YouTube Ads: Como anunciar no YouTube e ter sucesso em 2022

Por Miriam Barros

Com dois bilhões de usuários ativos mensais pelo mundo, o YouTube é uma excelente plataforma para quem busca anunciar sua loja. Mas você sabe como anunciar no YouTube Ads?

Com a chegada das smart TVs, os canais tradicionais das emissoras de televisão começaram a dividir espaço com os conteúdos audiovisuais da web.

No Brasil, principalmente após o período de pandemia, a exibição do Youtube em TVs teve um aumento de 120% quando comparado a 2019.

Em números, isso corresponde a mais de 40 milhões de brasileiros utilizando aparelhos televisivos para assistir vídeos pela plataforma.

Devido ao volume de alcance, muitas empresas veem como uma oportunidade de expandir sua marca por meio de anúncios em vídeos e banners.

De fato, o Youtube Ads é atraente, visto que 42% dos usuários globais acessam a plataforma mensalmente.

A televisão contemporânea, como muitos chamam, está cada vez mais dentro da casa das pessoas, e agora não só mais pelos celulares e dispositivos móveis.

Se você planeja aproveitar essa onda de crescimento para anunciar sua marca, continue lendo que explicamos como funciona o YouTube para sua loja se destacar em 2022.

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Sobre o YouTube

O YouTube não é somente uma plataforma para postagem simples de vídeos. A rede cresceu e, hoje, virou um grande buscador de conteúdos, alternando com o Google, segundo estudo recente.

Tutoriais, reviews, aula, receitas, entretenimento, existem nichos para diversos públicos, independentemente da idade.

Fundado em 2005 com o propósito de criar um espaço de vídeos que não envolvesse transferência de dados, logo, o YouTube adquiriu grande sucesso.

No ano seguinte, em 2006, o Google comprou a plataforma.

E hoje o canal virou a base da profissão de muitas pessoas. A carreira de youtuber é uma grande febre que marca a geração atual.

Por que anunciar no YouTube?

A TV contemporânea está fazendo história.

80% das pessoas se lembram de anúncios vistos nos últimos 30 dias e 45% desse grupo diz ter tomado alguma ação a partir da publicidade.

Outra pesquisa prevê que até o final de 2021, 82% do tráfego na internet será gerado por vídeos.

Hoje, 43% acredita que os anúncios online são mais relevantes do que os da TV. Isso ocorre também devido a dinâmica de monetização.

Os próprios criados pedem para que os usuários não pulem os anúncios, pois seus salários são pagos por esta receita.

Para o próximo ano, 2022, o esperado é que o consumo de vídeos seja maior que a audiência da TV tradicional.

Afinal, os vídeos têm virado os queridinhos para campanhas, pois eles conseguem se aproximar mais do público, vender ideias e gerar gatilhos de compra.

Não à toa, as redes sociais dão prioridade a anúncios com vídeos. Assim como as pesquisas do Google, que também ranqueiam primeiro as mídias audiovisuais.

Uma pesquisa da Content Trends, mostra que o vídeo é o formato mais consumido, superando as postagens com imagens em redes sociais.

Além disso, o marketing em vídeos já representa 52,8% dos esforços em marketing de conteúdo, segundo o mesmo levantamento.

Dados do próprio YouTube, aliás, mostram que mais de 70% dos espectadores conheceram marcas por meio dos Ads da plataforma. 

Suas estatísticas também dizem que é duas vezes mais provável comprar itens a partir de anúncios vistos na rede.

Por ser um canal bem segmentado, os anúncios aparecem para as pessoas certas, nos vídeos relacionados ao produto.

Como anunciar no YouTube Ads?

Inicie um canal, crie um anúncio em vídeo, configure uma campanha, meça seus resultados.

Estes são os conselhos dados pela plataforma quando você busca o YouTube Ads.

É preciso saber que os anúncios do YouTube são integrados com o Google Ads e, assim como funciona no Google, eles podem ser exibidos de diversas formas.

Para alcançar o público ideal, conteúdos são entregues de acordo com os interesses dos consumidores e de quem está anunciando, seguindo o algoritmo da rede.

Vale frisar que cada canal no YouTube personaliza da forma que desejar os tipos de anúncio que serão aceitos para exibição em seus vídeos. 

Alguns tipos de anúncio ou assuntos específicos podem, inclusive, ser bloqueados de algumas contas.

Os principais Ads no YouTube são o TrueView, que aparece no início dos vídeos e tem duração de 15 segundos e pode ser ignorado pelo usuário, e o Non-skippable, que obriga o usuário assistir o anúncio até o fim.

Além destes modelos, existem os displays, que são sugeridos pela página – canto direito superior, início das buscas –, e os banners, que seguem a mesma lógica. 

A cobrança para anunciar no YouTube Ads é feita por:

  • CPM (Custo por Mil); 
  • CPA (Custo por Aquisição);
  • CPC (Custo por Clique). 
  • CPV (Custo por Visualização).

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Conhecendo o Google Ads

Como foi dito, para anunciar no YouTube, é necessário ter uma conta no Google Ads.

O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google e através dela você cria campanhas para o próprio Google, sites e para o YouTube.

É por lá, por exemplo, que você pode criar uma campanha de mídia paga para sua loja virtual para aparecer em um desses canais.

O interessante dessa plataforma é que mais do que apenas divulgar sua loja ou seus produtos, o Google direciona seu anúncio para pessoas qualificadas, através da captação de dados sobre preferências de busca no YouTube.

Assim, se sua loja vende produtos para pets e você subir campanhas no Google da maneira correta, seu anúncio vai alcançar quem busca produtos pets. 

Nada mal, certo?

Formatos de anúncios do Google Ads no YouTube

Conforme falamos, as formas de anúncios no Google Ads para o YouTube são: 

  • Anúncios na rede de pesquisa
  • Anúncios na rede de display; 
  • Anúncios Non-skippable 
  • True-view.

Os anúncios na rede de pesquisa são aqueles exibidos após a busca por uma palavra-chave. 

Eles aparecem em geral dentre os primeiros resultados após a busca e identificados como “Anúncio”. 

Úteis para quem busca por produtos/serviços específicos, eles são pagos conforme os cliques, assim, você só irá pagar se alguém realmente clicar no anúncio.

Por sua vez, os anúncios na rede de display são os anúncios em formatos de banners ou textos que aparecem durante a navegação do usuário pelo o YouTube e são especialmente interessantes para remarketing.

Já os outros anúncios no YouTube Ads impactam os usuários antes ou durante os vídeos assistidos. 

A boa notícia é que você só paga por eles se alguém de fato clicar e interagir.

Como criar anúncios na plataforma

Para começar a criar anúncios, acesse a conta da Google Ads e clique em “começar agora”. 

Depois, você irá vincular seu e-mail à conta de anúncios e seu site

Em seguida, você irá preencher alguns dados para ajustar sua primeira campanha teste.

Após esse passo, você poderá escolher que tipo de campanha quer fazer: 

  • Rede de pesquisa; 
  • Rede de display; 
  • Gmail Ads; 
  • Google Shopping; 
  • YouTube Ads.

Em resumo, para criar suas campanhas de anúncios são 10 passos:

  • 1. Entrar na sua conta no Google Ads e clicar em “+ Nova Campanha”;
  • 2. Na próxima etapa, você escolherá a meta de publicidade do seu anúncio (chamadas por telefone, inscrições ou vendas pelo site, visitas à loja física);
  • 3. Informar o nome da sua empresa/loja virtual;
  • 4. Informar o site da loja virtual ou de seu negócio físico;
  • 5. O Google Ads irá verificar suas informações e aparecerá uma tela de como o usuário visualiza seu anúncio. Depois é só clicar em “próximo”;
  • 6. O próximo passo é escrever o texto do anúncio. Colocar um bom título, chamativo e persuasivo é importante nesse passo;
  • 7. Depois é hora de escolher palavras-chave para direcionar o anúncio;
  • 8. Selecione, em seguida, o público-alvo;
  • 9. A nona etapa é definir o orçamento;
  • 10. Por último, é só revisar e a partir daí acompanhar sua campanha.

Pronto! O Google Ads também te oferece informações para conferir o desempenho e outros dados da campanha no YouTube. 

A partir desses dados você consegue coletar informações estratégicas para suas próximas campanhas no YouTube.

Bônus: criando um canal no YouTube

Como vimos, o YouTube pode ser uma opção certeira para o marketing da sua loja virtual

Após o Google, o YouTube é a maior ferramenta de busca do mundo e, portanto, um grande palco para divulgação.

A estratégia para e-commerce no YouTube é a de criação de conteúdo estratégico em formato de vídeo. 

Para começar, é só criar um canal em nome da sua loja e personalizá-lo de forma que usuários possam associá-lo à sua marca. 

Você pode utilizar cores, banners, linguagem padronizada, fotos, entre outros.

Ideias de vídeos que sua loja virtual pode criar

Mas, sabendo que o YouTube é uma plataforma interessantíssima para sua divulgação, é hora de pensar que tipo de vídeo pode ser criado para o seu e-commerce

Para isso, é importante conhecer bem seu público, mas aqui estão algumas ideias:

 

Maneiras de usar

Crie um conteúdo em poucos minutos com dicas de como usar os produtos de sua loja virtual

Isso é interessante porque pode despertar o desejo do visitante de modo espontâneo.

 

Como é feito 

Se você produzir os itens que vende em sua loja, que tal mostrar nos vídeos as etapas de produção? 

A dica é utilizar de edições de vídeo que aceleram o processo, tornando o vídeo mais dinâmico e criando storytellings atrativos para o público.

 

Processo de entrega e Unboxing

Mostre os passos desde o produto ser escolhido pelo cliente até chegar na casa dele. 

É legal mostrar o cuidado com o envio e para que o produto chegue da melhor forma na casa do comprador. 

Outra ideia interessante é a de fazer o “unboxing”, ou seja, mostrando a abertura da caixa que chega pelo correio e compartilhando o sentimento de expectativa do consumidor. 

 

Depoimentos 

Outra ideia muito boa de conteúdo, por fim, é a de vídeos com depoimentos sobre os produtos. O foco aqui é gerar confiança e credibilidade.

Conclusão: como anunciar no YouTube?

Como vimos, o YouTube só está atrás do Google na categoria de maiores ferramentas de pesquisas do mundo.

Portanto, sua loja só tem a ganhar adicionando esta rede que comporta diferentes conteúdos às ações de marketing. Um dos pontos mais interessantes em anunciar dos Ads no YouTube é que, com estratégias inteligentes, sua marca pode aparecer entre os primeiros resultados, tanto no Google quanto na plataforma. Em outras palavras: se você pensa em investir em mídias pagas, não deixe de considerar o YouTube como prioridade de suas ações de marketing.  

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Este texto foi escrito por João Barros