a ferramenta.

Como estamos aqui justamente para desvendar o tema para você, neste texto aprenda o que é WhatsApp Business, como usar a ferramenta e a importância de ter uma boa comunicação com seus clientes. Confira!

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Quais as vantagens da boa comunicação com o cliente?

Antes de apresentar o Whatsapp Business, diremos quais as vantagens da boa comunicação com o cliente e como realizar essa tarefa. 

Isso porque muitas empresas se preocupam apenas em atrair novos clientes, porém não cuidam do seu relacionamento com os clientes atuais.

Esse tipo de atitude não é nada benéfico para sua loja, uma vez que a comunicação representa a personificação do seu negócio para o cliente. Ou seja, quando os clientes são bem atendidos e a comunicação flui de forma positiva a imagem da empresa melhora.

Isso acontece porque ao demonstrar interesse em uma pessoa que vem até a sua loja, você mostra que se preocupa com ela e que está interessado em resolver os seus problemas e ofertar o melhor produto.

Assim o cliente se sentirá acolhido e muito provavelmente voltará a fazer contato com sua empresa. 

Atualmente, com o crescente uso do WhatsApp, essa comunicação tornou-se muito mais fácil. Por isso, uma ótima forma de tornar esse processo mais fácil em sua empresa é a adoção da ferramenta para comunicação. 

Veja a seguir alguns benefícios dessa prática:

 

Conforto para todos

Ao usar os meios digitais para a comunicação com os clientes você pode proporcionar conforto para eles e para sua loja. Isso porque eles permitem que o cliente não tenha que se deslocar até o seu estabelecimento para retirar dúvidas, ou ainda precise ligar em horários específicos. 

No caso de lojas online, o a comunicação por meios digitais é imprescindível. Afinal, por onde mais ela aconteceria? Se você possui uma loja virtual, tenha isso em mente. E se você está querendo montar uma loja virtual mas não sabe por onde começar, leia este guia completo escrevemos aqui no blog!

Por outro lado, você consegue ter mais tempo para responder todos os clientes adequadamente, uma vez que não é necessário parar o que está fazendo no momento para atender ao cliente.

Aqui é importante destacar que, mesmo que o atendimento on-line não exija uma resposta imediata, não é nada agradável fazer com que o cliente espere pelo atendimento por muito tempo. 

 

Custos menores (ou quase zero)

Usar a tecnologia é muito mais barato que os meios tradicionais. Isso porque ao usar esse meio você não precisará gastar com estruturas físicas e contratação de funcionários. 

Além disso, é possível usar os meios digitais para promover o seu negócio, educar os clientes acerca do seu produto e retirar todas as dúvidas mais frequentes de forma interativa e leve.

E o principal: o WhatsApp Business é totalmente de graça.

 

Comunicação com o cliente em qualquer lugar e em diferentes horários 

Como já dissemos, ao usar a tecnologia para comunicar-se com seu cliente você não precisará responder imediatamente às mensagens. 

Desse modo é possível expandir o seu horário de atendimento e permanecer disponível em qualquer lugar para atender os clientes.

 

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O que é Whatsapp Business?

O Whatsapp Business é a versão empresarial do conhecido Whatsapp. Com ele, é possível tornar a interação com o cliente mais direta e automatizada. Isso porque, segundo pesquisa realizada pela Resultados Digitais, ele está presente em 99% dos smartphones. 

Ao perceber o sucesso do Whatsapp convencional, as empresas passaram a perceber quão valiosa poderia ser essa ferramenta, foi então que em 2018 foi lançada a versão empresarial do aplicativo. 

Essa tem diversas funcionalidades, como resposta automática e horário de funcionamento, que tem como finalidade aproximar os clientes da empresa. 

 

Quais as vantagens do Whatsapp Business?

Como já foi dito, manter a comunicação com o cliente tecnológico é muito mais produtivo e eficaz para as empresas. A ferramenta criada pelo WhatsApp oferece ainda mais vantagens para as empresas. Veja algumas delas:

 

Melhor experiência do usuário

Ao usar o WhatsApp para comunicar-se com seus clientes, você já mostra que está atento às principais ferramentas de comunicação usadas por eles e que quer proporcionar a melhor experiência de usuário possível. 

Além disso, a ferramenta permite maior integração e automatização o que facilita a resposta e assim torna todo o diálogo mais fácil para a empresa e o consumidor. 

 

Escalabilidade do atendimento

Ao usar o WhatsApp convencional, não é possível acessar a mesma conta em vários dispositivos diferentes. Isso dificulta o acesso em empresas em que mais de uma pessoa precisa lidar com o atendimento aos clientes. 

Porém, ao usar a versão Business API da ferramenta esse problema é solucionado, uma vez que ela permite que mais de uma pessoa use a mesma conta em diferentes aparelhos.

 

Mensuração do atendimento 

Por fim, na versão Business é possível gerar relatórios que possibilitam mensurar e obter estatísticas sobre o atendimento. 

Assim é mais viável elaborar estratégias que auxiliem na melhora da experiência do usuário e consequentemente na imagem da empresa para o mercado. 

Como usar essa ferramenta?

Agora que você já conhece o WhatsApp Business e sua importância, chegou o momento de ensinar como utilizar essa ferramenta em sua empresa de forma adequada. Para isso, existem duas modalidades da ferramenta:

 

WhatsApp Business

Para criar uma conta comercial no WhatsApp é preciso antes criar uma conta comercial e depois e seguir os seguintes passos:

  • 1. Baixar o aplicativo do WhatsApp Business
  • 2. Abrir o aplicativo e aceitar os termos de uso;
  • 3. Aceitar a transferência do número da conta convencional de WhatsApp para conta WhatsApp Business;
  • 4. Inserir o código de verificação para finalizar o processo.  

WhatsApp Business API 

Para ter uma conta na versão Business API você precisará antes escolher um provedor oficial do WhatsApp, para saber quais são os disponíveis acesse o site oficial da ferramenta.  

Depois de escolher o provedor, ele auxiliará você na criação e configuração da sua conta. Para isso, você precisará antes criar uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook

Depois que o Facebook (empresa responsável pelo WhatsApp) verificar que os dados informados são reais, você terá um selo oficial para operar como o nome da sua loja pelo API e conseguirá usar a ferramenta completamente.

Como melhorar o atendimento dos clientes com Whatsapp Business?

Confira também algumas dicas para você usar a ferramenta com mais habilidade e assim aprimorar o atendimento para seus clientes.

 

Use o aplicativo adequadamente 

Para deixar a comunicação mais clara possível, sempre coloque todas as informações úteis nos campos indicados do WhatsApp. Assim, quando alguém entrar em contato, saberá quando o atendimento funciona.

E tenha sempre cuidado ao iniciar uma nova conversa com os clientes. Caso você não tenha certeza se esse é o meio em que ele se sente mais confortável para iniciar a conversa, prefira o uso de e-mail e outros canais. 

Por outro lado, se esse for o melhor canal de contato ou se o cliente que tiver iniciado a conversa, não se esqueça nunca de responder de forma solícita e educada as mensagens.

 

Informe aos clientes que a sua loja atende pelo Whatsapp Business

De que ainda configurar o aplicativo e manter ele funcionando se os clientes não sabem que esse é um canal de atendimento disponível, não é mesmo? 

Por isso, não deixe de divulgar o número de contato da sua loja em seu site, redes sociais e campanhas publicitárias. Desse modo, as pessoas conseguirão comunicar-se com sua empresa de forma muito mais efetiva e rápida. 

 

Utilize todos os recursos disponíveis na ferramenta

Para aproveitar realmente a ferramenta em sua loja, o ideal é usar todos os recursos disponíveis. Esses vão muito além de responder as mensagens. 

Sendo assim, não deixe de aproveitar o uso de mensagens automáticas, e enviar áudios, vídeos e imagens pertinentes para os seus clientes. 

Como exemplo, é possível gravar vídeos dos novos produtos e mandar primeiramente pelo WhatsApp para os clientes. Assim você cria a sensação de que os clientes que estão em contato pelo aplicativo recebem mais conteúdo e vantagens da empresa. 

 

Ofereça ofertas exclusivas no aplicativo

E por falar em benefícios para os clientes que usam o Whatsapp para comunicação, uma boa forma de usar a ferramenta é oferecer ofertas e vantagens exclusivas para a plataforma, como exemplo frete grátis. 

Desse modo, os clientes não somente se sentirão mais próximos da sua empresa, como também vão ter mais vontade de interagir pela ferramenta. 

Agora, você está pronto para aproveitar toda a potência do WhatsApp Business para aprimorar o atendimento da sua loja!

Um atendimento bem feito e humanizado não só gera mais vendas, como fideliza clientes, o que é essencial para o crescimento saudável de uma loja. Aposte bastante em um atendimento personalizado para gerar identificação.

Como vimos acima, uma das funcionalidades do WhatsApp Business são as respostas rápidas. Veja como utilizá-las para ter um pós-venda eficiente e gerar conversas com clientes atuais!

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Este texto foi escrito por Luiza Cristina Sousa.