Whatsapp: como você pode aumentar suas vendas com ele?

Por Miriam Barros

O WhatsApp chegou para revolucionar as formas de comunicação entre a sociedade. Entretanto, ao contrário do que muita gente pensa, ele não é apenas um aplicativo pessoal feito para conversar com amigos e família. Na verdade, vai muito além disso!

Não restam mais dúvidas que, nos últimos anos, o aplicativo facilitou (e muito) a comunicação em todos os lugares do mundo.

Afinal, é possível trocar mensagens com usuários de outros estados, países e até continentes. 

Porém, a sua funcionalidade não se limita apenas a interação entre pessoas de diversos lugares do mundo.

Atualmente, é possível adotar essa ferramenta no mundo corporativo, facilitando a comunicação entre marca e cliente, aumentando as chances de vendas

Se você nunca parou para pensar sobre isso, está no lugar certo! Separamos este post para mostrar como o WhatsApp pode aumentar as suas vendas. Ficou interessado? Acompanhe!

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Potencial do WhatsApp

Para se ter uma ideia, o WhatsApp retém 2 bilhões de usuários em todo o mundo.

Além disso, mais de 72% desses usuários usam o aplicativo intensamente todos os dias.

Por notificar, 90% dos consumidores visualizam a mensagem recebida. 

Além do mais, o aplicativo recebe apoio das companhias de telefonia móvel, não debitando dados pela sua utilização.

Não restam dúvidas do potencial dessa ferramenta, não é mesmo? Entretanto, em meio a esse cenário, a grande maioria dos usuários consideram o WhatsApp um aplicativo de uso pessoal e o que o torna ainda mais popular em dois aspectos:

 

  • A gratuidade na utilização;
  • A falta de propagandas e campanhas dentro da plataforma (anúncios de manutenção de chiller, roupas, sites, entre outros)

Mas como alcançar o público sem desenvolver ações publicitárias?

É muito simples: basta alinhar a ferramenta com as técnicas do inbound marketing.

Isso acontece pois, se você enviar um monte de textos de venda, suas mensagens serão ignoradas. 

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Como aumentar as vendas com o WhatsApp?

Para ajudar você, separamos 3 estratégias para aumentar o número de vendas utilizando o WhatsApp. Continue a leitura!

 

1. Só envie mensagens para quem tem interesse

Esse é o primeiro passo para elaborar uma estratégia de venda pelo WhatsApp. Nesse sentido, funciona como as ações utilizadas nas campanhas de e-mail marketing. 

Você só deve enviar mensagens para os consumidores que têm interesse, caso contrário, sua abordagem será invasiva e desnecessária. 

Caso você não saiba quem deve receber o seu conteúdo, elabore estratégias de segmentação e defina o seu público-alvo. Você pode definir da seguinte forma: 

 

  • Gênero: Masculino;
  • Faixa etária: 30 anos;
  • Nível de escolaridade: Superior;
  • Renda mensal: Entre R$ 3000 a R$ 5000
  • Interesses: Buscam por oxigênio medical, esportes ou áreas relacionadas a tecnologia.

 

Essa é uma ótima maneira de começar a captar clientes. Além disso, muitos restaurantes em seu cadastro no delivery perguntam ao usuário se ele deseja receber cardápios pelo WhatsApp. Isso já é uma abertura de comunicação, percebeu?

 

2. Tenha uma equipe de atendimento

Se você adotou essa plataforma nas suas estratégias, é fundamental que você tenha uma equipe específica para o atendimento - principalmente se for trabalhar com ações de divulgação.

Seguindo o exemplo acima, vamos supor que aos finais de semana as novidades do cardápio sejam enviadas aos consumidores que desejam receber. 

Provavelmente o público vai optar por fazer o pedido na plataforma, certo?

Afinal, se eles recebem o cardápio pelo WhatsApp, é natural que eles queiram realizar o pedido por ali mesmo. 

Por isso, é fundamental que você crie uma equipe para prestar esse atendimento e anotar todos os pedidos.

Caso contrário, as chances dos consumidores finalizarem a compra é bem pequena. 

Além disso, geralmente, os consumidores podem fazer alguns questionamentos, como: o restaurante trabalha com a venda de cesta básica de alimentos? Qual é o horário de atendimento?

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3. Crie grupos para assuntos específicos 

Essa é uma ferramenta que muitos empreendedores não conhecem, mas é possível criar grupos de interesse sem que os usuários percebam que estão participando de um. 

Dentro da plataforma, há uma função conhecida como lista de transmissão.

Embora você agrupe vários contatos dentro dela, quando a mensagem for enviada e recebida, o usuário pensará que você enviou uma única mensagem exclusivamente para ele. 

A principal vantagem é que você não precisa analisar o perfil de todos os participantes do grupo, ou seja, ninguém saberá quantas pessoas receberam a mesma mensagem. 

Essa é uma ótima maneira de otimizar o tempo e proporcionar uma comunicação exclusiva e direta com o cliente.

Agora você tem 3 ótimas dicas para colocar em prática, claro, analisando a necessidade do seu negócio.

Dessa forma, você conseguirá fidelizar os clientes, aumentar o número de vendas e gerar novas conversões!

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Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌